Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Projetos > Projeto Tetris
Início do conteúdo da página

Projeto Tetris

Santo André, 2017

À comunidade acadêmica de graduação,

No último ano, a pró-reitoria de graduação passou a trabalhar em conjunto às direções de centro no sentido de uniformizar e divulgar os horários de disciplinas de graduação dos cursos de formação específica (bacharelados, licenciaturas, engenharias), nos moldes como já são feitos nos bacharelados interdisciplinares (BIs).

A proposta foi construída quadrimestre a quadrimestre, seguindo as indicações das matrizes sugeridas nos projetos pedagógicos dos cursos. Para tanto, contamos com a colaboração da equipe administrativa da Prograd, especialmente a Coordenação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares, a Coordenação do Programa de Licenciaturas e a Coordenação dos Laboratórios Didáticos.

Para a elaboração dos horários e do planejamento, algumas diretrizes foram tomadas:

1) A garantia de oferta de todas as disciplinas obrigatórias dos cursos nos quadrimestres indicados como ideais pelas matrizes dos projetos pedagógicos dos cursos.

2) A eliminação dos conflitos de horários de disciplinas previstas nos quadrimestres ideais de disciplinas dos BIs com as dos cursos específicos, de cursos específicos que compartilham disciplinas em comum, e de disciplinas para cada curso específico em seu quadrimestre ideal.

3) A organização de disciplinas compartilhadas entre cursos de formação específica no mesmo horário, sistematizando a oferta não por cursos, mas por número de vagas.

4) A oferta em função das vagas permite maior sustentabilidade de oferta e desta maneira, redução da carga didática docente. Esta redução permitirá maior oferta de disciplinas de opção-limitada nos cursos, ampliando o escopo de escolha dos alunos em sua formação (interdisciplinar ou profissionalizante).

5) O rodízio anual dos horários, garantindo que nenhuma disciplina, curso ou docente cristalize seu trabalho pedagógico em determinado dia da semana (caso de disciplinas em segunda-feira e sexta-feira prejudicadas por emendas de feriados).

6) A manutenção da governabilidade dos cursos, indicando os melhores horários para ofertas de disciplinas específicas de seus cursos assim como disciplinas de opção-limitada.

 

Assim, o desenho da proposta dos horários passou a ser construída por equipes de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais da pró-reitoria de graduação. Para garantir que as diretrizes fossem seguidas, algumas condições de contorno foram utilizadas:

a) Organização dos horários das disciplinas em blocos de 2 horas semanais e/ou quinzenais, permitindo melhor aproveitamento da montagem da grade horária dos alunos.
i. Disciplinas cujo caráter pedagógico exigem maior tempo de dedicação contínuo semanal, por exemplo, algumas disciplinas experimentais, de visita em campo ou desenvolvimento de projetos e oficinas, foram ofertadas em blocos de horários contínuos.

b) Alternância dos horários, por exemplo, segunda-feira primeiro horário e quarta-feira segundo horário.

c) Organização da oferta de todas as disciplinas de segunda-feira a sexta-feira.
i. Alguns cursos cujos projetos pedagógicos preveem mais de 20 créditos por quadrimestre necessariamente devem ofertar tais créditos excedentes sem conflito de horários com as demais disciplinas escolhendo entre: oferta aos sábados, ofertas avançando o horário de saída (matutino) e horário de ingresso (noturno) e ofertas no período a tarde.

d) A limitações de infraestrutura: tamanho e número de salas, disponibilidade de laboratórios didáticos e a localização de equipamentos específicos em laboratórios.

 

Os horários elaborados foram apresentados, assim como suas condições de elaboração, aos coordenadores de curso específico em reunião no dia 08 de agosto de 2017.

Neste momento, dúvidas e inquietações foram sanadas, e a partir dos esclarecimentos da reunião, os cursos de formação específica discutiram em suas coordenações e plenárias quaisquer especificidades de disciplinas que deveriam ser respeitadas, assim como puderam dedicar-se ao planejamento dos horários das disciplinas de opção limitada a serem ofertadas pelos cursos. Aproveitamos este momento para novamente registrar o nosso agradecimento pela participação dos coordenadores de curso que se debruçaram nesta proposta, atentamente avaliaram todas os horários de disciplinas e conjuntamente construíram este documento.

Finalizada a alocação do primeiro quadrimestre, esperamos colaborar novamente com os coordenadores para finalizar a alocação do segundo e terceiro quadrimestres. Com os horários elaborados, o planejamento pode ser construído previamente e com ele poderemos:

  • Apresentar a comunidade acadêmica o número de créditos que serão ofertados em disciplinas de graduação;
  • Garantir um planejamento antecipado das matriculas dos alunos, dando margens de manobra para alterações de escolhas dos caminhos curriculares, previsto em nossos projetos pedagógicos de cursos de ingresso;
  • Colaborar com a orientação de matrícula adequada aos alunos, que, cientes de toda a oferta anual, podem planejar suas matrículas evitando cancelamentos e abandonos em seu percurso;
  • Garantir a oferta de disciplinas seguindo uma lógica explícita e clara, evitando incompreensões da comunidade acadêmica quanto de sua organização e gestão da graduação;
  • Aumentar e diversificar a oferta de disciplinas, organizando a oferta em disciplinas compartilhadas não por curso mas por número de vagas, permitindo inclusive o caráter interdisciplinar de nossos cursos e gestão;
  • Contribuir para o planejamento didático-pedagógico de disciplinas mais adequado, já que o maior intervalo de tempo entre a alocação e a execução da disciplina permitirá aos docentes dedicarem-se propriamente à construção de suas práticas em sala de aula;
  • Executar adequações de infraestrutura e de equipamentos em laboratórios adequadamente, evitando desperdícios e mudanças repentinas e inesperadas nas execuções das disciplinas de graduação.

 

Muitos desafios foram encontrados na execução deste projeto. Cientes de que este processo, ainda que laborioso, seja de fundamental importância para a gestão sustentável de oferta de disciplinas e para o planejamento adequado das trajetórias curriculares dos alunos, a pró-reitoria de graduação continuará trabalhando para rever os erros e avançar nos problemas encontrados para garantir que no próximo ano letivo, todas as informações sejam disponibilizadas à comunidade corretamente e com antecedência.

Quaisquer sugestões e colaborações são bem-vindas e suas manifestações podem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Versão para impressão

Registrado em: Projetos
Fim do conteúdo da página