Portal > Aluno > Auxílio Eventos > Arquivo de Notícias > Alunos alcançam primeiro lugar em competição de foguetes na Barreira do Inferno

Alunos alcançam primeiro lugar em competição de foguetes na Barreira do Inferno

UFABC Rocket Design A equipe UFABC Rocket Design classificou-se em primeiro lugar geral da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF), realizada de 12 a 15 de dezembro passado no Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI) em Parnamirim – RN. Houve empate na classificação final e a conquista foi divida com o grupo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A vitória da Rocket ocorreu pelo desempenho alcançado com a primeira posição na categoria Ensino Médio e o segundo lugar na categoria Projeto Computacional. Integraram a equipe que foi ao Rio Grande do Norte os alunos Alexandre Costa Goulart, Cauê Napier Pereira e Silva, Fellipe Martins Brancaccio da Silva, Gabriel Bravim Furlan, Gabriel Lopes Yamato, Heitor Rodrigues Savegnago, Higo Hideki da Silva Fukuda, Jazon Jean Marcel da Silva Davini, Luan Henrique Glasser, Paloma Silva de Araujo, Rebecca Sampaio Travaglia Mendes Leite e Vinicius Fernandes.

Na categoria Ensino Médio, a UFABC Rocket Design auxiliou os estudantes Isabella Peres de Oliveira, Isabelly Marques Nobre de Resende, Paulo de Souza Silva e o professor Luiz Fernando Leonardi da Escola Estadual João Paulo Segundo em Mauá a produzir foguetes de garrafas plásticas. Os avaliadores levaram em conta a criatividade, alcance do protótipo e conhecimentos adquiridos no processo de tutoria. Em Projeto Computacional, a equipe apresentou o planejamento, projeto e simulação computacional de um foguete, cuja análise considerou critérios como design do motor, eletrônica embarcada, aerodinâmica do foguete e carga útil a ser liberada.

A participação da UFABC Rocket Design na COBRUF contou com apoio da coordenadora da equipe, professora Marina Sparvoli de Medeiros, dos professores Marcelo Augusto Christoffolete, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha, Antonio Cândido Faleiros, Thais Maia Araujo e dos técnico-administrativos Wiliam Dalcin, Mauricio Araújo Romano, Jarriv Reginaldo, Wilson Souza da Silva e Rosana Aparecida Pereira. Outros integrantes da UFABC Rocket Design que deram suporte ao projeto e não foram ao Nordeste foram Caio Henrique Rondon, Lucas Telpis Ferrante, Tiago Monteiro Padovan, Ayrton da Silva Cardoso, Jonas Gonçalves Poiato, Lucas de Oliveira Morais, Humberto Araujo de Campos, Kalil Cuba Bourached, Kayke Bordin de Oliveira, Gustavo Cirelli Santos, Beatriz de Aveiro Morata, Alexandre Olivieri, Rodrigo China, Arthur Ferreira Gomes, Flávia Gonçalves Lobo, Victor Mota, Victor Faria do Nascimento, Gustavo Iha, Caroline Satye Muranaka, Matheus Boccaletti de Paula. Na viagem ao CLBI, os alunos da UFABC usaram recursos financeiros oriundos do auxílio à participação em eventos estudantis da Pró-Reitoria de Graduação.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
15/2/2016