Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > Oficinas PEAT 2016

FAQ: Matrículas Q1.2021

Data de solicitação de matrícula:

De 06 a 09 de novembro, conforme Resolução ConsEPE que aprovou o calendário acadêmico 2021.

Formato do próximo quadrimestre:

Remoto. O plano de retomada gradual das atividades presenciais está em discussão no ConsUni. Portanto, continuam suspensas as atividades presenciais administrativas e de ensino, conforme portaria da reitoria (PORTARIA Nº 394 / 2020 - REIT).

Disciplinas e vagas ofertadas:

A lista de disciplinas ofertadas pode ser encontrada no site da ProGrad. A definição das disciplinas, turmas e vagas é de responsabilidade das coordenações de curso.

Como serão as regras de matrícula?

Continuam vigentes as normas estipuladas pela Resolução ConsEPE 240, que autorizou os quadrimestres suplementares. Alguns detalhes abaixo:

- Limite de disciplinas a serem solicitadas (veteranos): C=10+(3*CR)+(6*CP) créditos, sendo C créditos; CR coeficiente de Rendimento; e CP coeficiente de progressão do curso de ingresso.

Ingressantes:

Os ingressantes 2020 serão matriculados pela Prograd nas disciplinas sugeridas pelas coordenações de curso para o 1º quadrimestre de 2021. Esta ação não impede a possibilidade de escolha destes estudantes, que poderão alterar sua matrícula na fase de ajuste.

Reingressantes:

Poderão concorrer às vagas junto aos veteranos, realizando suas solicitações entre 06 a 09/11/2020. Caso solicitem vagas nas disciplinas dedicadas aos ingressantes para o próximo quadrimestre, terão vaga garantida.

No entanto, para as demais disciplinas, incluindo as demais obrigatórias, estarão sujeitos as regras de classificação conforme descrito abaixo.

Regras de classificação nas turmas (veteranos e reingressantes):

✓ Curso de ingresso, turno, seguido de maior CP
✓ Os alunos que possuem matrícula/reserva de vagas em cursos de formação específica terão prioridade nas disciplinas obrigatórias ou de opção limitada dos respectivos cursos, de acordo com o especificado em Resolução ConsEP nº 31.
✓ Os alunos que não possuam matrícula/reserva de vaga em cursos de formação específica serão analisados pelo turno e índices de seu curso de ingresso, considerando as possíveis trocas de turno de Bacharelado Interdisciplinar (BI), dos últimos editais inclusive.
✓ PcDs possuem matrícula garantida, assim como aqueles em risco de desligamento em acompanhamento pela Divisão de Ensino e Aprendizado Tutorial (DEAT).
✓ Os coeficientes utilizados serão os de 2019.3, uma vez que os conceitos do ECE (Q1.2020) não foram finalizados e os conceitos do QS não deverão ser utilizados em processos seletivos.

Fase de ajuste (14 e 15 de janeiro de 2021):

Nesta fase todos os alunos, ingressantes ou veteranos, poderão realizar alterações de sua matrícula. As vagas disponíveis para esta etapa são aquelas que não foram preenchidas na matrícula, somadas à oferta de novas turmas e vagas. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição.

Solicitação de equivalências:

É recomendado aos discentes que solicitaram ou pretendem solicitar equivalência que não cursem a disciplina para a qual realizaram solicitação neste momento.

Confira mais informações sobre a matrícula pro QS no documento de orientação para matrículas, disponível no site da ProGrad.

Todas as demais regras para o próximo quadrimestre serão as previstas na Resolução ConsEPE 240. Confira o FAQ na página da UFABC.