Estágios

Página Principal

 

Telefones:

11 4996-7912
Somente para BC&T e BC&H

11 3356-7313
Cursos vinculados ao CECS

11 4996-7952
Cursos vinculados ao CMCC

11 4996-7964
Cursos vinculados ao CCNH

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas Frequentes sobre Estágio

Informações sobre documentação, critérios para aprovação, orientação de estágio, relatórios, etc.

Caso a informação procurada não se encontre a seguir, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou entre em contato com os respectivos Centros, para dúvidas relacionadas a estágio curricular.

 

Sumário

Clique nas perguntas para acessar as respectivas respostas

1) Estou procurando estágio, a UFABC faz recrutamento de estagiários e encaminha-os para as empresas?

2) Consegui uma vaga de estágio. O que devo fazer?

3) Meu estágio foi aprovado e já retirei os documentos. O que faço agora?

4) Relatório de estágio? Tenho que fazer?

5) Não renovarei meu contrato. Tenho que entregar o relatório?

6) O período do meu estágio está próximo do fim, o que faço agora?

7) Antes de encerrar o contrato de estágio desliguei-me da empresa. Devo avisar a UFABC?

8) Estou cursando o BC&T/BC&H. Como proceder caso a vaga de estágio a que me candidato seja para uma das Engenharias ou outro curso de formação específica (Computação, Matemática, etc.)?

9) Estou estagiando e colei grau no BC&T/BC&H durante a vigência do meu contrato. Devo tomar alguma providência?

 


1) Estou procurando estágio, a UFABC faz recrutamento de estagiários e encaminha-os para as empresas?

Não. A UFABC faz a divulgação de vagas em sua página de estágio. Este canal é de auxílio aos alunos, os quais, por estes e outros meios, devem se informar sobre as vagas de estágio e como participar dos processos seletivos.

 

Topo


2) Consegui uma vaga de estágio. O que devo fazer?

1º) Verifique se atende aos requisitos para que seu estágio seja aprovado pela UFABC.

Leia a resolução de estagio específica do curso em que está matriculado, disponível na página Normas sobre Estágio.

 

2º) Se você cumpriu o exigido no item 1º, verifique se a empresa mantém Convênio de Cooperação de Estágios com a UFABC ou se a mesma contrata estagiários por meio dos Agentes de Integração conveniados.

 

3º) Providencie a documentação:

Para alunos matriculados no BC&T/BC&H

- 02 vias do Convênio de Cooperação (conforme modelo) preenchidas e assinadas pela empresa, caso ela não possua convênio.

Para realizar Convênio com Agente de Integração, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e consulte a documentação necessária;

- 03 vias do Termo de Compromisso (conforme modelo) preenchidas e assinadas pela empresa e pelo aluno (04 vias para contratos intermediados por agente de integração, em modelo fornecido pelo agente);

- 03 vias do Plano de Atividade (modelo elaborado pela empresa, não disponibilizado pela UFABC);

- Declaração de Aceite de Orientação de Estágio (conforme modelo).

Entregue toda a documentação na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).


Para alunos matriculados em Cursos de Formação Específica

Consulte a documentação necessária acessando os links disponíveis de cada centro responsável pelo curso em que esta matriculado e entregue na Central de Atendimento ao Aluno (CAE). Dúvidas sobre estágios dos Cursos de Formação Específica deverão ser esclarecidas com os respectivos centros (CCNH/CECS/CMCC).

IMPORTANTE:

  • O curso de graduação que consta no Termo de Compromisso de Estágio e no Plano de Atividades deve estar de acordo com sua matrícula atual.
  • A assinatura da UFABC é a última a ser aposta nos documentos, ou seja, eles devem ser entregues na UFABC já assinados pela empresa, pelo aluno e, se for o caso, pelo Agente de Integração.

 

4º) Aguarde a análise de sua solicitação e retire suas vias, bem como, as vias da empresa, quando contactado.

 

Topo


3) Meu estágio foi aprovado e já retirei os documentos. O que faço agora?

No início do estágio, contate seu orientador e defina como se dará o acompanhamento, com que frequência vocês se reunirão, qual será a periodicidade do relatório, quais os horários que o professor estará à disposição para dúvidas, etc.

 

Topo


4) Relatório de estágio? Tenho que fazer?

Sim, tanto para BC&T/BC&H quanto para Cursos de Formação Específica. O relatório deve ser feito em conformidade com a resolução específica do curso, ser aprovado pelo seu supervisor na empresa e por seu professor, este último redigirá a avaliação de seu relatório. Na página de Estágios, seção Documentos, consta modelo de relatório para os cursos de Bacharelado e Engenharia. O Relatório e a Avaliação deverão ser entregues na Divisão/Centro que assinou seu Termo de Compromisso, periodicamente, em prazo não superior a 06 (seis) meses.

 

Topo


5) Não renovarei meu contrato. Tenho que entregar o relatório?

Sim. O Relatório de Estágio e a Avaliação de Relatório, referentes ao último período estagiado, devem ser apresentados na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

 

Topo


6) O período do meu estágio está próximo do fim, o que faço agora?

Caso a empresa e você queiram renovar o estágio, 15 dias antes de seu término, apresente 03 vias preenchidas e assinadas do Aditivo ao Termo de Compromisso (04 vias no caso de Agente de Integração) na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

IMPORTANTE:

- Não serão encaminhados para análise os aditivos dos alunos que não entregarem o Relatório de Estágio do período decorrido.

- Conforme a Lei 11.788/2008 (Lei de Estágios), a duração de estágio em uma mesma empresa não poderá ser superior a 02 anos, salvo para portadores de deficiência.

 

Topo


7) Antes de encerrar o contrato de estágio desliguei-me da empresa. Devo avisar a UFABC?

Sim, solicite à empresa que formalize sua rescisão por meio de uma declaração na qual deve ser indicada a data de término de estágio. Também deve ser assinada pela empresa e pelo aluno. Entregue uma cópia desta declaração à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), junto com seu relatório de estágio do período realizado.

 

Topo


8) Estou cursando o BC&T/BC&H. Como proceder caso a vaga de estágio a que me candidato seja para uma das Engenharias ou outro Curso de Formação Específica (Computação, Matemática, etc.)?

É possível solicitar na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) uma carta que informa se você está cursando disciplinas da matriz curricular do curso correspondente.

IMPORTANTE: Nesta situação, deverá constar no Termo de Compromisso o curso no qual você de fato está matriculado (BC&T/BC&H). A documentação para formalização do estágio deverá ser apresentada na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

 

Topo


9) Estou estagiando e colei grau no BC&T/BC&H durante a vigência do meu contrato. Devo tomar alguma providência?

Sim, é necessário que seja firmado Aditivo ao Termo de Compromisso, alterando o curso. Este aditivo deverá ser apresentado na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), que encaminhará ao respectivo Centro do curso, e este se encarregará, a partir deste momento, do acompanhamento de seu estágio.

Topo