AUTOATENDIMENTO PROGRAD
Horários de atendimento presencial na Central de Atendimento ao Estudante:
Terças e quartas-feiras, às 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas.
Eu sou:
Informações para ingressantes | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
SISU 2022 |
Informações Gerais: prograd.ufabc.edu.br/sisu |
Dúvidas sobre envio de documentação de matrícula |
e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Visitação aos Campi antes do início das aulas | |
Portal Prograd |
Perfil de acesso "aluno" Este será um dos principais canais de informações ao longo de toda sua trajetória acadêmica: prograd.ufabc.edu.br/aluno |
Guia da Graduação |
Entenda como funciona a graduação na UFABC: prograd.ufabc.edu.br/guia-da-graduacao |
PET-CTI Apresenta |
Um Guia da Graduação em vídeo - PET-CTI Apresenta (Conceitos, coeficientes, matrículas em disciplinas, avaliações, etc;) |
Cancelamento de matrícula na UFABC |
Envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Informações gerais para ingressantes | |
Semana de Inserção Universitária |
breve |
Início das aulas | 19 de setembro de 2022 - conforme calendário acadêmico |
Disciplinas do 1º quadrimestre letivo |
divulgaremos em breve em prograd.ufabc.edu.br/sisu |
Criação do login e e-mail institucional |
realizado em acesso.ufabc.edu.br após o deferimento da matrícula (instruções serão enviadas via e-mail) |
Acesso à Central de Serviços | É realizado após a criação do login institucional: Central de Serviços |
Como saber meu R.A. ? |
Acessar o SIGAA com seu login institucional (criado em acesso.ufabc.edu.br) e emitir declaração de vínculo onde irá constar seu registro acadêmico |
Posso estagiar desde o primeiro quadrimestre? |
Sim, confira a documentação e as regras para estágio em prograd.ufabc.edu.br/estagios |
Carteirinhas |
prograd.ufabc.edu.br/aluno/carteirinhas Indicamos a utilização do Atestado de Matricula/Vínculo como documento comprobatório e que seja feita retirada da mesma conforme forem divulgados os lotes disponíveis na página acima. |
Transporte Universitário | |
Programas de iniciação científica | |
Auxílios e bolsas | |
Divisão de Ensino e Aprendizagem tutorial |
A DEAT acompanha estudantes da graduação em seu desenvolvimento acadêmico por meio de orientações pedagógicas e dos programas: Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico (PADA) - orientação pedagógica a discentes de graduação, planejamento de matrícula, matrizes sugeridas dos cursos interdisciplinares, prazos para conclusão dos cursos interdisciplinares etc. Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT) Orientação acadêmica e acompanhamento discente: a transição do Ensino Médio para o Superior pode ser desafiadora e que a organização acadêmica da UFABC (com os quadrimestres, a matriz curricular organizada individualmente, o sistema de matrículas em disciplinas, etc.) é um desafio a mais para estudantes. Por isso existe o PEAT, que é uma oportunidade de orientação acadêmica e acompanhamento para auxiliar nessa fase de suas vidas, contribuindo ainda com a tomada de decisões e com o exercício da autonomia na universidade. |
Curso de Revisão de Matemática | |
Curso de Revisão de Física | |
Projeto Q-Zero |
Curso de Introdução aos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC - inscrições serão abertas em breve
|
Canal "Eu sou da UFABC" |
Um guia da UFABC de estudante para estudante: www.youtube.com/eusoudaufabc |
Horários de atendimento presencial na Central de Atendimento ao Estudante: Terças e quartas-feiras, às 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas.
