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Relação entre ensino de química, biodiversidade e uso de tecnologia na produção de fármacos.

Relação entre ensino de química, biodiversidade e uso de tecnologia na produção de fármacos.

Prof. Dr. Paulo de Ávila Júnior – CCNH

Uma pessoa picada por uma dada cobra pode ter sua pressão sanguínea diminuída e o estudo da composição desse veneno possibilitou produzir fármacos, por exemplo, contra a hipertensão. Esse contexto pode ser utilizado num processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem envolvendo as proteínas. Para saber mais, assim como sobre a produção de soros, sugere-se:

- Estudos estruturais com toxinas de venenos de serpentes,
 http://unespciencia.com.br/2017/07/01/ciencias-biologicas-87/

- A produção do soro no Instituto Butantan,
 https://www.youtube.com/watch?v=n0YAn-FvgTI

- Sobre a química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos,
 http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/remedios.pdf

- Proteínas: hidrólise, precipitação e um tema para o ensino de química,
 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/ccd1.pdf

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