Portal > Arquivo de notícias > Universidade alcança faixa máxima em índice nacional de avaliação

Universidade alcança faixa máxima em índice nacional de avaliação

A UFABC apareceu entre as 12 instituições de ensino superior no nível máximo (5) do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Divulgado pelo Ministério da Educação em 27/11, esse indicador apura anualmente a qualidade de instituições privadas e públicas. O levantamento leva em conta a média trienal do Conceito Preliminar de Curso (CPC) na graduação, a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre graduação ou pós-graduação stricto sensu.

A elaboração do IGC está a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realizou a última avaliação com 230 instituições do País — a participação de universidades e institutos públicos estaduais é facultativa. O índice apresenta cinco faixas de desempenho, sendo 1 a mais baixa e 5 a máxima. Os dados subsidiam os atos de recredenciamento de instituições de ensino e norteiam políticas educacionais de expansão e financiamento.

As outras universidades que chegaram ao patamar máximo ao lado da UFABC foram: Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Mais informações sobre o IGC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (30/11/2017, às 15h19)