Submissão para Mini Cursos e Pôsteres

Os mini cursos são atividades que contemplam experiências ou propostas de experiências didáticas, relativas ao ensino de ciências, matemática ou filosofia para a Educação Básica ou ainda para a formação inicial ou continuada de professores da Educação Básica.

 

Prazos para submissão de trabalhos:

O período para envio das propostas de artigos é de 23 de março a 20 de maio de 2015.
Divulgação do resultado prevista para o dia 05 de junho de 2015.

 

1 - Regras Gerais

  • As propostas devem ter carga horária de 1h e 30 min;
  • As propostas deverão ter relação com a temática do evento.
  • A Comissão Cientifica analisará a proposta, a qual deverá obedecer as recomendações nos itens 3 e 4.
  • Os mini-cursos deverão ter no máximo 3 (três) autores.
  • A proposta recebida pela Comissão Científica que não houver indicação de autoria será automaticamente eliminada do processo de avaliação.

2 - Prazos para submissão de mini cursos

  • O prazo final para envio das propostas de mini cursos é de 23 de março a 10 de maio de 2015.
  • Divulgação do resultado prevista para o dia 25 de maio de 2015. 

3 - Critérios de aceitação e avaliação de mini cursos

A Comissão de avaliação de trabalhos científicos, mini cursos, composta pelos docentes e discentes dos Cursos da Universidade Federal do ABC e de outras instituições de ensino, assessorados pela Comissão Científica da 1ª Semana das Licenciaturas da UFABC, avaliará as propostas que deverão atender os seguintes critérios:

  • Abrangência e concernência do conteúdo: clareza e articulação dos conceitos e ideias, para a temática da 1ª Semana das Licenciaturas da UFABC;
  • Apresentação de conteúdos atuais na proposta;
  • Os mini cursos poderão abordar temas interdisciplinares;
  • Obedecer às normas de submissão dos mini cursos.

4 - Submissão de proposta de mini cursos

As propostas deverão seguir as orientações presentes no Formulário de Inscrição.

Envie sua proposta de mini curso clicando aqui.

Submissão para Pôster

Os pôsteres contemplam pesquisas acadêmicas ou de relatos de experiências docentes relativos à formação de professores da Educação Básica. Podem trazer resultados de trabalhos já concluídos ou em andamento.

Para a apresentação dos trabalhos na modalidade pôster, o proponente deverá encaminhar um resumo expandido com informações sobre a proposta.

Um resumo expandido de cada trabalho, com extensão de 2 a 3 laudas, passará por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind review by peers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor não são fornecidas àqueles que o avaliam. Cada resumo será avaliado por ao menos dois revisores, com submissão a um terceiro em casos de pareceres conflitantes. Esse julgamento caberá apenas às submissões que não estiverem acompanhadas de carta de recomendação.

A avaliação será realizada por uma comissão técnica representada pelos membros do Comitê do evento, auxiliados por outros especialistas, com reconhecida atuação na área de Formação de Professores, designados pelo mesmo Comitê.

No final do processo de julgamento, o Comitê Científico poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:

  1. Selecionado para apresentação de pôsteres;
  2. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão de pôsteres;
  3. Recusado por não adequar-se ao evento.

Cada trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com o eixo temático do Congresso, conforme os itens 1 a 4, a seguir:

Eixos temáticos

  1. Formação inicial do Professor da Educação Básica
    Temas relacionados à formação de professores em cursos de licenciatura, no PIBID ou outros projetos relativos à formação inicial
  2. Formação continuada do Professor da Educação Básica
    Temas relacionados à experiências e/ou pesquisas com profissionais em exercício na docência no nível básico
  3. Ensino de Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Matemática ou Química
    Temas relacionados à pesquisas e/ou experiências a respeito do ensino de uma das disciplinas específicas citadas acima, no nível fundamental ou médio da escola básica
  4. Ensino Interdisciplinar
    Temas relacionados à experiências e/ou pesquisas que abordem os assuntos da escola básica de forma interdisciplinar

Normas de Padronização

Para os resumos expandidos
Os resumos expandidos devem contemplar os seguintes aspectos:

  • Todos os trabalhos submetidos deverão conter título; nome, filiação institucional e e-mail do autor; O nome do orientador, quando for o caso, deve ser indicado por meio de nota de rodapé.
  • Introdução concisa com apresentação do tema, objetivos do trabalho, e relevância;
  • Metodologia claramente descrita;
  • Principais resultados, acompanhados de sua relevância e possíveis limitações, bem como relação com a revisão de literatura, se cabível.
  • Conclusão relacionada aos objetivos do trabalho;
  • Referências bibliográficas de acordo com a Norma ABNT NBR 6023/2002.
  • Veja aqui o modelo para elaboração de Resumo Expandido.

