Engenharia de Gestão

Apresentação

A Engenharia de Gestão trata do projeto, melhoria, implantação, gestão e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia para a produção de bens e serviços de modo otimizado. Tem como base conhecimentos e habilidades associadas às ciências físicas, químicas, matemáticas e sociais e utiliza os princípios e métodos de análise da área de engenharia para especificar, predizer, mensurar e avaliar os resultados a serem obtidos por tais sistemas.

Diferente de outras modalidades de engenharia, que têm foco somente em uma parte do sistema, a Engenharia de Gestão foca a integração sistêmica de todos os atores envolvidos no projeto e gestão dos processos de produção de bens e serviços para, por exemplo, construir modelos de gestão para aplicação no processo de tomada de decisão. O curso confere ao futuro profissional condições para colocar em prática os conhecimentos acadêmicos nas indústrias e operações de serviços, com o propósito de oferecer soluções sistêmicas que coadunam com as necessidades do mundo moderno.

As áreas abarcadas pelo curso são: Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade, Gestão da Estrutura Organizacional, Engenharia do Produto, Engenharia de Segurança do Trabalho, Pesquisa Operacional, Gestão de Recursos Naturais, Gestão Econômica e Gestão do Conhecimento.

 

Coordenador pró-tempore

  • Prof. Dr. Evandir Megliorini (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-Coordenador pró-tempore

  • Prof. Dr. Jorge Tomioka (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Página do Curso: http://graduacao.ufabc.edu.br/engenhariadegestao

 

Carga Horária: 3600 horas

 

Matrizes Curriculares

 

Projeto Pedagógico das Engenharias

 

ENADE 2011