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Projeto de alunos da UFABC participará de competição

O veículo aéreo não tripulado (Vant) desenvolvido pela Equipe Harpia Aerodesign, constituída por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), será um dos participantes da 16ª Competição SAE Brasil, que será realizada de 30 de outubro a 2 de novembro.

A disputa é uma iniciativa da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), e tem o objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade.

Segundo o capitão da Harpia, Lucas Pereira, a equipe está muito entusiasmada com os possíveis resultados a serem alcançados. Parte dessa expectativa se deve à reorganização estrutural ocorrida no fim de 2013, que resultou na composição de 30 integrantes, na nova divisão técnica de Ensaios & Testes e na criação de uma divisão de Marketing, que fez com que a página da equipe se tornasse a segunda maior do ramo no Brasil.

Com as pesquisas desenvolvidas pela divisão de Ensaios, a Harpia conseguiu inovar na escolha dos materiais a serem usados no projeto, evitando o superdimensionamento estrutural e diminuindo os custos finais da construção. Novas soluções de montagem e modelagem foram propostas em 2014 e o Vant que particiará da competição está completamente reformulado em comparação aos modelos de anos anteriores.

Com o apoio da UFABC, foram realizados sete voos testes ao longo do ano para testar a aeronave em condições climáticas diversas e com diferentes quantidades de carga útil, com o auxilio de equipamentos de telemetria desenvolvidos pela própria equipe. Vários ajustes técnicos foram propostos e a acurácia do projeto final atingiu níveis nunca antes alcançados pela equipe.

Paralelo ao desenvolvimento teórico do projeto, com patrocinadores de peso como a Alltec, Ominysys, Instituto de Engenharia, Lord, JBM Cortes Especiais, Eco Brasil Copiadora, Vjp Automação e Manutenção, várias inovações puderam ser implementadas. Entre elas, o uso de uma estação meteorológica e a construção do protótipo com materiais compósitos como HoneyComb, Divinycell, fibra de carbono e fibra de aramida (Kevlar).

Com mudanças significativas propostas pela divisão de marketing, uma nova imagem visual da Harpia foi criada, atraindo novos patrocinadores que ajudaram financeiramente no aporte de boa parte dos custos do projeto. Como resultado dessa iniciativa, os 30 integrantes estão confiantes de terem feito o possível para superar as expectativas na competição.

Fonte: Portal do APL de Defesa do Grande ABC

 

Confira também:

Site: http://pesquisa.ufabc.edu.br/gpda/harpia

Youtube: https://www.youtube.com/user/HarpiaAeroDesign

Facebook: https://pt-br.facebook.com/HarpiaAeroDesign

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