O Bacharelado em Ciências e Humanidades - BC&H é um curso de formação científica geral. A matriz curricular proporciona vivências educativas que deverão resultar em uma forte formação científica e na aquisição de habilidades que permitam ao educando se expressar como um ser que pensa e que tem no pensamento a inspiração para todas as suas formas de conduta. A iniciação nas Ciências Naturais, Formais, Sociais e Filosofia ocorre por meio de aulas didáticas com a participação em grupos de pesquisa colaborativos e na produção de trabalhos através da intervenção em redes de informação, sob a supervisão de um pesquisador sênior. O BC&H busca formar pessoas dotadas de uma perspectiva interdisciplinar de perseguir soluções para problemas, com capacidade de autogerir sua própria carreira de investigação e suficientemente críticas para indagar sobre os limites das respostas encontradas.

Trata-se de um curso que possui um currículo diversificado em experiências educativas que não se restringem à sala de aula e às experiências formais de aprendizado. As Ciências, as Humanidades e as demais formas de expressão do conhecimento são instrumentos para se preparar o indivíduo que sabe pensar. Através da pedagogia da reflexão, se pretende formar indivíduos para viverem na sociedade do conhecimento que se constrói no Século XXI. Os alunos formados no Curso de Bacharelado em Ciências e Humanidades serão preparados para se inserir nas inúmeras oportunidades de se tornar produtivos dentro e fora dos mercados de trabalho que se constroem no mundo moderno.

 

Coordenador: Prof. Dr. Arilson da Silva Favareto /

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Daniel Pansarelli /

 

Carga Horária: 2400 horas

 

  • Resolução ConsEPE nº 136 - Dispõe sobre normas de transição entre Projetos Pedagógicos para estudantes do Bacharelado em Ciências e Humanidades ingressantes em 2010 e 2011
  • Anexo 1