Relação entre ensino de química, biodiversidade e uso de tecnologia na produção de fármacos.
Relação entre ensino de química, biodiversidade e uso de tecnologia na produção de fármacos.
Prof. Dr. Paulo de Ávila Júnior – CCNH
Uma pessoa picada por uma dada cobra pode ter sua pressão sanguínea diminuída e o estudo da composição desse veneno possibilitou produzir fármacos, por exemplo, contra a hipertensão. Esse contexto pode ser utilizado num processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem envolvendo as proteínas. Para saber mais, assim como sobre a produção de soros, sugere-se:
- Estudos estruturais com toxinas de venenos de serpentes,
http://unespciencia.com.br/2017/07/01/ciencias-biologicas-87/
- A produção do soro no Instituto Butantan,
https://www.youtube.com/watch?v=n0YAn-FvgTI
- Sobre a química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos,
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/remedios.pdf
- Proteínas: hidrólise, precipitação e um tema para o ensino de química,
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/ccd1.pdf
Redes Sociais