Licenciatura em Filosofia

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC propõe uma formação que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. As discussões sobre Filosofia e sala de aula são embasadas a partir de fundamentos teóricos considerados imprescindíveis, quais sejam: os que versam sobre a identidade da Filosofia e do filosofar; a função e a finalidade da disciplina em questão; o que ensinar e como fazê-lo; as relações entre a Filosofia e sua história e, igualmente, sobre as relações entre Filosofia e Educação. O curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC tem, pois, uma identidade própria: trata-se de um projeto específico que embora dialogue com o Bacharelado em Filosofia, não se confunde com este. Todavia, o licenciado em Filosofia na UFABC também terá uma formação sólida nas cinco disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CES 492/2001): História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica e Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.

Os diferenciais do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC com relação aos demais ofertados no Brasil são, pois, a tentativa de conciliação entre a formação filosófica e a pedagógica (não sendo esta um mero complemento daquela), a base interdisciplinar de Ciências e Humanidades propiciada pelo ingresso necessário no BC&H e a abordagem da Filosofia sob uma perspectiva dos problemas recorrentes na História da Filosofia.

 

Coordenadora

  • Profa. Dra. Marília Mello Pisani

Vice-Coordenador

  • Prof. Dr. André Luiz La Salvia

 

Página do Curso: http://ccnh.ufabc.edu.br/licenciaturafilosofia

E-mail de contato (dúvidas e informações): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Carga Horária: 3228 horas

 

Projetos Pedagógicos

Projeto Pedagógico 2016 - Aprovado pela Resolução ConsEPE nº 215

Projeto Pedagógico 2011 - A Resolução ConsEPE nº 117, que aprovou este projeto, foi revogada e substuída pela Resolução ConsEPE nº 215