Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > Portal > Estagiário(a) - Tesouraria (TRG)

Orientações para ingressantes 2024

Ingressante de 2024, bem-vindo(a) à UFABC!

Confira a seguir algumas orientações importantes sobre a nossa universidade.

Login / E-mail institucional

Para ter acesso aos sistemas da UFABC faz-se necessário realizar seu cadastro em acesso.ufabc.edu.br/cadastro.

Siga os passos para criar também seu e-mail institucional.

Para acessar seu e-mail institucional, acesse webmail.ufabc.edu.br.

Passadas 12 horas da criação do seu e-mail institucional, você poderá acessar o SIGAA e o Portal do Discente.

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

Um dos principais recursos a que você terá acesso com seu login institucional será o SIGAA (sig.ufabc.edu.br/sigaa).

Nesse ambiente, na aba Ensino, é possível emitir seu Atestado de Matrícula em disciplinas.

Nessa mesma aba é possível emitir também a Declaração de VínculoRecomendamos que mantenha uma cópia dessa declaração (impressa ou salva no celular).

Não deixe de conferir seu cadastro em Meus Dados Pessoais.

Como saber os horários das aulas

É importante que você esteja a par das informações referentes às suas aulas - horários, lugares (salas/laboratórios), turmas e docentes.

Para tanto, recomenda-se o acesso ao documento como saber os horários de aulas.

Central de Serviços

A central reúne diversos serviços prestados por diferentes áreas da universidade.

Cursos de Revisão de Tópicos do Ensino Médio

Os cursos têm por objetivo revisar conteúdos essenciais de matemática e física, bem como, preencher eventuais lacunas deixadas na trajetória do aluno ao longo do Ensino Médio. Para mais informações, acesse:

Carteirinha Estudantil

Solicitações via Central de Serviços.

As carteirinhas não estão sendo confeccionadas no momento, mas, ainda assim, recomendamos que você faça sua solicitação.

Transporte

Para informações sobre transporte público, cartões de passe etc., acesse prograd.ufabc.edu.br/transporte-universitario.

Para informações sobre o transporte fornecido pela UFABC (Fretados), acesse pu.ufabc.edu.br/horarios-dos-onibus-old

Projeto Q-Zero

Atividades voltadas a estudantes ingressantes, promovendo a sua adaptação, tutoria e o seu nivelamento para o início dos cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas interdisciplinares)

Para outras informações, dúvidas etc., contate a CAE:

Central de Atendimento ao Estudante - CAE

Campus Santo André

Bloco A, Torre 1, Térreo

Av. dos Estados, 5001, Bairro Bangu

CEP: 09210-580 - Santo André, São Paulo

Campus São Bernardo do Campo

Bloco Alfa, Térreo

Alameda da Universidade, s/nº, Bairro Anchieta

CEP: 09606-045 - São Bernardo do Campo, São Paulo

Serviço:

Cadastro de novo usuário
- Para ter acesso aos sistemas da universidade é necessário realizar o cadastramento

Webmail - Para acesso ao e-mail institucional

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

Na aba Ensino é possível obter a Declaração de Vínculo e o Atestado de Matrícula em disciplinas

Informações sobre turmas, docentes, salas e horários de aulas

Carteirinha Estudantil - Solicite a sua via Central de Serviços

Informações sobre Transporte Público (EMTU, SPTrans etc.)

Informações sobre o transporte fornecido pela UFABC (Fretados)

Cursos de Revisão de Tópicos do Ensino Médio

Os cursos têm por objetivo revisar conteúdos essenciais de matemática e física, bem como, preencher eventuais lacunas deixadas na trajetória do(a) estudante ao longo do Ensino Médio

Projeto Q-Zero