Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Sisu
Início do conteúdo da página

Ingresso 2022

Em razão da pandemia do Coronavírus/Covid-19, as atividades presenciais estão suspensas


 

Premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas

Edital Nº 059/2021 - dispõe sobre a reserva de "Vagas Olímpicas"


 

Ingresso via ENEM/SISU

Edital Nº 063/2021 - ingresso nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares em 2022

Este edital normatiza o ingresso em 2022 nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares

Sua leitura é fundamental para sanar eventuais dúvidas

 

Início das aulas para ingressantes: 19 de setembro de 2022

Normas:


 

Dúvidas frequentes sobre o ingresso

 

 

 


1. Como funciona o processo seletivo?

A UFABC utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Mais informações: sisu.mec.gov.br

 

Voltar para o menu


2. Quais são os cursos de graduação oferecidos pela UFABC?

A UFABC oferece cursos de bacharelados, licenciaturas e engenharias, no entanto, os cursos de ingresso são:

  • Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T)
  • Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H)
  • Licenciatura em Ciências Humanas (LCH)
  • Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)

Os cursos de ingresso são interdisciplinares e possibilitam o acesso a outros cursos de formação específica.

Para mais informações, acesse prograd.ufabc.edu.br/cursos.

 

 

Voltar para o menu


 

3. A UFABC oferece bolsas para alunos com dificuldades financeiras?

A UFABC possui programas de apoio a estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. O órgão responsável pela gestão destes programas é a Seção de Bolsas e Auxílios da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP).

Mais informações: proap.ufabc.edu.br

 

 

Voltar para o menu


4. Quais os horários das aulas?

Matutino - de segunda a sábado, das 08h00 às 12h00

Noturno - de segunda a sexta, das 19h00 às 23h00 e, aos sábados, das 14h00 às 18h00

Havendo disponibilidade, o aluno do matutino poderá cursar disciplinas no período noturno e vice-versa. Também poderá haver aulas no período vespertino (à tarde).

Independentemente de seu campus ou turno de ingresso, reserva-se ao aluno o direito de participar de atividades acadêmicas de graduação em todos os campi da UFABC.

 

Voltar para o menu


5. Por que escolher a UFABC?

Desde o princípio de sua existência, a UFABC elegeu como seus fundamentos a interdisciplinaridade, a inclusão social e a excelência.

A interdisciplinaridade é o diferencial da graduação da Universidade e proporciona o aprendizado dentro de uma visão ampla e geral, sem prejuízo da profundidade metodológica e científica.

A adoção do módulo de ensino quadrimestral permite que os alunos transitem em maior diversidade de conteúdos e conhecimentos.

A matriz curricular de cada curso é formada por conjuntos de disciplinas que são denominadas "obrigatórias", de "opção limitada" e "livres". A flexibilidade de escolha garante que seja oferecida ampla variedade de conhecimento em recortes distintos, escolhidos de acordo com os interesses de cada aluno já a partir do segundo quadrimestre após o seu ingresso.

Qualquer aluno pode solicitar matrículas em disciplinas ofertadas em qualquer campus e turno.

Para saber quais são as disciplinas que você deverá cursar, consulte o projeto pedagógico de seu curso (PPC), acessível em prograd.ufabc.edu.br/cursos.

 

Ainda sobre o perfil institucional

O Projeto Pedagógico Institucional da UFABC traz os seguintes fundamentos estruturais:

ausência de departamentos, como forma de estimular o livre trânsito e a interação entre todos os membros da comunidade universitária;

sistema quadrimestral de ensino, permitindo maior dinâmica e variedade de disciplinas apresentadas ao aluno;

organização curricular flexível, valorizando o estudo independente e enfatizando o protagonismo e a responsabilidade do aluno na construção da própria trajetória acadêmica e de sua educação continuada;

compartilhamento de disciplinas entre cursos, que permite ao aluno aproveitar conteúdos cursados para a integralização de mais de um curso, promovendo também a interdisciplinaridade e a otimização de recursos físicos e humanos.

As disciplinas são compartilhadas por todos os cursos, compondo assim um catálogo geral de disciplinas.

Ou seja, as disciplinas são pertencentes à Universidade, sendo que os cursos as utilizam considerando as categorias: "obrigatória", "opção limitada" ou "livre".

Uma mesma disciplina poderá ser obrigatória para um curso e de opção limitada para outro curso, por exemplo.

Disciplinas consideradas livres são aquelas que não são classificadas como obrigatórias ou de opção limitada de um determinado curso, e podem ser cursadas dentro ou fora da UFABC, incluindo em cursos de pós-graduação ou mesmo no exterior.

Para que o aluno possa, a partir da escolha das disciplinas de opção limitada e livres, compor sua matriz acadêmica de acordo com seus interesses e talentos, é importante que a percentagem de disciplinas obrigatórias não seja excessiva, e que seja previsto um número mínimo de créditos de disciplinas livres.

Para os Cursos Interdisciplinares de Ingresso, os limites são determinados como máximo de 35%, para disciplinas obrigatórias, e mínimo de 30%, para disciplinas livres.

Para informações mais específicas a respeito dos cursos de graduação, consulte os projetos pedagógicos disponibilizados nas respectivas páginas, acessíveis em prograd.ufabc.edu.br/cursos

 

Formação Contínua

O compartilhamento de disciplinas entre os diferentes cursos da UFABC, assim como a ausência de pré-requisitos, permite que os estudantes comecem a cursar disciplinas obrigatórias dos cursos de formação específica ao mesmo tempo em que estão matriculados nos cursos de ingresso. 

