Portal > Comissão de Graduação > Moções > Moção de preocupação com a redução do número de monitores de graduação para o ano de 2017

Fundação Universidade Federal do ABC
Comissão de Graduação
Av. dos Estados, 5001 · Bairro Bangu · Santo André - SP
CEP 09210-580 · Fone: (11) 4996.7983

MOÇÃO DE PREOCUPAÇÃO

A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO (CG) da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições e considerando as deliberações ocorridas em sua I sessão ordinária de 2017, realizada no dia 16 de fevereiro de 2017, manifesta sua preocupação quanto à diminuição contínua do número de monitores de graduação, especialmente no ano de 2017.

A monitoria é uma atividade discente que tem como objetivo auxiliar o professor, monitorando grupos de estudantes em projeto acadêmico, visando à melhoria da qualidade do ensino de graduação. Além disso, intensifica e assegura a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas da Universidade, relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, assim como subsidia trabalhos acadêmicos, orientados por professores, por meio de ações multiplicadoras.

Infelizmente, o número de monitores de graduação da UFABC decresceu nos últimos anos. O total de monitores, considerando os cursos presenciais e semipresenciais, diminuiu de 108 bolsas anuais e 45 bolsas quadrimestrais (semipresenciais) em 2016 para 80 bolsas anuais e 8 no primeiro quadrimestre (semipresenciais) em 2017. Essa redução certamente trará prejuízos irreversíveis à qualidade de ensino de nossa Instituição e tem sido justificada em termos dos cortes orçamentários.

Diante do quadro, a Comissão de Graduação manifesta sua preocupação e solicita a dotação de recursos orçamentários complementares, a fim de garantir ao menos a manutenção do número de monitores do ano de 2016.

I sessão ordinária, 16 de fevereiro de 2017.

Paula Ayako Tiba

Versão para impressão