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Portal > Aluno > Arquivo de Notícias > Solicitação de matrículas extemporâneas em disciplinas do Bacharelado em Ciências e Humanidades
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Dúvidas frequentes sobre a matrícula 2022.2

Sumário:

 

 

 

 

1. O quadrimestre 2022.2 ainda será considerado um Quadrimestre Suplementar?

Sim. Por isso, todas as normas previstas na Resolução ConsEPE nº 240 estão mantidas. Ressalta-se que, para as disciplinas presenciais, de acordo com a Resolução ConsEPE nº 245, pode haver avaliações presenciais.

 

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2. Como será o formato de oferta de disciplinas em 2022.2?

Haverá oferta de disciplinas em formato presencial e em formato remoto, conforme indicado na planilha de turmas ofertadas disponível em prograd.ufabc.edu.br/matriculas. A grande maioria das turmas está planejada para ser presencial, permanecendo no formato remoto apenas aquelas justificadas pelas condições sanitárias. Não deixe de consultar a planilha de turmas ofertadas para planejar sua matrícula!

 

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3. Pode haver mudanças no formato de oferta?

As disciplinas/turmas ofertadas no formato remoto não sofrerão alteração. Já quanto às disciplinas/turmas presenciais, se a atual tendência de melhora das condições sanitárias se reverter, é possível que haja redução na proporção de atividades didáticas presenciais, ou mesmo que tais turmas sejam convertidas integralmente para o modo remoto. A confirmação definitiva do formato de oferta dessas turmas dependerá da decisão do ConsUni acerca da mudança de fase, de acordo com o Plano Gradual de Retomada das Atividades Presenciais, e será divulgada no site da Prograd no início de maio.

 

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4. Haverá garantia de matrículas em disciplinas para discentes que ingressaram em 2020 e 2021?

Não. A partir do 3º quadrimestre de 2021 os coeficientes de rendimento (CR), de progressão (CP) e acadêmico (CA) voltaram a ser atualizados para todo o corpo discente, inclusive ingressantes em 2020 e 2021. No Portal do Aluno da Graduação está disponível a ficha individual com os coeficientes integrais e os coeficientes para concorrência em processos seletivos internos, incluindo a matrícula em disciplinas (conforme Resolução ConSEPE nº240).

 

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5. Quais são os critérios de alocação de vagas para as matrículas 2022.2

De acordo com as Resoluções ConsEPE nº 240 e nº 245, a alocação dos discentes nas vagas ofertadas segue os critérios estabelecidos abaixo:

a) Curso de ingresso, turno, seguido de maior CP - considerado o coeficiente para concorrência em processos seletivos internos (ver pergunta 4).

b) Os alunos que possuem matrícula/reserva de vagas em cursos de formação específica terão prioridade nas disciplinas obrigatórias ou de opção limitada dos respectivos cursos.

c) Para todas as disciplinas, há garantia de matrícula para discentes PcD e para discentes acompanhados pela DEAT. Para as disciplinas presenciais, discentes beneficiárias(os) de auxílio-creche também têm garantia de vaga.

 

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6. Em quantas disciplinas posso solicitar matrícula?

Não há limite no número de disciplinas, e sim de créditos. O limite máximo de créditos é dado pela fórmula C= 10+ (3*CR) + (6*CP), sendo CR o coeficiente de rendimento e CP o coeficiente de progressão, considerados, nos dois casos, os coeficientes para concorrência em processos seletivos internos (ver pergunta 4).

 

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7. Como vai funcionar o ajuste de matrícula de 2022.2?

O ajuste de matrícula ocorrerá das 12h do dia 19/05/2022 até às 23h59 do dia 20/05/2022 e o acesso às vagas em disciplinas será efetivado por ordem de inscrição.

Consulte a relação de disciplinas, inclusive a informação sobre seu formato definitivo de oferta (ver pergunta 3), e se programe para o ajuste de matrículas!

 

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8. Como vai funcionar o reajuste de matrícula?

