Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Programas > Mesário Voluntário
Início do conteúdo da página

Programa Mesário Voluntário

Convênio de Cooperação Técnica

O Tribunal Regional Eleitoral tem estimulado a participação voluntária de eleitores como mesários nas eleições, como parte do princípio de cidadania.

Em consonância com este esforço, comunicamos aos alunos de graduação que existe um Convênio de Cooperação Técnica vigente entre a UFABC com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo/TRE/SP.

Assim, os alunos de graduação com situação regular de matrícula que atendam às Cláusulas III e IV do convênio poderão inscrever-se no Programa Mesário Voluntário, conforme as orientações constantes na Cláusula VI deste convênio.


Aproveitamento - Atividade Complementar

Uma vez concluída a participação, o TRE emitirá declaração que valerá como Atividade Complementar do grupo 2.

Lembramos que as atividades complementares, regulamentadas pela resolução da Comissão de Graduação nº 11 e resoluções ConsEPE nº 43, 58 e 72, têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio da participação do estudante em atividades de complementação da formação social, humana e cultural; atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo e atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.

Todo eleitor maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser mesário. Todos os mesários, convocados e voluntários, têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

 

Para mais informações, acesse:

www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesarios/mesarios

Registrado em: Programas
Fim do conteúdo da página