Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > [Simulação] Alteração da regra de ordem de chegada nos ajustes de matrículas

[Simulação] Alteração da regra de ordem de chegada nos ajustes de matrículas

Atendendo às solicitações e críticas de estudantes sobre a regra de ordem de chegada para solicitação de disciplinas nos ajustes, a Prograd e o NTI realizarão uma simulação - um teste; visando alterar esta regra.

A simulação será realizada com a base de dados de matrículas deferidas após a solicitação de matrículas no 2º quadrimestre de 2017, e os discentes poderão testar as escolhas de disciplinas que fariam no ajuste. A classificação será realizada utilizando-se o Coeficiente de Afinidade (Ik) do BI de origem do aluno (mesmo para aqueles que já colaram grau no BI). Este índice foi escolhido pois:

a) Leva em consideração o Coeficiente de Rendimento (CR), o Coeficiente de Progressão (CP) e o número de quadrimestres cursados;

b) É um índice único, que não necessitaria da classificação prévia das disciplinas.*

* Qualquer outra forma de classificação demandaria índices variáveis do estudante ou alguma informação sobre a qual curso pertence a disciplina, critérios estes que já são utilizados na análise de solicitações de matrícula de forma manual. No sistema de matrículas atual, não há possibilidade de classificações deste tipo de forma automática. Consideramos portanto que o Ik possibilita uma forma mais justa do que a ordem de chegada.

Salientamos que o resultado obtido pela simulação não terá validade com relação à matrícula em disciplinas, tendo como único objetivo coletar a opinião da comunidade discente sobre a viabilidade desta alteração.

A simulação estará disponível até 03 de julho de 2017 (segunda-feira), às 12h.

Participe!

Pró-Reitoria de Graduação / NTI