MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fundação Universidade Federal do ABC
Comissão de Graduação
Av. dos Estados, 5001 · Bairro Santa Terezinha · Santo André - SP
CEP 09210-580 · Fone: (11) 4996.7910/7983
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Nº 016, DE 30 DE MARÇO DE 2017


Estabelece a possibilidade de harmonização entre atividades acadêmicas e atividades de formação
externas à UFABC e representação da Universidade em Olimpíadas e/ou torneios acadêmicos pelos
discentes de graduação.

 

A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO (CG) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições e considerando:

  • as deliberações ocorridas na continuação de sua I sessão ordinária, realizada no dia 23 de fevereiro de 2017;
  • a Lei nº 9.394, de 1996, em seu Art. 43;
  • que o Conselho Nacional de Educação, no Parecer CNE/CES nº 60/2007, atribui às Instituições de Ensino Superior a prerrogativa de normatizar o disposto no art. 47, § 2º, da LDB, com base na autonomia universitária prevista no art. 207 da Constituição Federal;
  • que, para a concessão extraordinária disciplinada neste normativo, não se deve ter por base o resultado pontual de uma única avaliação, mas o desempenho acadêmico apresentado pelo estudante ao longo do curso;
  • que o Conselho Nacional de Educação, no Parecer CNE/CES nº 60/2007, deixa claro que os percursos formativos devem ser dotados de flexibilidade;

RESOLVE:

Art. 1º Estabelecer a possibilidade aos discentes de harmonização entre atividades acadêmicas e atividades externas à Universidade, voltadas à formação do discente, bem como representação da UFABC em olímpiadas e torneios acadêmicos.

Art. 2º É assegurada ao discente a redução do cumprimento de até 25% (vinte e cinco por cento) do total da carga horária em função de ausência para participação em escolas e de cursos relacionados à formação acadêmica do discente, bem como olimpíadas e torneios acadêmicos representando a Universidade Federal do ABC.

§ 1º O total a que se refere o caput fará parte do cômputo mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) da frequência obrigatória para aprovação nas disciplinas cursadas, deste modo, o discente poderá cumprir 50% (cinquenta por cento) da frequência total.

§ 2º Caso o discente perca alguma avaliação acadêmica, será oferecida época especial para realização destas avaliações.

Art. 3º Para garantir o disposto do Art. 2º, o discente deverá apresentar documentação comprobatória da participação em atividades de formação acadêmica externas à UFABC, bem como participação em torneios e olímpiadas acadêmicas.

Parágrafo único. A documentação comprobatória deverá ser entregue na Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) em até 20 (vinte) dias letivos após a participação no evento. A ProGrad ficará incumbida de informar aos ministrantes das aulas ao discente sobre a motivação da ausência.

Art. 4º Recursos e casos omissos serão resolvidos pela ProGrad.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço da UFABC.

 

Paula Ayako Tiba
Presidente

 

Versão para impressão