Portal > Eventos > I Encontro Nacional dos Bacharelados Interdisciplinares

Perfil do Egresso
Prof. Dr. Eduardo Magrone - Pró-reitor de Graduação - UFJF

Interdisciplinaridade
Profª Dra. Lana Ermelinda da Silva dos Santos - Pró-reitora de Graduação – Unifal

Flexibilidade Curricular e Novas Possibilidades da Escolha Profissional
Prof. Dr. Valter Carvalho de Andrade Junior - Pró-reitor de Graduação - UFVJM

Concepção e Implantação do Centro de Engenharia da Mobilidade
Prof. Dr. Acires Dias - Diretor Geral - CEM - UFSC
Prof. Dr. Alvaro Guilhermo Rojas Lezana - Diretor Acadêmico - CEM - UFSC
Prof. Dr. Francisco A. Sommer Martins - Diretor Adm. - CEM - UFSC

Mobilidade e Acreditação
Prof. Dr. Ricardo Carneiro de Miranda Filho - Pró-reitor de Ensino de Graduação - UFBA

Percurso e contexto da espacialização do IHAC no período 2008 - 2012
Prof. Dr. Sergio Coelho Borges Farias - diretor do IHAC

Pressupostos das Inovações Curriculares do Ensino Superior
Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho - UFBA

Declaração de Santo André - Bacharelados Interdisciplinares

Apresentação

Com objetivo de discutir e avançar nas bases da Proposta de Inovação Curricular do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, será realizado nos dias 5 e 6 de junho, na Universidade Federal do ABC, o 1º Encontro Nacional dos Bacharelados Interdisciplinares. O encontro reunirá cerca de 50 Universidades Públicas Federais, por meio dos seus Reitores, Pró-Reitores, Coordenadores de Curso e Alunos e trará discussões sobre os pressupostos da inovação, os tipos de projetos pedagógicos existentes (cerca de 17 cursos), as bases para avaliação e reconhecimento dos Bacharelados Interdisciplinares implementados no Brasil. Permitirá também, contribuir para a sustentação legal e possibilitar a consolidação dos projetos inovadores destes cursos em andamento no Brasil, que representam aproximadamente 10% das vagas públicas ofertadas no país.

05 de junho de 2012
8h30 Recepção
9h00 Sessão de Abertura – Amaro Henrique Pessoa Lins - Secretário de Educação Superior (SESU); Antônio Carlos Caruso Ronca - Presidente Conselho Nacional de Educação (CNE); Hélio Waldman - Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC); João Luiz Martins (UFOP)- Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES); Waldenor Barros Moraes Filho (UFU)- Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD); e Nídia Majerowicz (UFRRJ) – Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (COGRAD)
10h00 - 10h15 Coffee-break
10h15 Palestra e Debate – Pressupostos das Inovações Curriculares do Ensino Superior
Palestrante: Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA)
Coordenador do Debate: Derval dos Santos Rosa (UFABC)
12h00 - 14h00 Almoço
14h00 - 15h30 • Apresentação de modelos de Bacharelados Interdisciplinares - BI (UFABC, UFBA e UFSC);
• Mesa de Discussões – Amaro Henrique Pessoa Lins - Secretaria da Educação Superior (SESU); Adriana Rigon Weska - Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES); e Paulo Speller - Câmara de Educação Superior (CES).
15h30 - 15h45 Coffee-break
15h45 - 17h40 Grupos de Trabalho
• Mobilidade e Acreditação;
• Flexibilidade Curricular e Novas possibilidades da escolha profissional;
• Perfil do Egresso;
• Interdisciplinaridade.
17h40 - 19h30 Relato e Discussão dos Grupos de Trabalho

06 de junho de 2012
9h30 - 11h30
• Apresentação - Consolidação dos relatos dos Grupos de Trabalho e finalização do documento dos Bacharelados Interdisciplinares;
• Mesa de Discussões – Jorge Rodrigo Araújo Messias - Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES); Luiz Cláudio Costa - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e Sérgio Roberto Kieling Franco - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
11h30 - 11h45 Coffee-break
11h45 - 12h30
PLENÁRIA FINAL – Aprovação da Declaração de Santo André em relação aos Bacharelados Interdisciplinares (BIs)

Comitê Nacional de Organização do Evento