Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Cursos > Bacharelado em Planejamento Territorial
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Planejamento Territorial

O Bacharelado em Planejamento Territorial, vinculado ao Bacharelado em Ciências e Humanidades, combina abordagens, conceitos e métodos do planejamento e do desenvolvimento territorial.  O curso integra conhecimentos e instrumentos de diversas áreas disciplinares, tanto das ciências humanas e sociais (economia, administração, demografia, planejamento urbano e regional, ciência política, sociologia, geografia e história), quanto das ciências exatas e naturais (estatística, cartografia, geoprocessamento e ecologia). O curso torna-se inovador ao abordar desafios contemporâneos que se manifestam em dinâmicas territoriais como a metropolização, a revalorização de regiões interioranas ou a vulnerabilidade socioambiental. O aluno desenvolverá habilidades e competências para interpretar demandas e conflitos em diferentes escalas territoriais contribuindo na elaboração e implementação de projetos, programas e políticas de desenvolvimento em dimensões local, metropolitana, regional e nacional.

 

Coordenadora: Profa. Dra. LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS - PORTARIA DE PESSOAL Nº 1378 / 2023

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. LUCIANA NICOLAU FERRARA - Portaria da Sugepe nº 1264/2023

 

Carga horária: 2784 horas

 

Projetos Pedagógicos:

Projeto Pedagógico 2022 - aprovado pelo Ato Decisório ConsEPE n° 237

Ato Decisório Nº 025/2022 - decide:

Art. 1º Aprovar, conforme anexo 1, o documento complementar à parte I do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Planejamento Territorial, em que está contido o rol de disciplinas de opção limitada da referida matriz de PPC.

Art. 2º Aprovar, conforme anexo 2, o documento complementar à parte II do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Planejamento Territorial, em que estão contidas as regras e a tabela de transição entre matrizes curriculares (TTMC).

 

Projeto Pedagógico 2017 - aprovado pela Resolução ConsEPE nº 214


Créditos - Tabelas de Transição 2010-2017


Projeto Pedagógico 2012/2013
 - aprovado pela Resolução ConsEPE nº 143

 

Estudo Dirigido: Regras de aplicação

 

Página do Cursohttps://graduacao.ufabc.edu.br/bpt

 

Registrado em: Cursos de Formação Específica
Fim do conteúdo da página