Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Cursos > Licenciatura em Filosofia
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Filosofia

Contato (dúvidas e informações): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página do Cursoccnh.ufabc.edu.br/ensino/graduacao/licenciatura-em-filosofia

Para receber informações sobre eventos e vagas de estágio relacionadas ao curso, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando inscrição na lista de divulgação. Basta informar o curso de interesse.

 

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC propõe uma formação que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. As discussões sobre Filosofia e sala de aula são embasadas a partir de fundamentos teóricos considerados imprescindíveis, quais sejam: os que versam sobre a identidade da Filosofia e do filosofar; a função e a finalidade da disciplina em questão; o que ensinar e como fazê-lo; as relações entre a Filosofia e sua história e, igualmente, sobre as relações entre Filosofia e Educação. O curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC tem, pois, uma identidade própria: trata-se de um projeto específico que embora dialogue com o Bacharelado em Filosofia, não se confunde com este. Todavia, o licenciado em Filosofia na UFABC também terá uma formação sólida nas cinco disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CES 492/2001): História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica e Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.

Os diferenciais do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC com relação aos demais ofertados no Brasil são, pois, a tentativa de conciliação entre a formação filosófica e a pedagógica (não sendo esta um mero complemento daquela), a base interdisciplinar de Ciências e Humanidades propiciada pelo ingresso necessário na LCH e a abordagem da Filosofia sob uma perspectiva dos problemas recorrentes na História da Filosofia.

 

Coordenador: Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Portaria da Sugepe Nº 806/2023

 

Carga Horária: 3208 horas

 

Projetos Pedagógicos:

Projeto Pedagógico 2023 - Aprovado pelo Ato decisório nº 254/2023 

Projeto Pedagógico 2022 - Atualizado pelo Ato Decisório ConsEPE nº 222/2022

Créditos - Tabelas de Transição (2011-2016)

Projeto Pedagógico 2016 - Aprovado pela Resolução ConsEPE nº 215

Projeto Pedagógico 2011 - Aprovado pela Resolução ConsEPE nº 117

 

Estudo dirigido: Regras de aplicação

 

Registrado em: Cursos de Formação Específica
Fim do conteúdo da página