Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Docente > Do ensino à avaliação da aprendizagem: desafios e possibilidades na implementação dos Projetos Pedagógicos de Cursos da UFABC
Início do conteúdo da página

Formação continuada para professores da UFABC

Do ensino à avaliação da aprendizagem: desafios e possibilidades na implementação dos Projetos Pedagógicos de Cursos da UFABC

O objetivo deste curso é promover o aprimoramento da docência, por meio de reflexões e ações sobre práticas de sala de aula envolvidas na implementação de projetos pedagógicos de cursos (PPC) da UFABC, à luz de contribuições de pesquisas da área de Ensino.

Por meio de atividades provenientes do teatro, envolvendo linguagens diversas, pretende-se criar um espaço de escuta e cooperação entre os docentes participantes, de modo que identifiquem desafios e possibilidades encontrados em suas práticas pedagógicas, assim como proponham ações para aprimorá-las.

A partir de quatro temas geradores, que emergiram da análise do relatório de avaliação de disciplinas da Prograd (2017), serão explorados, de forma colaborativa, caminhos de aprofundamento das discussões, guiados por um processo de diálogo entre as experiências dos participantes e referenciais teóricos da área de Ensino.

Docentes: Maria Candida Varone de Morais Capecchi e Vivilí Maria Silva Gomes

Temas geradores:

  • Os Projetos Pedagógicos de Cursos da UFABC - o quê, para quê ensinar?
  • Dimensões envolvidas na prática de sala de aula: relação pedagógica e tipologia de conteúdos.
  • A prova: tipos de avaliação e objetivos envolvidos.
  • Planejamento do ensino e avaliação da aprendizagem: do ensino à avaliação.

Número de participantes: 15 docentes - caso haja um número maior de inscrições, a seleção será realizada por meio de sorteio

Duração: 12 encontros semanais com 2,5 horas

Dias e horários: sextas-feiras, das 14h00 às 16h30

Formulário para inscrições

Início das aulas: 27 de setembro, às 14 horas

UFABC, Campus Santo André, Bloco A, Sala 302-2

Registrado em: Docente
Fim do conteúdo da página