Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal > Aluno > Auxílio Eventos > Arquivo de Notícias > UFABC recebe três prêmios nas Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM
Início do conteúdo da página

UFABC recebe três prêmios nas Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

05 de novembro de 2019 - Assessoria de Relações Internacionais e Assessoria de Comunicação e Imprensa / UFABC

Estudantes da UFABC recebem três premiações na XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores, realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 23 e 25 de outubro. O evento é organizado pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e, em 2019, teve como tema central “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”. A edição contou com a presença de 34 universidades, cerca de 600 trabalhos inscritos e mais de 1.000 avaliações nas modalidades apresentação oral e pôster.

A AUGM, fundada em agosto de 1991, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compartilham suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviços.

As Jornadas promovidas pela AUGM fomentam, desde cedo, o relacionamento entre os jovens pesquisadores dos países da região, por meio do desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, bem como de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina.

A UFABC foi convidada a participar do evento, para o qual se inscreveram vinte e quatro de seus estudantes de graduação e pós-graduação. Dentre eles, três receberam premiação de melhor trabalho acadêmico: Luana Dandara Barreto Torres, na categoria Ciência, Tecnologia e Inovação; Wesley Lima de Araújo, em Educação para a Integração; e Adriano Gomes de Freitas, em Engenharia Mecânica e de Produção.

Para o próximo ano, a edição XXVIII das Jornadas de Jovens Pesquisadores será sediada pela Universidad de Santiago de Chile (USACH).

Segue o detalhamento dos trabalhos premiados:

Adriano Gomes de Freitas

Área: Engenharia Mecânica e de Produção

Trabalho: Otimização de um protótipo de injetor pressurizado para um sistema industrial de transporte pneumático

Modalidade: Apresentação Oral

Luana Dandara Barreto Torres

Área: Ciência, Tecnologia e Inovação

Trabalho: Avaliação da dinâmica de acumulação, ressuspensão e degradabilidade de atrazina em sedimento de reservatórios naturais replicados em escala piloto

Modalidade: Apresentação Oral

Wesley Lima de Araújo

Área: Educação para a Integração

Trabalho: Um olhar para a matemática no curso técnico de automação integrado ao ensino médio

Modalidade: Pôster

Assessoria de Relações Internacionais e Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

Registrado em: Auxílio Eventos - Notícias
Fim do conteúdo da página