A elaboração de Narrativas em aulas de Física: a aprendizagem em ciências como manifestação cultural

 

 

TÍTULO: A elaboração de Narrativas em aulas de Física: a aprendizagem em ciências como manifestação cultural

 

AUTORES: Ivã Gurgel e Graciella Watanabe

 

RESUMO: O livro A Elaboração de Narrativas em Aulas de Física: A Aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural parte de um problema reconhecido por educadores, o desinteresse de muitos estudantes pelas Ciências, para propor uma nova forma de se pensar a Educação em Ciências, aproximando-a de outras formas de manifestação cultural. Defendendo a importância do desenvolvimento da identidade cultural de estudantes com o conhecimento científico, propõe que a elaboração de narrativas seja o fundamento da aprendizagem. Este processo é caracterizado como um processo de criação autoral que realiza o novo com base em saberes historicamente estabelecidos. Após apresentar os fundamentos teóricos da proposta e discutir possíveis obstáculos à implementação da mesma, apresenta um conjunto de seis atividades para aulas de Física, nas quais se materializa o discurso desenvolvido inicialmente.

 

 

livro iva



Ações e Reflexões de formadores de professores: questionamentos e proposições para o atual modelo de formação continuada

TÍTULO: Ações e Reflexões de formadores de professores: questionamentos e proposições para o atual modelo de formação continuada

 

AUTOR: Maisa Helena Altarugio

 

RESUMO: Nesta obra focalizamos nossa atenção nas experiências de cinco formadores de professores, investigando suas práticas e questionamentos especialmente no que se refere ao enfrentamento dos impasses de sua tarefa educativa no interior dos cursos de formação continuada.  Privilegiando os aspectos da subjetividade desses formadores tentamos dimensionar, teoricamente, com o apoio de referenciais da Psicanálise, possíveis impactos sobre os professores que eles estão formando. Sustentamos a tese de que uma prática reflexiva mais profunda e perturbadora no meio docente, que leve em conta a dimensão inconsciente dos pensamentos e ações, se revele mais promissora para se lidar com o mal-estar na docência e alcançar mudanças satisfatórias nas práticas cotidianas. Por fim, a expectativa desta obra é introduzir novos elementos para fomentar as discussões sobre a prática reflexiva e estimular formadores para a construção de um novo modelo para os cursos de formação.

 

livro maisa

Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para a formação de professores

 

 

TÌTULO: Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para a formação de professores

 

 

AUTORES: Breno Arsioli Moura & Thais Cyrino de Mello Forato

 

RESUMO: Neste livro, o leitor encontrará um conjunto de ensaios que congregam diferentes discussões sobre a história das ciências, epistemologia, gênero e arte, voltadas ao professor em formação inicial ou continuada e aos demais públicos interessados. Escritos sob diferentes perspectivas de pesquisa, os ensaios exploram assuntos que podem ser tanto subsídios para novas abordagens em sala de aula quanto fundamentos para o aprimoramento intelectual do leitor. A partir disso, pretendemos contribuir para um diálogo cada vez mais efetivo entre essas áreas, com o intuito de promover uma formação mais crítica e transformadora de nossos professores.

 

 

 

livro breno

Página 1 de 2