Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > PEAT
Início do conteúdo da página

Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT)

Apresentação

Sabemos que a transição do Ensino Médio para o Superior pode ser desafiadora e que a organização acadêmica da UFABC - com os quadrimestres, a matriz curricular organizada pelos próprios alunos, o sistema de matrículas em disciplinas, etc. – é um desafio a mais para os estudantes.

Por isso existe o PEAT, que é uma oportunidade de orientação acadêmica e acompanhamento aos estudantes para auxiliar nessa fase de suas vidas, contribuindo ainda com a tomada de decisões e com o exercício da autonomia na universidade.

Como funciona?

São duas as estratégias do PEAT para auxiliar os alunos: Oficinas e Tutorias individualizadas.

Oficinas 

A cada ano é realizado um ciclo de oficinas voltadas, principalmente, para os ingressantes, mas veteranos podem participar.

Além das oficinas, em qualquer momento da sua trajetória acadêmica os estudantes podem ter o acompanhamento mais individualizado de um professor tutor. Esse tipo de orientação pode ser bastante útil quando o estudante tem dúvidas sobre temas que não serão abordados nas oficinas do PEAT e sobre os quais o professor tutor tenha domínio. Pode ser orientação sobre o projeto pedagógico de um curso específico, sobre um tipo de carreira, sobre como estudar para disciplinas de um eixo do conhecimento, etc.

Além disso, a tutoria individualizada é um importante apoio aos estudantes que podem recorrer ao tutor quando se encontrarem em dificuldades em seu percurso acadêmico.

Encontrando um tutor:

Você pode convidar para ser seu tutor um professor do nosso banco de tutores ou mesmo um professor que não esteja no banco de tutores, mas com o qual você tenha afinidade. Você e o tutor devem preencher a ficha de aceite e entregar na DEAT.

 

A participação no PEAT pode ser utilizada como Atividade Complementar (bacharelados interdisciplinares)!

 

Registrado em: Página Inicial
Fim do conteúdo da página