Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Relações Internacionais

A inserção do Brasil no cenário internacional vem passando por grandes transformações com impactos nas mais diversas áreas da esfera pública e privada. Com isso, aumenta a demanda por competências nessas áreas.

O curso na UFABC é focado no estudo e ensino das dimensões políticas e econômicas da nova inserção do Brasil no sistema internacional em prol de seu desenvolvimento econômico e social. Com isso, pretende formar profissionais capazes de entender e lidar com os desafios da economia globalizada e da inserção do Brasil no cenário político internacional, em particular a partir de quatro áreas de conhecimento: Geopolítica da energia e recursos naturais; Globalização produtiva, ciência, tecnologia e inovação; Integração econômica, política e cultural da América do Sul; e Governança global e relações de poder.

O aluno adquirirá uma base ampla, que possibilite o entendimento das questões internacionais no seu contexto econômico, (geo)político, histórico, jurídico, cultural e social; uma visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; o domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita; a capacidade de análise, avaliação e proposição de cenários para atuação na esfera internacional; e a capacidade de tomada de decisões, gestão de processos e resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação a partir de um profundo entendimento do contexto brasileiro.

O profissional que o curso pretende formar será habilitado para atuar em instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos.

 

Coordenador: Prof. Dr. Diego Araujo Azzi - Portaria da Reitoria nº 203/2023

Vice-Coordenador: Prof. Dr.  Elias David Morales Martinez - Portaria da Sugepe nº 1266/2023

 

Carga Horária: 2940 horas

 

Projetos Pedagógicos:

Projeto Pedagógico 2022 - aprovado pelo Ato Decisório ConsEPE n° 238

Ato Decisório CG Nº 026/2022 - decide:

Art. 1º Aprovar, conforme anexo 1, o documento complementar à parte I do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais, em que está contido o rol de disciplinas de opção limitada da referida matriz de PPC.

Art. 2º Aprovar, conforme anexo 2, o documento complementar à parte II do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais, em que estão contidas as regras e a tabela de transição entre matrizes curriculares (TTMC).

 

Projeto Pedagógico 2015 - aprovado pela Resolução ConsEPE nº 190. Retificações aprovadas pelo Ato Decisório ConsEPE nº 136

Informamos que foi constatado um erro material na representação da matriz 2015 de nosso curso (BRI). Desta forma esclarecemos para os devidos fins que a disciplina "Biodiversidade: interações entre seres vivos e ambiente" não consta como disciplina obrigatória do 4ª quadrimestre, devendo o aluno optar pela escolha entre "Evolução e Diversificação da Vida na Terra", "Bases Conceituais da Energia" e "Estrutura da Matéria" (como efetivamente está na matriz BCH). Os discentes que optarem por cursarem Biodiversidade terão os créditos correspondentes computados como créditos livres no Bacharelado Relações Internacionais. Estamos em atividade para fazer esta devida retificação na tabela representada no projeto de 2015.

 

Créditos - Tabelas de Transição 2012-2015

 

Projeto Pedagógico 2012/2013 - versão atualizada em 04/10/2013, contemplando correções descritas em CI CECS nº 382/2013, aprovadas na VII e VIII sessões ordinárias de 2013 do ConCECS e apresentadas como informes na reunião da Comissão de Graduação de 05/09/2013 (Ata n° 008/2013)

 

Estudo dirigidoRegras de aplicação

 

Página do Curso: cursos.ufabc.edu.br/bacharelado-em-relacoes-internacionais

 

Registrado em: Cursos de Formação Específica
Fim do conteúdo da página