Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Minicursos
Início do conteúdo da página

Inscrições para minicursos

Dia 10/10 – 9h-12h

 

1) FILOSOFIA E PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO: Enrique Dussel e Paulo Freire
Prof. Hugo Allan Matos (UMESP) e Bruno Reikdal Lima (UFABC)

No curso serão apresentados aspectos do diálogo que existe entre Paulo Freire e Enrique Dussel com vista à efetivação de educação popular e libertadora. Serão problematizados os momentos que Dussel vê em Paulo Freire os fundamentos de uma educação que proporciona a Práxis da Libertação, bem como as condições que impossibilitam o acesso à educação para parte significante da população brasileira que é negada sistematicamente pelo sistema educacional.

Local: Laboratório de práticas de ensino de Filosofia - A1 L103.
UFABC/Campus São Bernardo do Campo
30 vagas

 

2) A LEITURA E ESCRITA DOS SURDOS
Profª Claudia Regina Vieira (UFABC)

Objetivo: Situar os participantes em relação as possibilidades dos alunos Surdos no que diz respeito à leitura e escrita da Língua Portuguesa. Reafirmar que a Língua Portuguesa para os estudantes surdos é 2ª língua e que isto exige uma metodologia de ensino e avaliação diferenciada.
Ementa: Apresentar e trabalhar questões educacionais relativas à Educação de Pessoas Surdas e refletir sobre: leitura e escrita como base para inclusão do surdo no mundo letrado, serão focalizados os distúrbios de leitura e escrita atribuídos equivocadamente aos surdos como inerentes a questão da surdez e algumas estratégias para promoção do aprendizado da escrita e desenvolvimento da leitura dos alunos surdos.

HAVERÁ INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS
Local: a definir
UFABC/Campus Santo André
20 vagas

 

 

Dia 11/10 – 9h-12h

 

1) FILOSOFIA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E HISTÓRIA DA AFRICA
Professores do NEAB - Núcleo de estudos africanos e afro-brasileiros (coordenação Profª Suze Piza)

A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Por meio da apresentação, problematização e discussão de teorias da Filosofia africana e História da África serão apresentadas às professoras e professores possibilidades de trabalho em sala de aula, sugestão de projetos para desenvolvimento na educação básica e materiais de aprofundamento para o/a professor/professora.

Local: Laboratório de práticas de ensino de Filosofia - A1 L103.
UFABC/Campus São Bernardo do Campo
30 vagas

 

2) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Nicole Francisca Henriques dos Santos (IEDEP Educacional; UFABC)
Etienne Lautenschlager (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; UFABC)

A educação é uma arte em permanente construção na qual o professor é seu principal protagonista, a formação docente se mantem como fonte de estudos e reflexões, sendo que a interdisciplinaridade apresenta-se como uns dos focos principais de discussão, sob essa perspectiva a proposta desse minicurso é favorecer uma interlocução entre neurociência e a educação matemática procurando proporcionar e motivar a prática de intervenções educacionais empiricamente fundamentadas. Para isso, apresentaremos e discutiremos aspectos relacionados à dificuldade de aprendizagem em Matemática, sob o enfoque das neurociências. Abordaremos, também, como as redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, a forma como as memórias se consolidam e como temos acesso a essas informações armazenadas. Esperamos que o minicurso sirva como palco de discussões a respeito das potencialidades de contribuição entre neurocientistas e educadores, possibilitando explorar aplicações práticas com o intuito de aprimorar, ampliar e diversificar o conhecimento matemático para o ensino, favorecendo o desenvolvimento de intervenções educacionais empiricamente fundamentadas.
Palavras-chave: ensino de matemática; neurociência; formação do professor

Local: a definir
UFABC/Campus Santo André
30 vagas

 

3) QUEM É MEU ALUNO SURDO?
Profª Claudia Regina Vieira (UFABC)

Objetivo: Refletir com os participantes as diversas identidades e as diferenças existentes entre Surdos e Deficientes Auditivos (visão clínica, visão sócio antropológica)
Ementa: Apresentar as duas vertentes de entendimento das pessoas com surdez e trabalhar algumas estratégias de comunicação básica com alunos Surdos.
HAVERÁ INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

Local: a definir
UFABC/Campus Santo André
20 vagas

 

LINK PARA INSCRIÇÕES

Registrado em: 3 semana das licenciaturas
Fim do conteúdo da página