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UFABC passa a emitir diplomas digitais para todos os cursos de graduação

A Universidade passa a emitir diplomas digitais, requisito obrigatório para os cursos de graduação. O objetivo é contribuir para a erradicação da venda de diplomas falsos em todo o Brasil, mantendo um cadastro único de documentos que possam ser facilmente rastreados. Os testes estão agendados para a próxima semana, a partir de 19 de dezembro de 2022. Com resultados favoráveis, os diplomas passam a ser emitidos imediatamente.

Na UFABC, o primeiro passo para implementação do diploma digital ocorreu em 2019, com a assinatura de convênio junto à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que auxiliou nas primeiras emissões de diplomas digitais realizadas por outras Universidades e Institutos Federais.

Devido às sucessivas alterações nas instruções normativas que regulamentam o processo de emissão de diplomas digitais, nos últimos seis meses, houve esforço conjunto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da Divisão de Registro de Diplomas (DRD) para adaptar o sistema acadêmico, SIGAA, com o sistema da RNP que permite assinatura e emissão do arquivo em formato xml.

Entenda o processo

A emissão se inicia na PROGRAD, responsável por carregar a documentação individual de cada discente e solicitar o registro, através do encaminhamento de um ofício para a DRD. Com estas informações, a DRD acessa o SIGAA, faz a conferência e começa o processo de registro via SIG.

No SIG, são feitas as assinaturas digitais, as mesmas que iriam no documento físico, são elas: a assinatura da Pró-Reitora de Graduação, do Reitor e de quem realiza o registro. Como novidade, passa a constar também a assinatura com o e-CNPJ, representando a instituição UFABC.

Ao final do processo, que envolve ao menos sete etapas até a finalização, há a geração do arquivo xml e da representação visual do diploma.

Notícia publicada originalmente em 16 de dezembro de 2022, às 17h12, pela Assessoria de Comunicação e Imprensa

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