Orientações para utilização dos laboratórios didáticos de informática
Reservas de laboratórios de informática
Não fazemos reservas para os laboratórios L401-1, L502-1, L504-1 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Os seguintes procedimentos são válidos para os laboratórios didáticos de informática e práticas de ensino:
- Reserva deve ser feita por docente ou TA
- Solicitações de reserva estão limitadas somente ao quadrimestre em curso
- Entidades estudantis devem fazer as solicitações na página da Agência de Inovação - Ações de Empreendedorismo - Entidades Estudantis
- Solicitações devem ser feitas com pelo menos 5 dias úteis de antecedência
As reservas devem ser feitas em: Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ CLD ⇒ Reserva de Laboratórios de Informática
Instalação de softwares
A solicitação de software para as disciplinas práticas alocadas nos laboratórios de informática é feita em período próprio pós-alocação, antecedendo ao início do quadrimestre via comunicado da Coordenadoria de Laboratórios Didáticos - CLD.
Softwares que não constaram nesse pedido devem ser solicitados via Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ CLD ⇒ Instalação e Configuração de Softwares em Laboratórios de Informática.
Não serão instalados softwares de licença de uso restrita em período de teste (Demos/Trials/Shareware).
Problemas na utilização de Laboratório
Caso tenha problemas na utilização de laboratório, comunique os técnicos de laboratório para verificação.
Caso não seja possível parar a aula ou atividade para correção, formalizar a solicitação em: Central de Serviços ⇒ Serviços ⇒ CLD ⇒ Manutenção em Laboratórios Didáticos de Informática.
Problemas de senha com os nomes de usuário (login) individuais
Caso necessite recuperar sua senha, visite acesso.ufabc.edu.br, clique em "Recuperar senha" e siga as instruções.
Caso sua senha esteja correta e, mesmo assim, não consiga efetuar login, visite acesso.ufabc.edu.br, faça seu login e redefina sua senha. Esse processo atualizará a base de dados da Central e deverá forçar a habilitação do serviço. Em seguida, tente efetuar login novamente.
Caso os problemas persistam, entre em contato com o NTI (nti.ufabc.edu.br)
Acesso de usuários visitantes
Para acesso aos computadores dos laboratórios didáticos de informática em casos em que o usuário não tenha vínculo com a universidade (alunos especiais, participantes de atividades de extensão, etc), o responsável ou setor responsável pela atividade deve cadastrá-lo em: acesso.ufabc.edu.br ⇒ Menu Usuários Visitantes.
Normas de Uso e Políticas de Segurança para dados e sistemas
Quanto ao uso dos computadores, serviços, softwares e a utilização da rede, devem ser respeitadas em todos os laboratórios as seguintes regras:
O usuário é responsável por todas as atividades no computador pessoal. Portanto, ele deve agir de acordo com as regras observando as seguintes normas:
- Sempre utilizar identificação de usuário e senha de acesso no computador pessoal;
- Responsabilizar-se pelo equipamento (hardware), mantendo-o nas suas perfeitas condições de uso, na forma como lhe foi entregue, independente do recebimento do termo de responsabilidade;
- Responsabilizar-se pelo software (sistema operacional, utilitários, aplicativos e arquivos criados/instalados no microcomputador)
São responsabilidades dos usuários:
- O titular da conta tem total responsabilidade pelo uso da mesma;
- O mau uso de uma conta por terceiros será responsabilidade de seu titular, sujeitando-o às penalidades cabíveis;
- É de exclusiva responsabilidade do usuário o conteúdo de seus arquivos;
São consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:
- Fornecer as senhas de acesso a externos, utilizar a senha de outro usuário sem seu consentimento e devida autorização;
- Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;
- Utilizar software ou procedimentos para conseguir acesso não autorizado a recursos ou informações, ou para degradar o desempenho, ou para colocar fora de operação sistemas computacionais locais ou remotos;
- Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos;
No caso de identificação de irregularidades, o usuário terá seu acesso bloqueado e problemas dessa natureza serão encaminhados ao Comitê de Ética da UFABC.
As regras de segurança acima foram extraídas da Resolução ConsUni nº 12 - 09/10/08 - Aprova as Normas de Uso e Políticas Gerais de Segurança da UFABC.
Orientações para cursos e eventos
A CLD não se responsabiliza pela organização de cursos e eventos realizados nos laboratórios didáticos.
Devem ser providenciados previamente pelo responsável da atividade todos os preparos necessários, tais como:
- Acesso dos usuários externos;
- Solicitação de instalação de softwares;
- Ou outras configurações.
Conforme art nº 30 da Resolução ConsUni nº 12, são consideradas infrações no uso dos recursos computacionais oferecidos:
- Utilizar os recursos oferecidos com fins comerciais não autorizados explicitamente;
- Armazenar arquivos de conteúdo ilegal ou considerados abusivos.
Laboratórios de Práticas de Ensino | Campus SA | L401-2, L506/L508-1, S002 |
Laboratórios de Práticas de Ensino | Campus SBC | A1-L103, A2-S001 |
Laboratórios Didáticos de Informática | Campus SA | L501B, L502B, L503B, L504B, L505B, L506B, L603B. L703B |
L402-2, L403-2, L404-2, L407-2, L408-2, L409-2 | ||
Laboratórios Didáticos de Informática | Campus SBC | A1-L001, A1-L002, A1-L101, A1-L102 |
A2-L001, A2-L002, A2- L003 |
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