O reajuste de matrícula ocorrerá das 12h do dia 15/06/2022 até às 12h do dia 20/06/2022.

Nessa fase são disponibilizadas vagas oriundas de cancelamentos de matrícula em disciplinas, realizados na primeira semana de aulas, de modo que não é possível cancelar disciplinas no reajuste.

Além disso, somente será possível se matricular em disciplinas ofertadas no horário de outras que foram anteriormente canceladas no primeiro período de cancelamento de disciplinas (07/06 a 12/06/2022).

 

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9. Quais são as disciplinas obrigatórias sugeridas pela coordenação dos cursos interdisciplinares?

Ver documento Disciplinas obrigatórias - cursos interdisciplinares.

 

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10. Sou ingressante 2020 dos BIs, como devo me orientar na escolha das disciplinas de opção limitada?

A escolha deve ser feita a partir dos interesses pessoais, intelectuais e profissionais de cada discente. Ingressantes do BC&T e BC&H que tenham interesse em um ou mais cursos de formação específica podem consultar a matriz curricular sugerida para cada curso em seus respectivos projetos pedagógicos.

 

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11. Sou ingressante 2020 das LIs, como me orientar na escolha das disciplinas de opção limitada?

Ingressantes da LCNE e da LCH, consultar a indicação das disciplinas de opção limitadas das licenciaturas específicas.

 

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12. Não consigo cursar todas as disciplinas sugeridas. Como organizar minha matrícula?

A matrícula deve ser planejada de acordo com as possibilidades e necessidades de cada discente. Há algumas sugestões para auxiliar neste processo:

• Priorizar as disciplinas obrigatórias do seu curso de ingresso. É preciso tomar cuidado ao avançar em disciplinas de curso de formação específica deixando alguns conhecimentos básicos e obrigatórios para depois;

• Priorizar as disciplinas obrigatórias que são recomendação para outras disciplinas. Por exemplo, caso não tenha cursado nem esteja cursando FUV, é recomendável não solicitar a matrícula em FVV ou FeMec;

• Para estimar quantas horas de dedicação semanal cada disciplina demandará, Considere o T-P-I, isto é, os números que aparecem entre parênteses ao lado do nome das disciplinas e que indicam o número semanais de horas de aula teórica (T), prática (P) e de estudo individual (I).

Para uma adequada orientação pedagógica individualizada:

 

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13. Estou prestes a concluir meu curso e a disciplina de que preciso não está sendo ofertada. Como proceder?

De acordo com a Resolução ConsEPE Nº 240, é permitido aos discentes com CPk > 0,91 (considerado o CP integral, isto é, que inclui a contabilização dos QS) solicitar a ferramenta de Estudo Dirigido à sua respectiva Coordenação de Curso, com o limite de disciplinas a serem requeridas fixado em 3 (três) disciplinas, desde que a disciplina não esteja sendo ofertada no Quadrimestre Suplementar.

Consulte também, quando houver, regras próprias para oferta de estudo dirigido do curso responsável pela oferta da disciplina para a qual pretende requisitar estudo dirigido.

 

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14. Como será o cancelamento de matrículas em disciplinas?

Na primeira fase de cancelamento, isto é, antes do reajuste de matrículas, você pode cancelar qualquer quantidade de disciplinas. Após este período e até a sexta semana de aulas você poderá cancelar até duas disciplinas, informando os motivos que levaram ao cancelamento neste período.

Caso seja necessária orientação pedagógica individualizada:

 

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15. Não posso frequentar presencialmente as aulas em 2022.2, como posso proceder?

Para 2022.2 haverá oferta de disciplinas também em formato remoto. Assim, pode-se efetuar a matrícula apenas em disciplinas ofertadas deste modo. Lembramos também que a Resolução ConsEPE nº 240 estabelece que a participação nos Quadrimestres Suplementares é facultativa aos discentes.

Caso seja necessária orientação pedagógica individualizada:

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