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Dúvidas sobre processos seletivos PIBID e Residência Pedagógica

1. O que são o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP)?

2. Por que participar do Pibid ou do RP?

3. Todos os projetos de Residência Pedagógica e de PIBID são iguais entre as diferentes instituições de ensino superior (IES)?

4. Quais as diferenças entre PIBID e RP e como saber em qual deles posso me inscrever?

5. Não tenho o perfil do RP neste momento, mas tenho interesse em participar de uma próxima edição. Poderia me inscrever no PIBID agora? Posso ter participação nos dois programas?

6. Qual a duração desses programas?

7. Tenho que permanecer os 18 meses no programa? E se eu precisar sair?

8. Neste ano de 2022, já assumi outros compromissos e tenho receio de não conseguir me dedicar ao programa, mas no ano que vem eu conseguiria. Devo me candidatar mesmo assim?

9. Qual o valor da bolsa e quem paga esta bolsa?

10. Vi no edital que há um limite de 18 meses para recebimento da bolsa tanto no RP quanto no PIBID, mesmo se participei de edições anteriores. O que significa isso?

11. Fui bolsista por menos de 18 meses. Posso me candidatar ao mesmo programa?

12. Participei como bolsista por 18 meses no RP, posso me inscrever novamente neste ano ou devo me candidatar ao PIBID?

13. Não atendo aos requisitos para ser bolsista. Posso participar como voluntário/a?

14. O RP e o PIBID são oferecidos todo ano?

15. Existe a possibilidade de ser bolsista do RP ou do PIBID durante o andamento dos programas?

16. Como serão as atividades dos participantes do Pibid-UFABC e do RP-UFABC?

17. Nos editais iniciais do Pibid e RP, havia uma definição de horário às sextas-feiras à tarde, uma vez ao mês, para encontros de formação. Não tenho essa disponibilidade. Isso vai se manter?

18. Há recessos ou a participação é contínua ao longo dos 18 meses?

19. Como é a participação na escola, existe uma lista de escolas que podemos escolher?

 

Acesse as páginas dos Programas:

 

 

1. O que são o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP)?

Ambos são programas que fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores e têm por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática de estudantes dos cursos de licenciatura, por meio da imersão do/a licenciando/a em escolas de educação básica, sob a supervisão de um professor formador.

Essa imersão contempla, entre outras atividades, encontros coletivos de formação, planejamento e intervenções pedagógicas, e são acompanhadas por um/a professor/a da escola participante e orientada por um/a docente da UFABC.

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2. Por que participar do Pibid ou do RP?

Além da oportunidade de uma bolsa de estudos, você participará de uma imersão em um programa de formação de professores por meio de uma potente parceria entre universidade e escola, que muito tem a contribuir com a sua formação como futuro professor, em especial, quanto à articulação entre teoria e prática. Nos projetos institucionais do RP-UFABC e do PIBID-UFABC são valorizados a horizontalidade, a troca de saberes e o trabalho colaborativo entre os/as participantes.

Além disso, alguns cursos de licenciatura já reconhecem em seus Projetos Pedagógicos do Curso a possibilidade de equivalência de horas do RP para os estágios supervisionados. Em outros cursos, essa discussão está em andamento.

De todo modo, o RP e o PIBID contam como horas de atividades complementares (AC).

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3. Todos os projetos de Residência Pedagógica e de PIBID são iguais entre as diferentes instituições de ensino superior (IES)?

Não. A Capes publica um edital de seleção para o RP e as IES interessadas submetem um projeto institucional com sua proposta e áreas a serem contempladas (subprojetos), a partir dos objetivos e normas do programa.

O RP-UFABC 2022 é o projeto que foi aprovado na seleção deste ano realizada pela Capes, intitulado “Reexistências e horizontalidades: formação coletiva e ações pedagógicas em comunidade”.

O projeto do PIBID-UFABC 2022 tem como título “Trabalho colaborativo como estratégia para o enfrentamento dos desafios contemporâneos de ser docente e se formar docente”.