É comum determinada disciplina ser obrigatória para um curso, opção limitada para outros tantos ou livre para os demais. Assim, cursar disciplinas funciona como preencher um álbum de figurinhas, e conforme este álbum é completado, o estudante segue integralizando o(s) curso(s). Confira mais informações sobre formas de escolha de disciplinas, e demais normas da graduação, no Guia da Graduação.

 

Ações afirmativas e apoio institucional

Como parte importante do projeto pedagógico institucional da UFABC, contamos com uma Pró-Reitoria focada especialmente em formular, propor, avaliar e conduzir as políticas afirmativas e relativas aos assuntos comunitários da Universidade. Com o foco sempre voltado à inclusão, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - ProAP é responsável por colocar em prática as nossas políticas afirmativas em sentido amplo, desde o estímulo a um ambiente saudável e harmonioso entre todos(as) os(as) membros da comunidade, até a concessão dos auxílios e bolsas socioeconômicas, sem os quais muitos de nossos estudantes não conseguiriam permanecer na universidade. Estarão prontos para receber nossos estudantes:

O Núcleo de Acessibilidade - que vai auxiliar no acesso, circulação e estudo dos estudantes com deficiência e demais necessidades. O Núcleo oferece auxílio financeiro para os estudantes com deficiência, assim como empréstimo de equipamentos de tecnologia assistiva.

A Seção de Bolsas Socioeconômicas - que gerencia os auxílios que visam minimizar os impactos sociais e econômicos que influenciam negativamente as condições de permanência dos estudantes na Universidade. Atualmente a seção oferece as seguintes modalidades de Apoio:

  • Auxílio Alimentação
  • Auxílio Creche
  • Auxílio Moradia
  • Bolsa Permanência

A Seção Psicossocial - que atua em prevenção e promoção à saúde mental, auxiliando no processo de reflexão sobre questões emocionais e relacionais da comunidade acadêmica, buscando, também, contribuir com a construção de um ambiente universitário inclusivo.

Encontre mais informações sobre como se cadastrar no Núcleo de Acessibilidade, sobre os auxílios e sobre as ações e modalidades de atendimento da Seção Psicossocial no site da Proap: proap.ufabc.edu.br

 

Pesquisa científica, Extensão Universitária e outras modalidades de bolsas acadêmicas

A UFABC acredita que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, e que o aluno não deve ater-se apenas às atividades em sala de aula, mas também buscar o aprendizado por meio de outras ferramentas.


Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD)
é um programa de bolsas único nas instituições brasileiras de ensino superior, pois é voltado a alunos que acabaram de entrar na Universidade. Também existe uma modalidade deste programa voltado exclusivamente a ingressantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, o PDPD-AF. Encontre informações sobre os docentes e suas linhas de pesquisa no site da UFABC e fique atento aos editais de bolsas de IC/PDPD no site da Pró-Reitoria de Pesquisa - Propes: propes.ufabc.edu.br.


Informações sobre os projetos de extensão universitária e oportunidades de atuação como bolsistas e voluntários nas ações podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Extensão de Cultura - ProEC: proec.ufabc.edu.br.


Monitoria: o estudante de graduação pode atuar como bolsista ou voluntário de projetos que envolvem monitoria em disciplinas e/ou outras ações que visem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na UFABC. Mais informações: prograd.ufabc.edu.br/monitoria-academica.


Monitoria Inclusiva
: É um auxílio mensal para que os alunos de graduação dediquem 10 (dez) horas semanais em atividades de acompanhamento aos alunos com deficiência e adaptação de materiais, além de atuarem em projetos que visam diminuir barreiras atitudinais pelos campi da UFABC. O aluno com deficiência também poderá ser um monitor inclusivo e contribuir com a acessibilidade ativamente. Fique de olho na publicação dos editais no site da Proap: proap.ufabc.edu.br.


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid
. O Pibid busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e para a articulação entre teoria e prática, necessárias à formação dos docentes, e inserir licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica. São oferecidas bolsas aos estudantes por meio de edital, incluindo um edital voltado exclusivamente a estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, o Pibid-AF. Fique atento às chamadas dos editais no site Pibid pibid.ufabc.edu.br.


Programa de Educação Tutorial - PET. O PET tem como proposta desenvolver atividades que propiciem a ciência, tecnologia e inovação de dentro para fora da Universidade, conscientizando seus discentes da sua importância e de como fazer, assim como proporcionar ao corpo docente um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e dar acesso a qualquer comunidade a esse recurso tanto acadêmica quanto externamente. As informações sobre esta modalidade de bolsa estão disponíveis na página do PET.


Além das bolsas, o estudante de graduação também pode obter auxílio financeiro para participação em eventos, como simpósios, seminários, workshops, congressos nacionais e internacionais, visando à apresentação de trabalhos científicos, acadêmicos ou tecnológicos. Mais informações em Auxílio eventos.

 

Voltar para o menu


6. Quando serão retomadas as atividades presenciais na UFABC?

O planejamento e a indicação de providências necessárias para o momento em que for possível o retorno de atividades presenciais na Universidade é competência do Comitê de Planejamento e Ações de Gestão referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC.

Este Comitê, por meio de seu Núcleo de Monitoramento e Testagem, divulga periodicamente análises técnicas sobre a situação epidemiológica dos municípios localizados na região metropolitana de São Paulo e, com base nestes dados, faz recomendações quanto ao Plano de retomada gradual de atividades presenciais na UFABC.

Mais informações: www.ufabc.edu.br/monitoramento-covid19

 

Confira as ações da UFABC contra a Covid-19

UFABC contra a Covid-19

Registrado em: Ingresso 2022
Fim do conteúdo da página