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Programa de Acolhimento 2020 Licenciaturas Interdisciplinares

 Breve mais informações e links

Data Tipo de atividade Atividade Proponente
03/ 09
das 17h às
19h.

Palestra

Aspectos afetivos e emocionais do processo de ensino-aprendizagem

Participantes: Robson Macedo Novais, Vanessa Matos dos Santos (discente do curso de Licenciatura em Química) e Vinícius Baptista Benucci (discente do BC&T).

Prof. Robson Novais 
10/09 das 
17h30 às 19h.

Mesa Redonda 

Protagonismo discente na UFABC

Não é necessário se inscrever antecipadamente, mas para receber o certificado é necessário assinar a lista de frequência que será disponibilizado pelo "Chat" da plataforma.

Mediador Prof. Robson Novais 
 

15, 22 e 29/09, 06 13 e 20/10
das 17h às 19h

 

Curso 

“Introdução ao Estudo das Transformações Químicas”

Público-alvo: Ingressantes de LCNE e integrantes da comunidade externa que estão se preparando para o ingresso na universidade (pré-universitários).
Vagas: 100 (70 ingressantes da LCNE e 30 pré-universitários)
Inscrições: até 22 de setembro de 2020 através do formulário


Programação

Prof. Robson Novais e integrantes do NIEQ 
 30/09
às 10h
Palestra  Educação Matemática  Profa. Maria da Conceição Reis Fonseca 
 
01/10
das 13h às 18h
 
Oficina 

Mapas Conceituais:

Organizando os estudos desde o primeiro dia

não é necessária inscrição prévia 

https://meet.google.com/tmk-axwe-ciy

Profa. Ruth Ferreira Galduróz
06, 07, 08 e 09/10
das 14h00 às 17h00

Minicurso

Duração: 12 horas.

Vamos conversar sobre Paulo Freire?  

 

Aspectos da trajetória de Paulo Freire que influenciaram a obra; as primeiras experiências em Angicos; o contexto da época e Educação Como Prática da Liberdade; exílio e aspectos da Pedagogia do Oprimido.

50 vagas - Inscrições (a partir de 28 de setembro)

Prof. Marco Antônio Bueno Filho 
07/10 às 
17h00
acesso à Palestra

A importância da filosofia como instrumento de formação

não é necessária inscrição

Luciana Zaterka

01/10
17h00
Mesa redonda

Educação não-presencial, vínculos e laço social em tempos de pandemia

 

Via plataforma meet, link será enviado no dia para os inscritos.

100 vagas por ordem de inscrição, priorizando alunos das L.I. 

Inscrições ( a partir de 28 de setembro)

Profª Suze Piza e Beatriz Brambilla – PUC-SP

21/10 às
17h00

Mesa redonda

 

(link a partir de 15/10 por email) 

História das Ciências: Experiências e vivências na pesquisa

 

Serão debatidos aspectos da pesquisa em história das ciências e suas articulações com o ensino. A partir do relato de suas experiências e vivências, os convidados indicarão como a pesquisa na área é dinâmica e interdisciplinar, com várias perspectivas de atuação.

Cibelle Celestino Silva (USP) e André Ferrer P. Martins (UFRN) 

Prof. Breno Arsioli Moura 

 

 

22/10
às 14h
Apresentação

O uso de mapas conceituais como alternativa de aprendizagem significativa, fazendo uma ponte entre a teoria der Ausubel, Novack e a Neurociencia.

Como ferramenta de treino será apresentado o CMap Tools (ferramenta gratuita).

Prof. Ruth Ferreira Galduróz
20/10, 27/10, 03/11 e 11/11 das
14h às 16h
Oficina

Saindo da caixinha: o pensar criativo na prática docente

Num contexto onde a educação carece de espontaneidade e atitudes criativas, esta oficina tem como objetivo estimular a imaginação, a ousadia e a criação de situações e olhares novos para subsidiar a construção da prática docente. Por meio de dinâmicas e jogos, o participante é convidado a ‘sair da caixinha’ e refletir sobre situações e problemas para os quais não há respostas prontas. “Quem sobreviverá? Sobreviverá aquele que, em última instância, puder criar” (Jacob Levy Moreno).

