Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > Desligamento de curso

Perguntas frequentes - 2º quadrimestre de 2024

1. Como será feita a reposição das aulas impactadas pela greve de servidores e servidoras da educação?

Em sessão extraordinária do ConsEPE realizada em 25 de junho de 2024, foi aprovada a atualização do Calendário Acadêmico 2024, prevendo três semanas de reposição de aulas para o segundo quadrimestre de 2024.

Cada disciplina deverá prever plano de ensino que contemple 12 semanas. E, necessariamente, as aulas devem ocorrer na modalidade presencial, que é a única forma de ensino regulamentada na UFABC.

2. O que será feito com as turmas que foram canceladas em virtude da greve?

As disciplinas e turmas canceladas em virtude da greve serão planejadas para oferta, em momento oportuno, nos quadrimestres subsequentes.

3. As faltas ocorridas no período de greve serão contabilizadas?

De acordo com a Resolução ConsEPE nº 266/2024, as faltas ocorridas até o momento de interrupção temporária das atividades de aula da graduação (ou seja, de 03 a 15 de junho) não serão consideradas.

4. Até quando será possível fazer o cancelamento de matrículas em disciplinas?

Excepcionalmente, haverá segundo período de cancelamento de matrículas em disciplinas, entre a 3ª e a 6ª semana do quadrimestre (até dia 14 de julho).

Para solicitar, basta acessar o portal do aluno do SIGAA.

5. Até quando será possível fazer o trancamento do quadrimestre, sem justificativa?

Excepcionalmente, haverá período estendido de trancamento de matrícula sem justificativa, até a 9ª semana do quadrimestre (até 04 de agosto).

Para solicitar, basta acessar o portal do aluno do SIGAA.

6. Gostaria de mudar minha decisão de cancelamento de matrícula em disciplina ou de trancamento de quadrimestre. É possível?

Excepcionalmente, será possível a reversão de cancelamento de matrículas em disciplina ou de trancamento de quadrimestre até a 5ª semana do quadrimestre (até 07 de julho).

Porém, a possibilidade de reversão de cancelamento se restringe a matrículas em disciplinas que foram canceladas até o momento da cessação da greve docente e só poderá ser efetivada se houver vaga na turma. Do mesmo modo, a reversão do trancamento do quadrimestre não garante que todas as matrículas em disciplinas serão reativadas, porque dependerá da disponibilidade de vagas.

Para solicitar, basta encaminhar e-mail especificando o pedido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

7. Estou com dúvidas sobre quais decisões eu devo tomar em relação às disciplinas em que estou matriculado(a) neste quadrimestre. O que devo fazer?

Em caso de dúvidas, procure orientação pedagógica junto à DEAT, por meio do preenchimento dos seguintes formulários:

Campus Santo André

Campus São Bernardo do Campo