Portal > Arquivo de notícias > Cerimônia de entrega do Prêmio Melhores Práticas de Gestão da UFABC - Edição 2016

Filme Documentário "Filhos das Cotas"

Olá, tudo bem? Nós somos da equipe de comunicação do Filme Documentário "Filhos das Cotas" do diretor e produtor audiovisual Daniel Santiago.

Sua experiência no audiovisual é bastante intensa, tendo participado como técnico em produção de filmes tais como "Eles não usam Black-Tie", de Leon Hirszman, "Pixote" e "Carandiru", de Hector Babenco, "The Emerald Forest", de John Boorman, dentre outros. Assina a direção/produção dos documentáreis "Família Alcântara", "Coração do Brasil", e ora finaliza o doc "Memória Possível" e "Ecos do Teatro Experimental Negro".

Sobre o projeto "Filhos das Cotas":

O filme irá expor as reflexões sobre o sistema de cotas no Brasil, as causas e consequências da reserva de vagas para alunos negros e provenientes da educação pública. Tem como foco as memórias, as trajetórias escolares e profissionais de sete cotistas graduados nos cursos mais cobiçados (medicina, engenharia civil e direito), já exercendo a profissão e oriundos das cinco regiões do país.

Contamos com a contribuição de personagens pensadores da educação e da política brasileiras, referências neste debate a fim de construir um documento fílmico qualificado e que ajude a refletir sobre essa importante política pública implementada através da Lei  nº 12.711/2012, que garantiu que 50% do total de vagas nas universidades e institutos federais fossem reservadas para alunos provenientes de escolas públicas, beneficiando negros, pardos, indígenas e deficientes físicos.

Até o momento foram realizadas filmagens em São Paulo e Rio de Janeiro, onde pudemos conversar com grandes nomes da luta pelas cotas como Sueli Carneiro, Matilde Ribeiro, Deputada Federal Dandara Tonatski, Edna Rolland, Ivair dos Santos, Augusto Werneck, Elisa Larkin Nascimento - IPafro, Frei Davi - Educafro, Denise Góes - UFRJ, Renato Ferreira, alunos cotistas, professores e técnicos universitários. Estão previstas filmagens em Brasília, acompanhando a votação da revisão da Lei das Cotas e também entrevistas com cotistas de diversas cidades do Brasil, revelando assim, a diversidade do povo brasileiro e a importância dessa política pública para nossa sociedade.

Dentro do projeto estamos realizando essa busca por personagens que se adequem às qualidades de um cotista, ou ex-cotista, que tenha alcançado maiores espaços devido à oportunidade cedida através do sistema de cotas em universidades e instituições, Federais e Estaduais.

Sendo assim entramos em contato com UFABC para ampliar, de forma segmentada, nossa rede de possíveis entrevistados para participar do filme como um personagem real, contando sua história e importância do sistema de cotas para sua vida e desenvolvimento profissional.

Vale ressaltar que nossa busca é focada em pessoas já graduadas em cursos mais cobiçados (principalmente Medicina, Engenharia Civil e Direito) e na diversidade que existe dentro das cotas.

Gostaríamos de contar com o apoio da UFABC para encontrar essas pessoas e levar ao mundo suas histórias e relação com o sistema de cotas.

Os candidatos interessados em participar do Filme devem preencher o Formulário indicado no seguinte link:

Atenciosamente,
equipe Filhos das Cotas.