Portal > Transferências internas > Eventos > X Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais

X Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais

14 de dezembro de 2012 - Câmpus Santo André - Bloco A

Toda a comunidade acadêmia está convidada a participar do X Simpósio de BECN!

Na disciplina de Base Experimental das Ciências Naturais (BECN) os alunos ingressantes na graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia iniciam seus estudos sistemáticos sobre o fazer Ciência: realizam experimentos investigativos cujo objetivo é estruturar o método científico como instrumento de produção de conhecimento em Ciência e em Tecnologia.

Além de realizarem os experimentos-modelo, os alunos, em grupos, também produzem projetos de pesquisa nos mesmos laboratórios didáticos em que cursam a disciplina. Os docentes tornam-se orientadores e os alunos passam por todas as etapas de realização de um projeto de pesquisa: definição do problema, apresentação do projeto, execução experimental, análise e interpretação de resultados, conclusão.

Fundamental é também a etapa de apresentação dos resultados à comunidade científica e, no caso dos alunos de BECN, todos apresentam os principais resultados de seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos na disciplina no Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais.

Ao final da disciplina, os alunos de BECN apresentam seus trabalhos no formato de painéis, nos moldes dos congressos científicos que serão incentivados a participar a partir de então. Todos os docentes que ministraram a disciplina deverão participar avaliando os trabalhos apresentados e prestigiando os seus orientandos.

Mais informações em http://becn.ufabc.edu.br

X Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais

Data: 14 de dezembro de 2012

Horários: das 09h às 12h (matutino) e das 19h às 21h (noturno)