Bacharelado em Neurociência

A grade curricular foi desenvolvida conforme as exigências atuais de um profissional em neurociência, que podem ser resumidas com estas ênfases: 1) uma base sólida de metodologia científica e conhecimento; 2) uma abordagem multi- e interdisciplinar; 3) uma afinidade tanto com pesquisa básica como com ciências aplicadas.

O primeiro objetivo é alcançado com um conjunto de disciplinas obrigatórias, que preveem tanto em uma ampla base de conhecimento, dos fundamentos moleculares até aspectos fenomenológicos da cognição, como em um treinamento em comunicação científica e nas ferramentas computacionais, laboratoriais, experimentais e estatísticas no estudo da neurociência.

A interdisciplinaridade é realizada através da base geral oferecida pelo Bacharelado em Ciência e Tecnologia e um conjunto diversificado de disciplinas de opção limitada que introduzem o aluno a três eixos: neurobiologia, cognição, e análise e modelagem.

O terceiro ítem é contemplado na forma de um número de disciplinas nas áreas emergentes da neurociência aplicada, nas intersecções entre cognição e economia, ergonomia, inteligência artificial, educação, e arte. O aluno também cumpre três estágios de curta duração em ambientes diferentes.

Com estes ingredientes, o egresso é preparado para atuar em laboratórios, aplicando técnicas contemporâneas em neurociência, para continuar a formação em neurociência e cognição, ou outra área, em nível de pós-graduação, para oferecer consultoria individual ou no contexto de um time com profissionais da área psicológica, médica, e outras, para investir no desenvolvimento de aplicações da neurociência em serviço da sociedade ou da iniciativa privada, entre outras possibilidades.

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Salvador Caetano (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-Coordenador pró-tempore: Prof. Dr. Raphael Yokoingawa de Camargo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Carga Horária: 2724 horas

 

Projetos Pedagógicos

Projeto Pedagógico 2015 - Aprovado pela Resolução ConsEPE nº 192. Retificações aprovadas pelo Ato Decisório ConsEPE nº 133

Projeto Pedagógico 2010 - A Resolução ConsEP nº 92, que aprovou este projeto, foi revogada e substituída pela Resolução ConsEPE nº 192

 

 

Para mais informações, visite o site do curso