Portal > Curso de Leitura e Escrita na Graduação

Leitura e Escrita na Graduação

Novas edições do curso suspensas temporariamente

Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial (DEAT)

Edição de agosto a setembro de 2019

Certificados de participação

27 de agosto a 19 de setembro (às terças e quintas-feiras), das 19h00 às 21h30, no Campus São Bernardo do Campo

O curso de Leitura e Escrita na Graduação é destinado a todos os alunos do BC&H. O projeto leitura e escrita na Graduação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação da UFABC, por meio de sua Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial (DEAT).

Tem como objetivo oferecer oficinas de práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos a graduandos da instituição, para que, além da preparação que poderá levá-los ao êxito em seu rendimento acadêmico, ocorra a apropriação de estratégias para a autoria de suas produções nesse campo em longo prazo.

As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras à noite com aulas expositivas e práticas de escrita.

Os estudantes inscritos deverão participar de ao menos 75% das aulas e entregar as atividades previstas.

Cronograma:

27/08 - 1ª AULA - Leitura de texto em ciências sociais - produção de texto: resumo
29/08 - 2ª AULA - Leitura de texto em ciências sociais - produção de texto: resenha
03/09 - 3ª AULA - Biblioteca - produção de texto: reescrita resenha
05/09 - 4ª AULA - Citação, estrutura de texto, conectores, gêneros, gramática + exercícios
10/09 - 5ª AULA - Leitura de textos filosóficos
12/09 - 6ª AULA - Leitura de textos filosóficos
17/09 - 7ª AULA - Laboratório de escrita I
19/09 - 8ª AULA - Laboratório de escrita II / Avaliação

Inscrições deferidas

Lista de espera*

*O curso possui 42 vagas e a classificação foi baseada nos seguintes critérios: primeiramente os alunos do BC&H com o maior C.P; em seguida, alunos ingressantes do BC&H por ordem de inscrição, já que possuem C.P = 0; e, por fim, os alunos do BC&T com o maior C.P.

Oficina de escrita na graduação

abril - maio de 2019

A oficina é uma continuação do projeto piloto do curso de "Leitura e Escrita na Graduação", oferecido para os ingressantes do BC&H 2019, no período de 29/04 a 30/05.

Para dar sequência ao projeto neste quadrimestre, a Pró-reitoria de Graduação da UFABC, por meio de sua Divisão de Ensino e Aprendizagem Tutorial (DEAT), propõe serviços de correção pelos monitores selecionados de textos produzidos pelos estudantes do BC&H e, também, do BC&T.

O intuito é que tais escritos sejam as atividades que os discentes devem entregar a seus professores, em cada disciplina, ao longo do quadrimestre. Os alunos enviarão seus trabalhos aos monitores que terão até 5 dias para devolução, com os respectivos comentários.

Os estudantes terão, ainda, a oportunidade de reescrever seus textos e reencaminhá-los aos monitores, aprimorando, assim, a linguagem e as diversas maneiras de organizá-la, a partir de uma perspectiva crítica.

Curso de Leitura e Escrita na Graduação

Edição para ingressantes no BC&H 2019

O Projeto Piloto Leitura e Escrita na Graduação tem como objetivo fomentar, a partir do repertório de letramentos dos estudantes de Graduação, práticas de leitura e escrita de textos, particularmente da área de humanidades, para que, além do aproveitamento acadêmico, avancem em suas produções nesse campo, a curto e a longo prazo.

Descrição do curso: os ingressantes do BC&H 2019 selecionados participarão de 10 (dez) encontros, entre 29/04 e 30/05, às segundas e quintas-feiras, das 18h às 21h. Serão abordados tópicos de revisão linguística e características gerais de textos acadêmicos da área de Humanidades. No período entre os encontros, os estudantes desenvolverão atividades de leitura e escrita indicadas pelos mediadores do curso.

Número de vagas: 90 (noventa). Caso o número de inscritos seja superior a essa oferta, serão selecionados ingressantes com as menores notas na prova de redação do ENEM 2018.

Formulário para inscrições - até 15 de abril, às 12 horas

Seleção de Bolsistas