Portal > Arquivo de notícias > UFABC recebe instituições que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial

UFABC recebe instituições que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial

Na sexta-feira (4), a UFABC reuniu, no Campus Santo André, cinco instituições de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial. Além da própria Universidade, participaram do encontro representantes do ITA, UnB, UFMG, UFSC e UFSM. A reunião foi utilizada para a troca de informações e também para o início da redação de uma carta de intenções.

"A área aeroespacial é extremamente complexa, envolvendo questões que vão desde problemas científico-tecnológicos até a política e defesa nacional. Ela também é extremamente sofisticada e cara, exigindo equipamentos e instalações que dificilmente poderão ser operados por instituições individuais. Por isso, a UFABC tomou a iniciativa de formar uma aliança das instituições federais de ensino superior que oferecem o curso de engenharia aeroespacial, para juntar esforços, compartilhar infraestrutura e criar sinergias", afirmou o reitor da Universidade, Klaus Capelle.

Para o professor Annibal Hetem, diretor do CECS, a ação conjunta vai dar mais peso às demandas das universidades. "Essa parceria nos permitirá solicitar para as entidades brasileiras – Agência Espacial Brasileira e INPE – coisas que são importantes para os cursos, e mais adiante, quem sabe, até para as entidades internacionais", disse.

Elogios à estrutura física da UFABC e comentários sobre os desafios de implantar o curso de Engenharia Aeroespacial marcaram a reunião. O professor Flávio Bussamra, chefe da divisão de Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial do ITA, classificou como "desafiadora" a busca por professores na área. "Encontrar docentes para a área é um grande desafio. Temos que formar professores para dar aula no curso", explicou.

Os participantes da reunião levaram minuta da carta a suas respectivas instituições para que ela seja referendada.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
14/12/2015