Profa. Maisa Helena Altarúgio

12/11 às 
17h00

Mesa redonda 

(link será enviado no dia para os inscritos)

Precarização do trabalho docente: sobre o ofício dos/as professores/as na sociedade

100 vagas - Inscrições (a partir de 09/11)

Seleção por ordem de inscrição, priorizando alunos das licenciaturas interdisciplinares

Profª Suze Piza 

Luci Praun (UFAC)

Sextas-feiras de 09/10 a 20/11
às 15h
Oficina

A pandemia como experiência: como narrar o inenarrável dos dias atuais?

Resumo da ação: Isso que está nos acontecendo, que simplificadamente (e de modo reducionista) pode ser nomeado de pandemia de COVID-19, tem nos colocado algumas questões radicais, desconcertantes e angustiantes. Esta oficina de acolhimento às e aos estudantes da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) pretende instalar uma pausa e propor um gesto de suspensão do que temos vivido em relação à pandemia de COVID-19, para tomá-la como experiência, o que significa dizer que é preciso interrogar e problematizar o que “nos” passa, o que “nos” sucede, o que “nos” acontece, o que “nos” afeta, o que “nos” provoca. A oficina visa a incentivar práticas narrativas e escritas de si que permitam contar, dar sentido e produzir reflexões acerca do inenarrável dos nossos dias atuais. Dispositivos narrativos, verbais e não verbais, serão mobilizados através do incentivo da escrita de diários, cartas, cadernos de notas, cadernos de sonhos, fotografias, produção de imagens e de outras modalidades discursivas ou linguagens suscitadas pelo encontro com os participantes do curso. As atividades previstas tentarão ativar, a partir de disparadores de expressão, processos de escrita e narração numa tentativa de produzir, por meio das tecnologias de educação online, aquilo que não é esperado de antemão: transformar a relação com o tempo e a sensibilidade em direções inauditas. Espera-se, com isso, desativar o mecanismo repetitivo e adaptativo das tecnologias de educação à distância, produzindo outros mundos possíveis.
Programação: pandemia, experiência e expressão; escrita de si e linguagens; narrativa, micropolítica e subjetividade; afetividade, solidariedade e mobilização no tempo presente; o que pode um corpo?; percepções do tempo; normalidade e excepcionalidade; tecnosentidos; performance telemática; pedagogia ciborgue.
Participantes: Estudantes ingressantes da Licenciatura em Ciências Humanas.

Pré-requisitos: Os encontros serão síncronos; é preciso ter acesso à internet e preparar um caderno de papel que será usado como diário

 60 vagas - formulário de inscrição

Profs.

Marília Mello Pisani; Marinê Pereira; Alexander de Freitas. 

29/09 a 27/10
3as feiras
19h

Minicurso

Inscrições

(a partir de 18/09)

Brasil em 10 lições: guia básico de sobrevivência para o exercício da docência

Carga horária: 20 horas. 40 vagas

Programa do curso: A produção de conhecimento no Brasil e sobre o Brasil.
Recursos teóricos básicos para ler o Brasil: da aparência à essência. Sobre a legitimação simbólica da desigualdade social. Somos uma sociedade colonial escravocrata: a escravidão faz parte do nosso presente, não do nosso passado.
O patriarcado organiza a vida social brasileira: quando a casa é o perigo, problematizando as ficções público e privado no Brasil
Nosso sistema econômico conjuga a exploração com a humilhação, o desprezo e o ódio ao pobre. Vamos olhar os números? Afinal, que vida é essa que se leva no Brasil? Quem educamos? A necropolítica brasileira – um modelo de sociedade de genocídios programados e suicídios consentidos
Pandemia da Covid-19: educação em perigo, universidades ameaçadas Uma sociedade doente, doente de Brasil. Que fazer?

Metodologia:
Aulas realizadas em conjunto com o grupo de forma virtual. Será indicado um texto para leitura para cada aula para discussão de cada um dos temas. O caminho que será trilhado tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimentos, mas a reflexão coletiva sobre o que está acontecendo agora no país, bem como os recursos epistêmicos necessários para estudar e compreender o Brasil. O curso será apresentado como uma espécie de fundamento para o exercício do ofício da docência no país.

