Newsletter Ingressantes nº 06
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Ingressando nas L.I. em 2020! |
Newsletter nº 06/20 PROGRAD • 01 de setembro
Você ingressou em uma Licenciatura Interdisciplinar!
A UFABC apresenta uma novidade nesse ano de 2020: os novos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) como opções de ingresso na Universidade. Licenciatura é uma formação em nível superior que confere grau de licenciado. O prazo previsto para a conclusão das Licenciaturas Interdisciplinares é de 04 anos. Quanto ao prazo previsto para conclusão das licenciaturas de formação específica, verifique os projetos pedagógicos dos respectivos cursos. O curso de licenciatura prepara profissionais para ministrarem aulas.
Página da Licenciatura em Ciências Humanas >
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A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS •
Educação étnico-racial é sinônimo de pluralidade
No interior das várias sociedades humanas, as pessoas que se dedicam à Educação desempenham nas suas comunidades um papel que se diferencia daquele atribuído a qualquer outro ofício, por mais importante e nobre que seja. Assim como os griôs (ou griotes, no caso de mulheres) de algumas nações africanas, é papel das educadoras e dos educadores transmitir às novas gerações o conjunto de conhecimentos adquiridos e as reflexões desenvolvidas por um determinado grupo social, povo ou nação e pela humanidade. É o legado deixado pelos antepassados que imprime identidade, ideia de pertencimento, capacidade de interagir e sobreviver na sociedade. Portanto, não existe educação sem História, na sua dimensão latu sensu, aquele conjunto de narrativas que aborda o desenvolvimento das artes, das ciências, da tecnologia, do imaginário social, da organização econômica, social e política. (...) Foi no espírito daqueles ensinamentos e dos fundamentos que modernizaram a LDB que se desenvolveu o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências e Humanidades (LCH) da Universidade Federal do ABC - UFABC. Curso esse que, para além de bons profissionais de educação do Ensino Básico, pretende formar Educadores e Educadoras no seu sentido mais amplo e profundo, conectados com a produção acadêmica de qualidade e plural desenvolvida na UFABC e demais universidades do Brasil e do restante do mundo. A educação é feita de escolhas. O curso LCH da UFABC escolheu servir aos interesses da maioria e, por conta disso, proporcionar uma educação holística, contemplando assim todas as contribuições que erigiram esta nação; escolheu o contraditório, a busca da Verdade por meio da ciência, e optou por orientar-se pela ideia de que a educação não pode ser um privilégio, menos ainda uma mercadoria, e sim um direito fundamental. Na nossa concepção, considerar a dimensão étnico-racial da educação no Brasil é uma conquista civilizatória e por isso, em nosso curso, os estudos étnico-raciais não representam uma abordagem marginal ou secundária, ao contrário, constituem tema transversal a todas as disciplinas que o estruturam. (...)
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A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS •
História das Ciências: Um mundo a ser desvendado!
Você já pensou em como as teorias ou ideias científicas foram desenvolvidas? Em quem são os cientistas – homens e mulheres – que desenvolveram essas teorias? Essas são algumas perguntas que a História das Ciências procura responder. Na LCNE, você poderá adentrar nesse intrigante campo de pesquisa, aprimorando estratégias para inserir esses conteúdos em sua prática docente. Prof. Dr. Breno Arsioli Moura - CCNH
Vídeo: Profissão Cientista | História das Ciências >
Vídeo: História da Ciência para o Ensino >
*** Educação Matemática: Ensino de Probabilidade e Estatística
A Base Nacional Comum Curricular publicada em sua versão final em 2018 reforça a importância do ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica, incluindo o tópico “Estatística e Probabilidade” como um dos cinco eixos temáticos de Matemática, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental e temos o GT 12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática realizando diversos estudos na área. Prof. Dr. Ailton Paulo de Oliveira Junior – CMCC
Artigo: O ensino de estocástica no currículo de Matemática do Ensino Fundamental no Brasil >
*** Influência das Emoções no Ensino de Ciências
A sala de aula de Ciências é um espaço onde os estudantes vivenciam alegrias, tristezas, curiosidade, ansiedade e outras emoções que marcam as relações interpessoais e os vínculos afetivos que eles estabelecem com o objeto de conhecimento. Tal fato atribui ao processo de ensino-aprendizagem das Ciências uma dimensão afetiva/emocional. Prof. Dr. Robson Macedo Novais – CCNH
Apresentação: A influência das emoções no ensino de Ciências >
*** Relação entre ensino de química, biodiversidade e uso de tecnologia na produção de fármacos
Uma pessoa picada por uma dada cobra pode ter sua pressão sanguínea diminuída e o estudo da composição desse veneno possibilitou produzir fármacos, por exemplo, contra a hipertensão. Esse contexto pode ser utilizado num processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem envolvendo as proteínas. Prof. Dr. Paulo de Ávila Júnior – CCNH
Apresentação: A influência das emoções no ensino de Ciências >
