Alunos da UFABC classificam-se em 1º lugar da América em torneio internacional de física

Estudantes da Universidade representaram o Brasil no 9th International Physicist’s Tournament (IPT), competição mundial realizada na Chalmers University, na Suécia. Trata-se da primeira vez em que uma equipe brasileira foi selecionada para a fase final desse torneio, que aconteceu de 8 a 13 de abril, com a participação de times de 17 países. Os competidores tiveram de propor respostas para 17 enigmas físicos, para os quais a ciência ainda não conseguira apresentar solução. 

As questões referiam-se a acontecimentos cotidianos, fenômenos curiosos ou desafios da física, como projetar uma Aurora Boreal, analisar a altura de uma pipoca estourando só pelo som emitido ou, ainda, desvendar como um policial consegue descobrir o excesso de velocidade de um carro e multá-lo, apenas pelo barulho do motor. 

“A nossa ideia principal, sendo a primeira equipe do Brasil a participar, é conseguir motivar os outros alunos no estudo da física e ciências exatas”, conta o estudante Matheus Pessôa. “Queremos mostrar como a física está presente na vida das pessoas. Queremos trazer palestras e seminários para escolas e dizer como resolvemos os problemas. Pensamos em ir a escolas públicas para estimular esse aprendizado. Todo mundo tem um momento especial que motivou a pessoa a estudar física." Além de Matheus, integram a equipe os alunos André Martins de Moraes, Henrique dos Santos, Isabella Bijotti, Pedro Sardelich e Ricardo Gitti. 

No dia 13 de abril, ocorreu a cerimônia de encerramento do torneio, com a divulgação da classificação final e a entrega dos prêmios. A equipe da UFABC (Brasil) classificou-se em 1º lugar em toda a América, superando representantes de países como Estados Unidos, Colômbia e Venezuela. Na classificação geral, ocupou o 11º lugar, colocação notável dentre os times estreantes no IPT. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa / UFABC
Com trecho extraído de reportagem publicada pela Revista Galileu.

Auxílio Evento

Local de entrega das solicitações:

Central de Atendimento ao Estudante (CAE)

Campus Santo André, Bloco A, Piso Térreo

Campus São Bernardo do Campo, Bloco Alfa, Piso Térreo

As solicitações serão recebidas exclusivamente na CAE

 

Para outras informações:

Divisão de Planejamento e Apoio à Gestão (DPAG)

Pró-Reitoria de Graduação

Telefone: (11) 4996-7924

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.