Os resumos expandidos devem seguir as formatações descritas a seguir:

  1. Fonte Times New Roman.
  2. Folha tamanho A4, margens 3 cm (superior e esquerda) e 2,5 cm (inferior e direita).
  3. As páginas não devem ser numeradas.
  4. Não utilizar cabeçalhos.
  5. Extensão de no mínimo duas, e no máximo três laudas, incluindo: texto, tabelas, gráficos e/ou ilustrações, referências bibliográficas;
  6. Titulo: fonte tamanho 14 em negrito, espaçamento 1,5 entre linhas, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra MAIÚSCULA (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).
  7. Nome do Autor: fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhado à direita. Dois espaçamentos abaixo do título. A instituição, e-mail do autor e nome do orientador devem ser indicados em nota de rodapé.
  8. Resumo: fonte tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo e deve conter, no máximo, 250 palavras. Um espaçamento após o nome do autor.
  9. Palavras-chave: fonte tamanho 10, um espaçamento após texto do Resumo, de 03 a 05 palavras-chave entre pontos.
  10. Texto: fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, sem recuo de parágrafo, um espaçamento após as palavras-chave, espaçamento depois do parágrafo de 6 pontos.
  11. Citações com mais de três linhas: fonte tamanho 10, espaçamento simples entre linhas, justificado, com recuo de 4 cm, espaçamento depois do parágrafo de 6 pontos. Citações de acordo com a norma ABNT NBR 1052/2002.
  12. Título de Seções: fonte tamanho 12, em negrito, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, sem recuo de parágrafo, espaçamento de 12 pontos antes do título da seção.
  13. Título de Subseções: fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, sem recuo de parágrafo, espaçamento 6 pontos antes do título da subseção.
  14. Referências bibliográficas de acordo com a Norma ABNT NBR 6023/2002.

Carta de recomendação

A carta de recomendação deve conter os dados do autor (nome e CPF), a instituição, o programa de pós-graduação (quando for o caso), o título do trabalho, e deve ser assinada pelo (a) orientador (a) ou por um (a) professor (a) que esteja recomendando o aceite do trabalho.

Clique aqui e faça o download do modelo da carta de recomendação.

Para envio do Resumo expandido e da carta de recomendação, acesse http://www.dropitto.me/carlosrocha, utilizando a senha: ufabc

Instruções para Elaboração do Pôster

O pôster é um meio de comunicação visual. É uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral. A rigor, um pôster é um sumário e uma divulgação daquilo que foi pesquisado.

Dicas de como preparar um pôster:

  • Tente ser efetivo na disposição visual dos dados. O pôster é um resumo ilustrado.
  • Mostre o que mais importa de sua pesquisa - o que foi realizado, como foi realizado e o que se recomenda ou se conclui. Evite enfocar os métodos. Os resultados e implicações são mais relevantes.
  • Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores).
  • Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões, etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.
  • Minimize texto, use gráficos, figuras etc. Blocos de textos devem conter aproximadamente 50 palavras.
  • O texto deve ser visível a uma distância de um metro, aproximadamente.

Planejamento e preparação do pôster

Planeje seu pôster com antecedência, escreva imediatamente a introdução e a metodologia, e lembre-se de rever o texto e suas ideias com o orientador e colaboradores.

Texto

Utilize para o título fonte 90 pts, negrito. Para os subtítulos utilize fonte 72 pts.

Nesta área coloque: Título do plano de trabalho, Autores, e Departamento.

O restante do pôster deve conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões, Referências e, se necessário, Agradecimentos.

Textos auxiliares podem ser em fonte 18 ou 20 pts. Não esqueça de verificar ortografia antes da impressão final.

Disposição Visual

Tamanho recomendado para o pôster:

Largura – 90 cm

Altura – 100 a 120 cm.

É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

Clique aqui e faça o download do modelo de pôster.