Ações e Reflexões de formadores de professores: questionamentos e proposições para o atual modelo de formação continuada
TÍTULO: Ações e Reflexões de formadores de professores: questionamentos e proposições para o atual modelo de formação continuada
AUTOR: Maisa Helena Altarugio
RESUMO: Nesta obra focalizamos nossa atenção nas experiências de cinco formadores de professores, investigando suas práticas e questionamentos especialmente no que se refere ao enfrentamento dos impasses de sua tarefa educativa no interior dos cursos de formação continuada. Privilegiando os aspectos da subjetividade desses formadores tentamos dimensionar, teoricamente, com o apoio de referenciais da Psicanálise, possíveis impactos sobre os professores que eles estão formando. Sustentamos a tese de que uma prática reflexiva mais profunda e perturbadora no meio docente, que leve em conta a dimensão inconsciente dos pensamentos e ações, se revele mais promissora para se lidar com o mal-estar na docência e alcançar mudanças satisfatórias nas práticas cotidianas. Por fim, a expectativa desta obra é introduzir novos elementos para fomentar as discussões sobre a prática reflexiva e estimular formadores para a construção de um novo modelo para os cursos de formação.
Redes Sociais