*** Gênero e Sexualidade em Educação, Ciência e Cultura: Currículo, Teoria Queer e Filosofia da Diferença
No que se transformam a educação, a ciência e a cultura quando eliminamos os pressupostos de objetividade universalizante destas instituições (e de suas práticas)? Ao invés de buscar o esclarecimento iluminista da razão, produzir tessituras sujas nas diferentes experiências que nos constituem enquanto sujeitos? E se desejarmos escapar aos modos de captura dos nossos desejos, libertar a diferença em detrimento dos jogos identitários? Será que podemos pensar uma vida de fracassos como um modo de resistir aos modos capitalísticos de produção contemporâneos? No Laboratório de investigação pelas Dissidências: Educação e Subjetividades (LinDES) propomos encontros de pesquisa que permitem colocar em evidência pensamentos e práticas produzidos nas interfaces entre educação, cultura, gênero e sexualidade. Prof. Dr. Allan Moreira Xavier - CCNH
*** Tópicos de Ensino de Astronomia na Educação Básica
A disciplina de "Tópicos de Ensino de Astronomia na Educação Básica" possibilita, ao futuro professor, o estudo sobre as bases conceituais do tema, como: Planetas, estrelas, fases da Lua e outros. Além disso, possibilita também a realização de atividades práticas e lúdicas que poderão ser desenvolvidas em sala de aula. Prof. Dr. Evonir Albrecht - CMCC
Artigo: Ensino de Astronomia no Ensino Médio, uma proposta >
*** Grupo de ensino de ciências e suas complexidades
O GrECC investiga e propõe atividades para a ensino básico, procurando promover uma formação mais crítica e pautada em elementos que articulem aspectos da complexidade, educação para o risco e o meio ambiente. Vários temas são investigados a partir de referenciais como: Paulo Freire, Edgar Morin, Ilya Prigogine, Eduardo José García, Ulrich Beck, entre outros. A partir desses referenciais os projetos desenvolvidos no grupo contemplam três dimensões: a educacional, epistemológica e o ensino-aprendizagem Profa. Dra. Giselle Watanabe - CCNH
*** Alfabetização científica e formação de professores: contextos e concepções
Algumas abordagens atuais da literatura referentes à educação científica apontam a necessidade da aproximação do aluno ao conjunto de conceitos, teorias e fatos culturalmente reconhecidos pela comunidade científica e que são trabalhados na escola, mais especificamente, a partir do desenvolvimento de uma alfabetização científica. Nesse sentido, podemos investigar como a alfabetização científica se desenvolve em vários contextos de ensino e de aprendizagem, seja na escola ou na formação de professores, conforme os artigos sugeridos: Profa. Dra. Patrícia Sessa - CCNH
Alfabetização Científica na formação e na prática de professores >
Alfabetização científica e a construção de concepções no contexto de formação de professores >
*** Robótica Pedagógica na UFABC para a formação interdisciplinar de professores com a Base Nacional Comum Curricular
A Robótica na engenharia é considerada um tema interdisciplinar por envolver mecânica, eletrônica, eletricidade, computação e mesmo aspectos de mimetização biológica, sendo derivada da Cibernética, esta sim uma ciência de natureza originariamente interdisciplinar, cuja denominação foi cunhada no período pós 2ª guerra mundial por Norbert Wiener professor e pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos E.U.A. A utilização da robótica em educação ganhou força com as teorias construcionistas de outro professor do MIT, Seymour Papert, que através dos conhecidos blocos de montagem LEGO propôs a adição de inteligência neles daí surgiram módulos programáveis e configuráveis aos blocos LEGO possibilitando fáceis e criativas montagens “inteligentes”, inclusive robôs simples, e daí para o uso integrado nas escolas foi um rápido passo com o produto LEGO Mindstorms. A proposta de nosso grupo na UFABC é de uma Robótica Pedagógica por Projetos que incorpora além do construcionismo de Papert uma maior liberdade criativa, através do uso de tecnologias de design DIY (Do It Yourself), ou “Faça Você Mesmo”, como os processadores Arduíno e tudo mais que no âmbito da comunidade escolar se deseje incorporar aos projetos desenvolvidos, como itens reciclados simples. Aproveitando o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nosso grupo organiza na UFABC capacitações anuais para professores da rede pública do ABC, para formá-los a desenvolver projetos interdisciplinares nas suas escolas, uma metodologia realmente ativa, na temática de Robótica Pedagógica e ferramentas Arduíno, mas sempre relacionados com Habilidades e Competências sugeridas nas BNCCs, e com proposta e prática realmente interdisciplinar pela atuação conjunta em pares de professores, de disciplinas diferentes, quaisquer que sejam, como Língua Portuguesa-Biologia, Matemática-Filosofia, Ciências-Artes, Geografia-Educação Física, etc. Na Robótica Pedagógica da UFABC o protagonismo é total dos alunos (inclusive de séries diferentes), mediados pelos professores, com aprendizado colaborativo, como sugerido por Vygotsky e práticas o mais sustentáveis possíveis, através do uso de reciclagem e boas práticas de construção, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Prof. Dr. Mário Minami - CECS
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***Dúvidas sobre as Licenciaturas Interdisciplinares?*** * Fale conosco ao vivo dia 02 de setembro às 19h, via Youtube * |
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