Engenharia de Materiais

Apresentação

O estudo dos materiais constitui a base para o desenvolvimento de praticamente todas as novas tecnologias. Estima-se que metade dos materiais utilizados em nosso dia-a-dia foi desenvolvida nos últimos 12 anos. Isso ocorre porque o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos não se faz a partir do aproveitamento de recursos que já existem. A demanda por novos materiais de propriedades específicas é constante e vem das necessidades de outras áreas como energia, transportes, informação, etc. O engenheiro desse ramo trabalhará na pesquisa, produção, desenvolvimento, caracterização e seleção de materiais, atuando em um campo fortemente interdisciplinar. Durante a graduação, o aluno mantém contato com áreas diversas como Física, Química, Matemática, Biotecnologia, Nanotecnologia, responsabilidades social e ambiental, ética, entre outras.

 

Coordenador

  • Prof. Dr. Luiz Fernando Grespan Setz (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-Coordenador

  • Prof. Dr. Daniel Scodeler Raimundo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Página do Curso: http://graduacao.ufabc.edu.br/emat

 

Carga Horária: 3600 horas

 

Matrizes Curriculares

 

Projeto Pedagógico das Engenharias

 

ENADE 2011