Ambos propõem subprojetos que abrangem todas as licenciaturas que temos na UFABC (interdisciplinares e específicas).

Para conhecer a proposta do projeto institucional do Residência Pedagógica e seus subprojetos aprovados pela Capes, acesse: prograd.ufabc.edu.br/residencia-pedagogica/projetos-rp.

Para conhecer a proposta do projeto institucional do Residência Pedagógica e seus subprojetos aprovados pela Capes, acesse: pibid.ufabc.edu.br/projetos.

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4. Quais as diferenças entre PIBID e RP e como saber em qual deles posso me inscrever?

Até 2018, o Pibid era o único programa de formação de professores vigente, o que permitia a participação de todos os alunos da licenciatura, independente do momento no curso em que estivesse. Desde então, a Capes separou o programa em dois: o Pibid atual, voltado para os alunos da primeira metade do curso de licenciatura e o RP, com foco nos alunos da segunda metade do curso. Por esse motivo, os editais distinguem quem pode participar de cada programa a partir de critérios como ano de ingresso e CPk.

Esta distinção resulta em planejamentos diferenciados, também. O Pibid é entendido como o primeiro contato do licenciando com seu futuro campo profissional, resultando em ações condizentes com este contexto. Já o RP parte do princípio de que o aluno já iniciou ou vai iniciar seus estágios e tenha cursado disciplinas didático-pedagógicas, além de poder ter participado de outros projetos, portanto, com um perfil com algumas experiências anteriores de formação, resultando em atividades que estimulem maior autonomia no planejamento de ações pedagógicas.

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5. Não tenho o perfil do RP neste momento, mas tenho interesse em participar de uma próxima edição. Poderia me inscrever no PIBID agora? Posso ter participação nos dois programas?

Sim, não há nenhum problema em participar dos dois programas ao longo de sua graduação, ao contrário, isso será muito enriquecedor para sua formação enquanto futuro professor. Muitos/as estudantes têm essa trajetória e são, hoje, ex-pibidianos e ex-residentes.

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6. Qual a duração desses programas?

Ambos têm duração de 18 meses. As atividades estão previstas para iniciar em novembro deste ano e vão até abril de 2024 e os programas totalizam 400 horas de atividades.

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7. Tenho que permanecer os 18 meses no programa? E se eu precisar sair?

Sabemos que alguns percalços ou novas oportunidades acadêmicas e/ou profissionais podem surgir e impossibilitar a participação no programa. Não há problemas em precisar sair do programa durante seu andamento. Neste caso, será fornecida uma declaração de participação pelo tempo dedicado que, ainda assim, poderá compor sua carga horária de atividades complementares.

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8. Neste ano de 2022, já assumi outros compromissos e tenho receio de não conseguir me dedicar ao programa, mas no ano que vem eu conseguiria. Devo me candidatar mesmo assim?

Sim, não deixe de se inscrever por isso. Neste ano, as atividades se iniciam já em novembro e serão voltadas a nos conhecermos e formarmos equipes para as primeiras ações em 2023. Portanto, há flexibilidade quanto à dedicação.

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9. Qual o valor da bolsa e quem paga esta bolsa?

A bolsa é paga diretamente pela Capes e tem o valor, atualmente, de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

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10. Vi no edital que há um limite de 18 meses para recebimento da bolsa tanto no RP quanto no PIBID, mesmo se participei de edições anteriores. O que significa isso?

De acordo com as normas da Capes, o limite para recebimento de bolsa em um mesmo programa é de 18 meses, incluindo o tempo de bolsa recebida em edição anterior. Se você já foi bolsista do RP-UFABC 2020, atingindo este limite, não pode se candidatar ao RP-UFABC 2022. O mesmo vale para o PIBID. Neste caso, você pode se candidatar ao programa no qual não tenha ainda participado.

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11. Fui bolsista por menos de 18 meses. Posso me candidatar ao mesmo programa?

