3ª Semana das Licenciaturas
NA PRÁTICA DE PROFESSORES
 VI Simpósio do PIBID
 1ª Jornada Freireana

FREIRE E UM NOVO ENSINO MÉDIO (inscrições aqui)

A Educação é um dos temas mais importantes a serem debatidos em sociedade e a formação do professor deve ocupar um papel central nesta discussão.

Como formar um bom professor?

Neste evento pretendemos discutir elementos fundamentais para a boa formação de professores.

A UFABC tem promovido, desde 2015, um evento anual de integração de seus cursos de Licenciaturas.

A Semana das Licenciaturas tem a intenção de fortalecer a articulação entre os cursos, reforçando a formação interdisciplinar de seus licenciandos.

Ao integrarmos a Semana das Licenciaturas ao Simpósio do Pibid e a Jornada Freireana na UFABC, pretendemos ampliar e aprofundar o debate sobre a formação de professores em nossa universidade, discutir as experiências vivenciadas no âmbito do Pibid e consolidar o papel dos cursos de licenciatura em nossa instituição.

A Jornada Freireana traz a discussão sobre Paulo Freire que tornou-se inspiração para muitos educadores, em especial, por seu êxito em alfabetizar trabalhadores em um curto período de tempo. Sua carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 1964. Na época, foi acusado de subversão, foi preso e posteriormente exilado. Nesse período, escreveu o seu principal livro — Pedagogia do Oprimido (1968). A influência de Freire nos estudos que se desenvolveram desde então, o tornou patrono da educação no Brasil. Suas contribuições perpassam o tempo e, em decorrência dos 20 anos de seu falecimento, a jornada Freire e um novo Ensino Médio buscará trazer elementos para que a nova geração de professores, estudantes e pesquisadores tenha a oportunidade de construir articulações entre a perspectiva freireana, a escola atual e um novo Ensino Médio.

A intenção da jornada é reunir professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e gestores engajados com a educação brasileira.

O evento ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2017 nas dependências da UFABC, campi Santo André e São Bernardo do Campo, sendo aberto à participação do público em geral.

Convidamos a todos à discussão de temas emergentes relativos à Educação Básica e à formação de professores para este nível de ensino.

COORDENAÇÃO GERAL DO PROGRAMA DAS LICENCIATURAS DA UFABC

COORDENAÇÃO DO PIBID DA UFABC

Lançamento de livros

livro maisa