Portal > Sisu

Graduação terá licenciaturas interdisciplinares no ingresso regular

Publicado originalmente em 26/11/19 por Assessoria de Comunicação e Imprensa. Disponível em ufabc.net.br/ing2020lis.

A UFABC passa a oferecer dois novos cursos interdisciplinares para o ingresso regular na graduação. A partir de 2020, por meio da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos terão como opções as licenciaturas em Ciências Humanas (LCH) e em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), além dos tradicionais bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (BC&T) e em Ciências e Humanidades (BC&H). A Universidade pretende com essa medida ampliar as possibilidades de acesso à formação superior em carreiras docentes, especialmente para Educação Básica.

Não há mudança na quantidade de vagas ofertadas anualmente pela UFABC. O ajuste vai provocar a redistribuição das que antes eram destinadas integralmente aos bacharelados interdisciplinares. Do total de 2.008 vagas, 160 serão destinadas à LCNE e 50 para ingresso na LCH.

Como já ocorre nos dois cursos pré-existentes, a formação nos novos programas garantirá diploma de ensino superior. Os professores formados em uma das licenciaturas interdisciplinares recém-criadas estarão habilitados a atuar no Ensino Fundamental II. Com o diploma nessa etapa, os licenciados em Ciências Humanas poderão ministrar aulas nas áreas de história e geografia, enquanto os licenciados em Ciências Naturais e Exatas em ensino das ciências.

Após o ingresso pelas licenciaturas interdisciplinares, os estudantes contarão também com a possibilidade de cursar licenciaturas específicas em biologia, química, física, matemática (vinculadas à LCNE) e filosofia (vinculada à LCH). Ao concluir essa formação, os egressos estarão aptos a lecionar as respectivas disciplinas no Ensino Médio.

Reserva para premiados

Outra novidade é a nova forma de acesso à graduação que permite a estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento e competições científicas se matricularem nos cursos interdisciplinares de ingresso. Essa possibilidade começa a valer a partir de 2020 com inscrições abertas até 19 de janeiro, por meio de formulário eletrônico. Podem se candidatar estudantes do Ensino Médio contemplados em concursos promovidos nos três anos anteriores ao de ingresso postulado na UFABC, ou seja, no processo seletivo vigente, valem premiações obtidas de 2017 a 2019 e homologadas até o final deste ano.

Há 20 vagas reservadas para esse novo modelo de seleção, distribuídas entre os quatro cursos interdisciplinares de ingresso, por campus e turno. Os candidatos devem indicar uma única olimpíada ou competição de uma lista pré-definida de concursos nacionais e internacionais. As áreas de conhecimento das competições abrangem matemática, física, biologia, informática, computação, química, robótica, história do Brasil, linguística, astronomia e astronáutica.

Após a confirmação oficial do calendário do Sisu 2020, as próximas etapas desse processo serão divulgadas na página “Ingresso e Seleção” no sítio da UFABC (endereço abaixo). Recomenda-se aos participantes do Enem 2019, interessados em concorrer às vagas para “Premiados em Olimpíadas”, que também se inscrevam e participem do processo regular do Sisu.

Informações complementares sobre inscrição, detalhes e normas para acesso aos cursos de graduação da UFABC estão disponíveis na página prograd.ufabc.edu.br/sisu.

Mensagem da Reitoria sobre a criação das licenciaturas interdisciplinares.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias