Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > Dúvidas Frequentes: dinâmica das aulas do segundo quadrimestre de 2022
Início do conteúdo da página

Programa de Acolhimento 2020 Licenciaturas Interdisciplinares

 Breve mais informações e links

Aula Inaugural: Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas 15/10 - 18h

Data Tipo de atividade Atividade Proponente
03/ 09
das 17h às
19h.

Palestra

Aspectos afetivos e emocionais do processo de ensino-aprendizagem

Participantes: Robson Macedo Novais, Vanessa Matos dos Santos (discente do curso de Licenciatura em Química) e Vinícius Baptista Benucci (discente do BC&T).

Prof. Robson Novais 
10/09 das 
17h30 às 19h.

Mesa Redonda 

Protagonismo discente na UFABC

Não é necessário se inscrever antecipadamente, mas para receber o certificado é necessário assinar a lista de frequência que será disponibilizado pelo "Chat" da plataforma.

Mediador Prof. Robson Novais 
 

15, 22 e 29/09, 06 13 e 20/10
das 17h às 19h

 

Curso 

“Introdução ao Estudo das Transformações Químicas”
Público-alvo: Ingressantes de LCNE e integrantes da comunidade externa que estão se preparando para o ingresso na universidade (pré-universitários).
Vagas: 100 (70 ingressantes da LCNE e 30 pré-universitários)
Inscrições: até 22 de setembro de 2020 através do formulário   --- Programação

Prof. Robson Novais e integrantes do NIEQ 
 30/09
às 10h
Palestra 

Práticas de numeramento: um modo de compreender as relacões que envolvem "matemática"

A palestra ocorrerá via Google Meet

Para receber o link, inscreva-se em https://forms.gle/YpCqLNGa8zR87cgd6

Usar o login institucional para inscrição.

Profa. Maria da Conceição Reis Fonseca 
 
01/10
das 13h às 18h
 
Oficina 

Mapas Conceituais: Organizando os estudos desde o primeiro dia  meet.google.com/som-sinf-hyk

Sem inscrição prévia, número de vagas até o limite da sala virtual.

Profa. Ruth Ferreira Galduróz
06, 07, 08 e 09/10
das 14h00 às 17h00

Minicurso

Duração: 12 horas.

Vamos conversar sobre Paulo Freire?  

Aspectos da trajetória de Paulo Freire que influenciaram a obra; as primeiras experiências em Angicos; o contexto da época e Educação Como Prática da Liberdade; exílio e aspectos da Pedagogia do Oprimido.

50 vagas - Inscrições (a partir de 28 de setembro)

Prof. Marco Antônio Bueno Filho 
07/10 às 
17h00
acesso à Palestra

A importância da filosofia como instrumento de formação

Luciana Zaterka

01/10
17h00
Mesa redonda

Educação não-presencial, vínculos e laço social em tempos de pandemia

Via plataforma meet, link será enviado no dia para os inscritos.

100 vagas por ordem de inscrição, priorizando alunos das L.I. 

Inscrições ( a partir de 28 de setembro)

Profª Suze Piza e Beatriz Brambilla – PUC-SP

21/10 às
17h00

Mesa redonda

(link a partir de 15/10 por email) 

História das Ciências: Experiências e vivências na pesquisa

Serão debatidos aspectos da pesquisa em história das ciências e suas articulações com o ensino. A partir do relato de suas experiências e vivências, os convidados indicarão como a pesquisa na área é dinâmica e interdisciplinar, com várias perspectivas de atuação.

Prof. Breno Arsioli Moura 

 

 

22/10
às 14h
Apresentação

O uso de mapas conceituais como alternativa de aprendizagem significativa, fazendo uma ponte entre a teoria der Ausubel, Novack e a Neurociencia.

Prof. Ruth Ferreira Galduróz
29/09 a 27/10
3as feiras
19h

Minicurso

Inscrições

Brasil em 10 lições: guia básico de sobrevivência para o exercício da docência

Carga horária: 20 horas. 40 vagas

Profª Suze Piza (UFABC)

30/11/20  - 17h00  Palestra 

Perspectivas de estudos sobre mulheres na história das
ciências 
 
Conhecer a história das mulheres nas ciências e refletir sobre as diversas formas como as relações entre os gêneros influenciaram e influenciam o desenvolvimento de instituições, conceitos e práticas científicas tem cada vez mais consolidado um campo importante de pesquisas. Estudos nos campos da história, antropologia, sociologia, filosofia, biologia, política científica, entre outras áreas, têm cumprido um importante papel ao questionar lugares de participação e conceitos marcados por estereótipos de gênero, ao mesmo tempo em que buscam promover representatividade feminina nesses espaços. Essa apresentação tem o objetivo de introduzir o debate sobre a participação das mulheres na história das ciências e sobre os estudos de gênero em ciências, levantando também questões ainda atuais como dificuldade de acesso a determinados espaços, conflitos família-trabalho e diferenças nos processos de socialização entre os gêneros.
Vagas: 250
Sem inscrição prévia
Link para acesso: meet.google.com/apq-crng-ubr
 
Profa. Dra. Mariana M. O Sombrio 

12/11 às 
17h00

Mesa redonda 

(link será enviado no dia para os inscritos)

Precarização do trabalho docente: sobre o ofício dos/as professores/as na sociedade

100 vagas - Inscrições (a partir de 09/11)

Seleção por ordem de inscrição, priorizando alunos das licenciaturas interdisciplinares

Profª Suze Piza 

Luci Praun (UFAC)

Sextas-feiras de 09/10 a 20/11
às 15h
Oficina

A pandemia como experiência: como narrar o inenarrável dos dias atuais?

Pré-requisitos: Os encontros serão síncronos; é preciso ter acesso à internet e preparar um caderno de papel que será usado como diário

 60 vagas - formulário de inscrição

Profs.

Marília Mello Pisani; Marinê Pereira; Alexander de Freitas. 

27/10 a 24/11
3as feiras
14h às 16h

Minicurso

Inscrições

(a partir de 12/10)

Curso via plataforma meet, link  será enviado para os inscritos.

 

Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no contexto da Pandemia de COVID-19 - 20h


Conteúdos online do curso Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no Contexto da Pandemia de COVID-19 e a participarem do nosso Lab, contribuindo com um aprendizado coletivo para o desenvolvimento de ações educativas, culturais e sociais a partir da perspectiva da interseccionalidade no enfrentamento das desigualdades e exclusões estruturais vigentes em nossa história, que se agravaram com a disseminação do novo coronavírus.

Programação:

  • Eixo 1 – Direitos Humanos e Diversidades na Pandemia
  • Eixo 2 – Gênero na Pandemia
  • Eixo 3- Sexualidades na Pandemia
  • Eixo 4 – Relações Étnico-Raciais na Pandemia
  • Elaboração de trabalho final.

Andrea Paula  Kamensky,

Mariana Fernandes (Discente PPGINV)

30/10
a 27/11
6as feiras
9h00 às 13h00
 

Minicurso 

Inscrições 

(a partir de 15/10)


Curso via plataforma meet, link enviado para os inscritos.

Escola Pública Democrática

Carga Horária- 20h - 250 vagas

O objetivo geral deste Curso é apresentar alguns dos conceitos e princípios essenciais relacionados à organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática, considerando o perfil do público de cada comunidade escolar. Queremos que as pessoas consigam compreender que a comunidade escolar é a sociedade civil organizada, não apenas os/as trabalhadores/as da educação e as/os estudantes que frequentam a escola diariamente. Todos somos responsáveis por garantir que a escola pública seja um espaço de garantia de direitos humanos, principalmente um dos principais, que é o acesso à educação pública, laica e de qualidade para todas as crianças e adolescentes, de forma justa e equitativa.
Nossa meta é disponibilizar informações relevantes e capacitar qualquer pessoa interessada em utilizar esses conhecimentos relacionados à organização e gestão da Escola Pública Democrática para subsidiar a participação da comunidade escolar e também auxiliar e subsidiar a formulação de políticas públicas de educação básica.
Também oferecemos as bases para compreender como se encontra a temática no contexto da pandemia de COVID-19, pesquisando novos conhecimentos, estudando e registrando seus impactos a curto, médio e longo prazo.

Programação

  • Unidade 1 – O que é uma Escola Pública Democrática
  • Unidade 2 – Quais são as formas de organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática
  • Unidade 3 – Como delinear qual é o perfil da minha comunidade escolar
  • Unidade 4 – Quais as ações educacionais, culturais e sociais a serem feitas na Escola Pública Democrática
  • Elaboração de trabalho final

Andrea Paula Kamensky

Raimundo Nonato da Silva Filho

Claudio Oliveira Fernandes 

Clayton Marcelo Barone

Flávia Paes do Amaral Cassemiro 

 

22/10 a 19/11
5as feiras
das 14h às 17h

Oficina

 

Curso via plataforma meet/outras plataformas, link enviado para os inscritos

 

Educação Inclusiva, Ensino Bilíngue para Surdos e Língua Brasileira de Sinais: ações possíveis em tempos de isolamento

- 20 horas - 30 vagas

A ação contará com oficinas que terão atividades síncronas e assíncronas relacionadas aos grupos de pesquisa (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - GPEEI e Grupo de Pesquisa Surdos e Libras - SueLi), com os participantes dos referidos grupos (no caso, estudantes público-alvo da educação especial e respetivos familiares), atividades em vídeos e conversas online que serão acordadas com os cursistas, possibilidade de chats, whatsapps e outros recursos que serão combinados com os participantes.

Inscrições ( a partir de 01/10)

Priscila Benitez, Claudia Vieira e Kate Kumada 

Em caso de dúvidas, ou para maiores informações, escreva para: 

 

Coordenação da Licenciatura em Ciências e Humanas: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Coordenação da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas:
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Registrado em: Arquivo de notícias
Fim do conteúdo da página