Estudante regular - Dúvidas sobre:
DISCIPLINAS EM GERAL: MATRÍCULAS/AJUSTE / APROVEITAMENTO, ETC. | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Dúvidas sobre grade, quadrimestre ideal, quais disciplinas matricular-se |
Solicitação de orientação da DEAT quanto à matricula/cancelamento de disciplinas: Preencher formulário |
Matrículas em Disciplinas | Para informações sobre deferimentos pós ajuste, turmas extras etc., acesse matrículas em disciplinas / Ver também: Calendários 2022 |
Edital de Inscrições para Troca de Turno - válida para o 3º quadrimestre de 2022 |
Inscrições encerradas |
Troca de turno de disciplinas (por motivos justificados) | Realizado via Central de Serviços, menu PROGRAD |
Cancelamento de matrícula em disciplina dentro do prazo - sem justificativa | Realizado via SIGAA |
Cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo - com justificativa | Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD |
Cancelamento de matrículas em cursos |
Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD |
Equivalências (período de solicitação: de 13 a 25 de junho de 2022) |
Realizado via SIGAA. Mais informações em: prograd.ufabc.edu.br/equivalencias Dúvidas, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Recursos via Central de Serviços: central.ufabc.edu.br |
Recursos de equivalências |
Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD Dúvidas, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Aproveitamento de disciplinas cursadas em outras instituições como disciplinas livres | |
Solicitação de revisão de conceitos |
Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD |
Aproveitamento de disciplinas em caso de troca de BI |
Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD |
Aproveitamento de disciplina como "Livre Escolha" | |
Trancamento de quadrimestre |
Realizado via SIGAA até seis semanas após o início do quadrimestre. Após a sexta semana, a solicitação de trancamento deve ser justificada e realizada via Central de Serviços |
Troca de BI ou LI |
|
Estudo Dirigido e Matrícula Extemporânea |
Solicitações Aproveitamento de disciplina - Troca de BI Aproveitamento de disciplina como "Livre Escolha" Atestado de Conclusão de Curso Cancelamento de disciplina por motivo justificado Cancelamento de matrícula em curso Histórico Escolar - Para conferência e acompanhamento Histórico Escolar - Para estágios, processos seletivos e traduções Recurso de equivalência Revisão de conceito Solicitações diversas Trancamento de quadrimestre por motivo justificado Troca de turno de disciplina por motivo justificado Correção de vínculo no SIGAA Alteração de nome de registro Inclusão de nome social Estágios Cadastro de Convênio de Estágio Cadastro de Estágios - Exclusivo para cursos específicos do CECS Cadastro de Estágios - Exclusivo para cursos específicos do CMCC Documentação de Estágios BCT, BCH, LCH e LCNE (Termo de Compromisso, Termo Aditivo, Termo de Rescisão e Relatório de Estágio) Relatório, Avaliação do Supervisor declarando horas e Avaliação do Orientador do Período - Exclusivo para cursos específicos do CECS Relatório, Avaliação do Supervisor declarando horas e Avaliação do Orientador do Período - Exclusivo para cursos específicos do CMCC Rescisão de Estágios - Exclusivo para cursos específicos do CMCC Termo Aditivo de Estágio - Exclusivo para cursos específicos do CECS Termo Aditivo de Estágio - Exclusivo para cursos específicos do CMCC Aproveitamento de Estágios - Exclusivo para cursos específicos do CECS Aproveitamento de Estágio - Exclusivo para os Cursos do CMCC Carteirinhas Solicitação de 1ª via de carteirinha Solicitação de 2ª via de carteirinha |
ESTÁGIOS/ MONITORIA/ ATIVIDADES COMPLEMENTARES | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Dúvidas em geral sobre estágios | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Estágios - cadastro de convênios / cadastro de estágio / relatórios / rescisão / termos aditivos |
Estudantes devem encaminhar a documentação via Central de Serviços, que é acessada com seu login institucional. Informações mais detalhadas na Central de Serviços, menu PROGRAD |
Envio de documentação para assinatura/renovação de contratos de estágio |
Realizado via Central de Serviços, menu PROGRAD Orientações: prograd.ufabc.edu.br/estagios/documentos Prazo para devolução de contratos assinados: 5 dias úteis |
Monitoria Acadêmica (processos seletivos, documentação, etc;) |
prograd.ufabc.edu.br/monitoria-academica Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Entrega de Atividades Complementares dos BIs |
Tutoriais em prograd.ufabc.edu.br/bct/atividades-complementares Em caso de dúvidas: formulário de contato com a DEAT Ou e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Auxílio eventos |
prograd.ufabc.edu.br/aluno/auxilio-eventos Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Programa de Residência Pedagógica |
prograd.ufabc.edu.br/comfor/4056-residencia-pedagogica-editais-abertos |
EMISSÃO DE DOCUMENTOS | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Emissão de Histórico Escolar |
Realizado via Central de Serviços > Menu Prograd, opção "Histórico escolar" Atenção: O histórico escolar do SIGAA ainda está em desenvolvimento, por isso, informações relacionadas a disciplinas de quadrimestres anteriores, coeficientes e integralização do curso devem ser consultadas no Portal do aluno. Caso necessite de histórico escolar, solicite via Central de Serviços. |
Emissão de carteirinha de transporte universitário |
Verifique o posicionamento da empresa de transporte correspondente: prograd.ufabc.edu.br/transporte-universitario |
Solicitação de carteirinhas (1ª ou 2ª via) |
Realizada via Central de Serviços menu PROGRAD. Devido à pandemia, ocorrerá atraso na entrega Indicamos a utilização do Atestado de Matricula/Vínculo como documento comprobatório e que seja feita retirada da mesma conforme forem retornando as atividades presenciais. |
Emissão de Ficha Individual do Aluno |
Realizada via Portal do Aluno |
Solicitações gerais não elencadas aqui |
Acessar a Central de Serviços, menu Prograd, opção "Solicitações diversas" |
COLAÇÃO DE GRAU /DIPLOMAS | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Atestado de Conclusão de Curso | Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD
Informações necessárias: Nome; Registro acadêmico; Curso; Data da Colação de Grau; Número do RG; Número do CPF; Data de Nascimento; Naturalidade (cidade e estado em que nasceu) E-mail pessoal. |
Formulário para solicitação de Colação de Grau | |
Emissão de atestado de aptidão à Colação de Grau |
Realizado via Central de Serviços menu PROGRAD |
Colação de Grau |
Estamos realizando a "Outorga de Grau" via portaria da Reitoria, sem comparecer pessoalmente. Mais informações em: prograd.ufabc.edu.br/colacao-de-grau |
Retirada de diplomas já expedidos (colações de grau anteriores a fev/2020) |
Comparecer à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) do Campus Santo André (Bloco A, Térreo), às terças ou quartas-feiras, das 10h às 14h ou das 16h às 20 horas.
