Orientações para utilização dos laboratórios didáticos de informática
- Reservas
- Instalação de softwares
- Problemas na utilização
- Problemas de login
- Acesso de usuários visitantes
- Normas de Uso
- Orientações para cursos e eventos
- Laboratórios atendidos
Reservas de laboratórios de informática
Não fazemos reservas para os laboratórios L401-1, L502-1, L504-1 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Os seguintes procedimentos são válidos para os laboratórios didáticos de informática e práticas de ensino:
- Reserva deve ser feita pelo responsável pela atividade (docente ou TA)
- Solicitações de reserva estão limitadas somente ao quadrimestre em curso
- Entidades estudantis devem fazer as solicitações na página da Agência de Inovação - Ações de Empreendedorismo - Entidades Estudantis
- Solicitações devem ser feitas com pelo menos 5 dias úteis de antecedência
As reservas devem ser feitas em: Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ Reserva de espaço físico
Instalação de softwares
A solicitação de software para as disciplinas práticas alocadas nos laboratórios de informática é feita em período próprio pós-alocação, antecedendo ao início do quadrimestre via comunicado da Coordenadoria de Laboratórios Didáticos - CLD.
Softwares que não constaram nesse pedido devem ser solicitados via Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ Instalação e Configuração de Softwares.
Não serão instalados softwares de licença de uso restrita em período de teste (Demos/Trials/Shareware).
Problemas na utilização dos computadores do Laboratório
Caso tenha problemas na utilização de laboratório, comunique os técnicos de laboratório para verificação.
Caso não seja possível parar a aula ou atividade para correção, formalizar a solicitação em: Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ Manutenção, Configuração e Instalação de Equipamentos de Informática e Audiovisual.
Problemas de senha com os nomes de usuário (login) individuais
Caso apareça a seguinte mensagem: "Não há servidores de logon disponíveis para atender à solicitação de logon". A rede pode estar passando por lentidão ou excesso de tráfego momentâneo, neste caso aguarde alguns minutos para nova tentativa de acesso ou tente logar em outro computador.
Caso necessite recuperar sua senha, visite acesso.ufabc.edu.br, clique em "Recuperar senha" e siga as instruções.
Caso sua senha esteja correta e, mesmo assim, não consiga efetuar login, visite acesso.ufabc.edu.br, faça seu login e redefina sua senha. Esse processo atualizará a base de dados da Central e deverá forçar a habilitação do serviço. Em seguida, tente efetuar login novamente.
Caso os problemas persistam, entre em contato com o NTI (nti.ufabc.edu.br)
Acesso de usuários visitantes
Para acesso aos computadores dos laboratórios didáticos de informática em casos em que o usuário não tenha vínculo com a universidade (alunos especiais, participantes de atividades de extensão, etc), o responsável ou setor responsável pela atividade deve cadastrá-lo em: acesso.ufabc.edu.br ⇒ Menu Usuários Visitantes.
Normas de Uso e Políticas de Segurança para dados e sistemas
Quanto ao uso dos computadores, serviços, softwares e a utilização da rede, devem ser respeitadas em todos os laboratórios as seguintes regras:
O usuário é responsável por todas as atividades no computador pessoal. Portanto, ele deve agir de acordo com as regras observando as seguintes normas:
- Sempre utilizar identificação de usuário e senha de acesso no computador pessoal;
- Responsabilizar-se pelo equipamento (hardware), mantendo-o nas suas perfeitas condições de uso, na forma como lhe foi entregue, independente do recebimento do termo de responsabilidade;
- Responsabilizar-se pelo software (sistema operacional, utilitários, aplicativos e arquivos criados/instalados no microcomputador)
São responsabilidades dos usuários:
- O titular da conta tem total responsabilidade pelo uso da mesma;
- O mau uso de uma conta por terceiros será responsabilidade de seu titular, sujeitando-o às penalidades cabíveis;
- É de exclusiva responsabilidade do usuário o conteúdo de seus arquivos;
São consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:
- Fornecer as senhas de acesso a externos, utilizar a senha de outro usuário sem seu consentimento e devida autorização;
- Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;
- Utilizar software ou procedimentos para conseguir acesso não autorizado a recursos ou informações, ou para degradar o desempenho, ou para colocar fora de operação sistemas computacionais locais ou remotos;
- Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos;
No caso de identificação de irregularidades, o usuário terá seu acesso bloqueado e problemas dessa natureza serão encaminhados ao Comitê de Ética da UFABC.
As regras de segurança acima foram extraídas da Resolução ConsUni nº 12 - 09/10/08 - Aprova as Normas de Uso e Políticas Gerais de Segurança da UFABC.
Orientações para cursos e eventos
A CLD não se responsabiliza pela organização de cursos e eventos realizados nos laboratórios didáticos.
Devem ser providenciados previamente pelo responsável da atividade todos os preparos necessários, tais como:
- Acesso dos usuários externos;
- Solicitação de instalação de softwares;
- Ou outras configurações.
Conforme art nº 30 da Resolução ConsUni nº 12, são consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:
- Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;
- Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos.
Laboratórios atendidos pela CLDI
Laboratórios de Práticas de Ensino | Campus SA | L401-2, L506/L508-1, S002 |
Laboratórios de Práticas de Ensino | Campus SBC | A1-L103, A2-S001 |
Laboratórios Didáticos de Informática | Campus SA | L501B, L502B, L503B, L504B, L505B, L506B, L603B, L703B |
L402-2, L403/L405-2, L404-2, L407-2, L408-2, L409-2 | ||
Laboratórios Didáticos de Informática | Campus SBC | A1-L001, A1-L002, A1-L101, A1-L102 |
A2-L001, A2-L002, A2-L003 | ||
Z-L201, Z-L203, Z-L204 |
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