Profª Suze Piza (UFABC)

27/10 a 24/11
3as feiras
14h às 16h

Minicurso

Inscrições

(a partir de 12/10)

Curso via plataforma meet, link  será enviado para os inscritos.

 

Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no contexto da Pandemia de COVID-19 - 20h


Conteúdos online do curso Direitos Humanos, Gênero e Diversidade no Contexto da Pandemia de COVID-19 e a participarem do nosso Lab, contribuindo com um aprendizado coletivo para o desenvolvimento de ações educativas, culturais e sociais a partir da perspectiva da interseccionalidade no enfrentamento das desigualdades e exclusões estruturais vigentes em nossa história, que se agravaram com a disseminação do novo coronavírus.

Programação:

  • Eixo 1 – Direitos Humanos e Diversidades na Pandemia
  • Eixo 2 – Gênero na Pandemia
  • Eixo 3- Sexualidades na Pandemia
  • Eixo 4 – Relações Étnico-Raciais na Pandemia
  • Elaboração de trabalho final.

Andrea Paula  Kamensky,

Mariana Fernandes (Discente PPGINV)

30/10
a 27/11
6as feiras
9h00 às 13h00
 

Minicurso 

Inscrições 

(a partir de 15/10)


Curso via plataforma meet, link enviado para os inscritos.

Escola Pública Democrática

Carga Horária- 20h - 250 vagas

O objetivo geral deste Curso é apresentar alguns dos conceitos e princípios essenciais relacionados à organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática, considerando o perfil do público de cada comunidade escolar. Queremos que as pessoas consigam compreender que a comunidade escolar é a sociedade civil organizada, não apenas os/as trabalhadores/as da educação e as/os estudantes que frequentam a escola diariamente. Todos somos responsáveis por garantir que a escola pública seja um espaço de garantia de direitos humanos, principalmente um dos principais, que é o acesso à educação pública, laica e de qualidade para todas as crianças e adolescentes, de forma justa e equitativa.
Nossa meta é disponibilizar informações relevantes e capacitar qualquer pessoa interessada em utilizar esses conhecimentos relacionados à organização e gestão da Escola Pública Democrática para subsidiar a participação da comunidade escolar e também auxiliar e subsidiar a formulação de políticas públicas de educação básica.
Também oferecemos as bases para compreender como se encontra a temática no contexto da pandemia de COVID-19, pesquisando novos conhecimentos, estudando e registrando seus impactos a curto, médio e longo prazo.

Programação

  • Unidade 1 – O que é uma Escola Pública Democrática
  • Unidade 2 – Quais são as formas de organização, gestão e participação da Escola Pública Democrática
  • Unidade 3 – Como delinear qual é o perfil da minha comunidade escolar
  • Unidade 4 – Quais as ações educacionais, culturais e sociais a serem feitas na Escola Pública Democrática
  • Elaboração de trabalho final

Andrea Paula Kamensky

Raimundo Nonato da Silva Filho

Claudio Oliveira Fernandes 

Clayton Marcelo Barone

Flávia Paes do Amaral Cassemiro 

 

22/10 a 19/11
5as feiras
das 14h às 17h

Oficina

 

Curso via plataforma meet/outras plataformas, link enviado para os inscritos

 

Educação Inclusiva, Ensino Bilíngue para Surdos e Língua Brasileira de Sinais: ações possíveis em tempos de isolamento

- 20 horas - 30 vagas

A ação contará com oficinas que terão atividades síncronas e assíncronas relacionadas aos grupos de pesquisa (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - GPEEI e Grupo de Pesquisa Surdos e Libras - SueLi), com os participantes dos referidos grupos (no caso, estudantes público-alvo da educação especial e respetivos familiares), atividades em vídeos e conversas online que serão acordadas com os cursistas, possibilidade de chats, whatsapps e outros recursos que serão combinados com os participantes.

Inscrições ( a partir de 01/10)

Priscila Benitez, Claudia Vieira e Kate Kumada 

Em caso de dúvidas, ou para maiores informações, escreva para: 

 

Coordenação da Licenciatura em Ciências e Humanas: 

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Coordenação da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas:
 
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