Importante: antes de comparecer ao campus, certifique-se que de seu diploma está disponível e, se sim, atente-se às instruções sobre testagem, uso de máscaras etc. Para mais informações, consulte prograd.ufabc.edu.br/diplomas |
EMAIL - SISTEMAS | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Correção de vínculo no SIGAA | Realizada via Central de Serviços menu PROGRAD |
Criação de e-mail institucional e acesso aos sistemas | Acessar o endereço: acesso.ufabc.edu.br e entrar com seu número de CPF |
Ambientes Virtuais: Moodle / Tidia / etc. |
Contatos disponíveis em netel.ufabc.edu.br/contato-e-localizacao Se os sistemas não permitem acesso: envie e-mail relatando o ocorrido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
FAQ do Netel: netel.ufabc.edu.br/faq-perguntas-frequentes |
Acesso ao Portal do Aluno | Realizados com o "login institucional" criado após a matrícula |
Acesso ao SIGAA | |
Acesso à Central de Serviços | |
Como saber meu R.A.? (registro acadêmico) |
Acessar o SIGAA com seu login institucional (criado em acesso.ufabc.edu.br) e emitir declaração de vínculo onde irá constar seu registro acadêmico. |
Minhas notas não foram lançadas/não aparecem em sistema |
e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
DÚVIDAS EM GERAL SOBRE CURSOS | PROVIDÊNCIAS |
---|---|
Orientações pedagógicas (DEAT) | Realizadas via preenchimento do formulário na página da DEAT |
Processos de desligamento |
Consulta via preenchimento do formulário na página da DEAT |
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico - PADA
|
Orientação pedagógica a discentes de graduação, planejamento de matrícula, matrizes sugeridas dos cursos interdisciplinares, prazos para conclusão dos cursos interdisciplinares etc; |
PEAT - Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial |
Orientação acadêmica e acompanhamento discente: a transição do Ensino Médio para o Superior pode ser desafiadora e que a organização acadêmica da UFABC (com os quadrimestres, a matriz curricular organizada individualmente, o sistema de matrículas em disciplinas, etc.) é um desafio a mais para estudantes. Por isso existe o PEAT, que é uma oportunidade de orientação acadêmica e acompanhamento para auxiliar nessa fase de suas vidas, contribuindo ainda com a tomada de decisões e com o exercício da autonomia na universidade. |
Dúvidas sobre cursos de formação específica pós-bi (Engenharias, Bacharelados e Licenciaturas) |
Entrar em contato diretamente com a coordenação do curso, via e-mail disponível na página de cada curso. |
PET - Programa de Ensino Tutorial |
Desenvolve atividades que propiciem a ciência, tecnologia e inovação de dentro para fora da Universidade, conscientizando discentes da sua importância e de como fazer, assim como proporcionar ao corpo docente um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e dar acesso a qualquer comunidade a esse recurso tanto acadêmica quanto externamente |
Curso de Introdução aos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC | |
Curso de Revisão de Matemática |
prograd.ufabc.edu.br/curso-de-matematica-revisao-de-topicos-do-ensino-medio |
Curso de Revisão de Física |
prograd.ufabc.edu.br/curso-de-fisica-revisao-de-topicos-do-ensino-medio |
Contato da Central de atendimento ao Estudante: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pretendo ingressar na UFABC (FAQ)
Não. O ingresso ocorre via ENEM e SiSU do início do ano. As aulas dos ingressantes iniciam no terceiro quadrimestre letivo. prograd.ufabc.edu.br/calendarios
Confira o vídeo sobre os Bacharelados Interdisciplinares da UFABC e o vídeo sobre as Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC
Não localizou aqui a informação que buscava? Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ATIVIDADES DE OUTROS SETORES DA UFABC | |
---|---|
Conselhos Superiores (ConsUni e ConsEPE) | www.ufabc.edu.br/administracao/conselhos |
Bolsas Socioeconômicas | proap.ufabc.edu.br |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID |
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Cursos e projetos de extensão | |
Escola Preparatória | |
Serviço de informação ao cidadão |
www.ufabc.edu.br/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic |
Ouvidoria |
Redes Sociais