Portal > BC&H > BC&H > Arquivo de notícias > BCH alcança nota máxima

BCH alcança nota máxima

Caros colegas professores, alunos e funcionários,

Com enorme satisfação soubemos no começo da noite de sexta-feira que o BCH/UFABC obteve a nota máxima no processo de reconhecimento do MEC, como resultado da visita dos avaliadores que recebemos dez dias atrás em São Bernardo do Campo.

Desta forma, juntamente com o BCT, agora todos os Bacharelados Interdisciplinares da UFABC, tanto em Santo André como em São Bernardo do Campo, têm a nota máxima, o que é motivo de orgulho para todos nós.

Algumas pessoas podem achar que, por ser uma universidade federal, é trivial que seus cursos tenham nota máxima. Não é assim. As avaliações têm sido cada vez mais duras e, no nosso caso em particular, por se tratar de um curso que foge aos padrões (um Bacharelado Interdisciplinar), a nota máxima é ainda mais significativa.

Quatro anos atrás tínhamos 200 alunos, 40 professores, nossas aulas aconteciam num prédio emprestado pela Prefeitura de São Bernardo. Hoje temos instalações próprias de alto nível, duplicamos o número de matrículas por ano, triplicamos o número de professores, criamos mais dois novos cursos ligados ao BCH. O processo de reconhecimento pelo MEC com a nota máxima é o corolário dos esforços feitos nestes poucos, mas bem vividos anos.

Em primeiro lugar, queremos agradecer a toda a comunidade pois um resultado como este só pode ser uma obra coletiva. Como não é possível agradecer todos, nominalmente, queremos destacar:

- todos os que apoiaram a Coordenação do BCH no processo de reconhecimento, com extrema competência e dedicação, em especial os colegas da Prograd, da Propladi, funcionários do BCH, funcionários da Biblioteca/SBC e dos laboratórios/SBC e à reitoria que esteve presente e nos deu todo apoio;

- os colegas que conduziram a criação do curso, pois deram o impulso inicial que permitiu a concretização desta experiência e a trajetória dos anos recentes;

- todos os que já participaram e participam do Colegiado da Coordenação do BCH e da Plenária do BCH (professores, alunos, técnicos), órgãos que se reúnem periodicamente e que conduzem o curso no seu dia a dia;

- os alunos, funcionários e professores do BCH, tanto os que participaram das reuniões específicas durante a avaliação, como todos os outros, pois o curso somos todos nós e é fantástico ver o comprometimento das pessoas com cada dimensão do BCH e com a UFABC como um todo.

Em segundo lugar, queremos anunciar que nos próximos dias vamos disponibilizar o relatório da avaliação na página do BCH. Como todos verão, embora a avaliação tenha sido ótima, há aspectos a corrigir. Houve incompreensões dos avaliadores em alguns quesitos, dada a especificidade dos BIs. Mas, principalmente, há aspectos que podemos melhorar e isso será discutido nos próximos meses.

Em terceiro e ultimo lugar, prova de que estamos em constante evolução, informo também que a ultima Plenária do BCH, três semanas atrás, aprovou por unanimidade o ajuste no nosso Projeto Pedagógico, inclusive antecipando aspectos que viriam a ser apontados nesta avaliação do MEC. Estes ajustes seguem agora para aprovação nas instâncias superiores da UFABC.

Queremos manter esta nota máxima e fazer disso um símbolo do nosso compromisso com a qualidade e a inclusão. O olhar atento e autocrítico tem que ser uma característica obrigatória de quem quer inovar sempre.

Parabéns a todos e um grande abraço. Comemoremos, pois é uma vitória coletiva.

Prof. Arilson Favareto & Profa. Anastasia Guidi

pela Coordenação do BCH