Sim, se você não atingiu o limite de 18 meses, pode se candidatar. Quando este limite for atingido, você deixa de ser bolsista automaticamente pelo Sistema da Capes e pode optar por continuar no programa de maneira voluntária ou não.

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12. Participei como bolsista por 18 meses no RP, posso me inscrever novamente neste ano ou devo me candidatar ao PIBID?

De acordo com as normas da Capes, o limite para recebimento de bolsa em um dos dois programas (PIBID e RP) é de 18 meses, mesmo se a bolsa foi recebida em edição anterior a esta. Se você já foi bolsista do RP, atingindo este limite, pode se candidatar ao PIBID, caso não tenha sido bolsista neste.

O mesmo vale para a pergunta contrária: se você foi bolsista no PIBID, atingindo o limite de 18 meses, pode se candidatar ao RP, se não foi ainda bolsista neste.

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13. Não atendo aos requisitos para ser bolsista. Posso participar como voluntário/a?

Sim, mas neste momento estamos selecionando apenas residentes bolsistas. Somente após o preenchimento das vagas de bolsas concedidas pela Capes e formação dos grupos de bolsistas nos subprojetos, abriremos vagas para voluntários/as. Há limite de número de voluntários/as, de acordo com as normas da Capes para o programa (3 estudantes voluntários/as para cada 15 bolsistas no RP e 6 discentes voluntários para cada 24 bolsistas no Pibid).

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14. O RP e o PIBID são oferecidos todo ano?

Não. Cada programa tem duração de 18 meses e tem sido oferecido a cada 2 anos. Esta seleção é para a edição 2022-2024.

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15. Existe a possibilidade de ser bolsista do RP ou do PIBID durante o andamento dos programas?

Não é garantido, pois as cotas de bolsas preenchidas agora permanecerão até o fim do programa. Apenas se algum/a estudante bolsista deixar de participar, é convocado/a o/a próximo estudante da lista de espera do cadastro de reserva de vagas deste processo seletivo. Portanto, você precisa ter participado do processo seletivo e estar na lista de espera. Se novas vagas surgirem, após o encerramento do cadastro reserva, novo processo seletivo poderá ocorrer.

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16. Como serão as atividades dos participantes do Pibid-UFABC e do RP-UFABC?

Em ambos os programas, a carga horária mensal do projeto (32 horas) será composta por atividades realizadas na escola parceira do projeto, na UFABC e em locais de preferência do bolsista. Na UFABC, estão previstas reuniões de planejamento e encontros formativos. Na escola parceira, ocorrerão atividades vinculadas às aulas do professor supervisor e de acordo com o planejamento de cada subprojeto. E, por fim, atividades como leituras, estudos, planejamento e produção de materiais didáticos também compõem a carga horária mensal, podendo ser realizadas em local de preferência do pibidiano e do residente.

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17. Nos editais iniciais do Pibid e RP, havia uma definição de horário às sextas-feiras à tarde, uma vez ao mês, para encontros de formação. Não tenho essa disponibilidade. Isso vai se manter?

Não. Nós reavaliamos essa questão e flexibilizamos tal disponibilidade, deixando-a como “desejável” (veja os editais de retificação). Quando o RP e o PIBID iniciarem suas atividades, serão acordados no grupo os dias e horários, da melhor forma, para que todos/as possam participar.

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18. Há recessos ou a participação é contínua ao longo dos 18 meses?

As 400 horas totais dos programas estão distribuídas no planejamento das atividades de modo a contemplar alguns recessos, tanto entre quadrimestres na UFABC quanto os recessos escolares da rede pública de educação básica.

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19. Como é a participação na escola, existe uma lista de escolas que podemos escolher?

Não. As escolas dependem dos professores e professoras que serão aprovados no processo seletivo para docentes da educação básica. Portanto, não há uma lista prévia pois não sabemos, por enquanto, quais escolas estarão conosco.

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