Orientações para utilização dos laboratórios didáticos de informática

Instalação de softwares

A solicitação de software para as disciplinas práticas alocadas nos laboratórios de informática é feita em período próprio pós-alocação, antecedendo ao início do quadrimestre via comunicado da CLD. 

Softwares que não constaram nesse pedido devem ser solicitados via Central de Serviços (http://central.ufabc.edu.br), em NTI – Núcleo de TI, item 5 “Instalação e Configuração de Softwares em Laboratórios da Graduação”, seguindo os prazos da central de serviços.

 

Problemas na utilização do laboratório

Caso tenha problemas na utilização do laboratório, comunique os técnicos de laboratório para verificação. Caso não seja possível parar a aula ou atividade para correção, formalizar a solicitação via “formulário de registro de ocorrência” na página http://prograd.ufabc.edu.br/labs.

O tempo de resposta e correção varia dependendo da janela de manutenção dos laboratórios ou das áreas envolvidas na solução do problema (NTI, PU, entre outros).

 

Problemas de senha com os nomes de usuário (login) individuais

Caso necessite recuperar sua senha, acesse http://acesso.ufabc.edu.br, clique em "Recuperar senha", respondendo às informações solicitadas. Você será encaminhado para uma sequência de telas que recuperará sua senha.

Caso sua senha esteja correta e, mesmo assim, não consiga logar no computador, acesse http://acesso.ufabc.edu.br, faça seu login e redefina sua senha. Esse processo atualizará a base de dados central e deverá forçar a habilitação do serviço. Em seguida, tente logar novamente. 

Caso os problemas persistam, entre em contato com o NTI, pelo portal http://nti.ufabc.edu.br. 

 

Normas de Uso e Políticas de Segurança para dados e sistemas

Quanto ao uso dos computadores, serviços, softwares e a utilização da rede, devem ser respeitadas em todos os laboratórios as seguintes regras:

  • O usuário é responsável por todas as atividades no computador pessoal. Portanto, ele deve agir de acordo com as regras observando as seguintes normas:

I - Sempre utilizar identificação de usuário e senha de acesso no computador pessoal;

II - Responsabilizar-se pelo equipamento (hardware), mantendo-o nas suas perfeitas condições de uso, na forma como lhe foi entregue, independente do recebimento do
termo de responsabilidade;

III - Responsabilizar-se pelo software (sistema operacional, utilitários, aplicativos e arquivos criados/instalados no microcomputador);

  • São responsabilidades dos usuários:

I - O titular da conta tem total responsabilidade pelo uso da mesma;

II - O mau uso de uma conta por terceiros será responsabilidade de seu titular, sujeitando-o às penalidades cabíveis;

III - É de exclusiva responsabilidade do usuário o conteúdo de seus arquivos; 

  • São consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:

I - Fornecer as senhas de acesso a externos, utilizar a senha de outro usuário sem seu consentimento e devida autorização;

II - Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;

III - Utilizar software ou procedimentos para conseguir acesso não autorizado a recursos ou informações, ou para degradar o desempenho, ou para colocar fora de operação sistemas computacionais locais ou remotos;

IV - Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos;

  • No caso de identificação de irregularidades, o usuário terá seu acesso bloqueado e problemas dessa natureza serão encaminhados ao Comitê de Ética da UFABC.

 

As regras de segurança acima foram retiradas da Resolução ConsUni nº 12 e podem ser consultadas nos seguintes endereços eletrônicos:

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1085

http://ufabc.edu.br/images/stories/comunicare/boletimdeservico/boletimdeservico31_30_10_08.pdf

 

Orientações para cursos e eventos

A CLD não se responsabiliza pela organização de cursos e eventos realizados nos laboratórios didáticos.

Devem ser providenciados previamente pelo responsável da atividade, todos os preparos necessários, tais como:

  • Acesso dos usuários externos;
  • Instalação de softwares;
  • Ou outras configurações.

Conforme art nº 30 da Resolução ConsUni nº 12, são consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:

  • Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;
  • Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos.