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Avisos aos usuários dos Laboratórios Acadêmicos de Informática

A Divisão de Laboratórios Acadêmicos de Informática informa que nos últimos quadrimestres estão sendo implementadas algumas mudanças e efetuados testes nos softwares instalados nos laboratórios de informática, com o objetivo de melhorar a segurança, a manutenção e a utilização dos softwares instalados.

Seguem esclarecimentos:

Migração para novo domínio

Em setembro de 2023 será implementado um novo servidor de domínio na rede da UFABC. Devido a esta alteração, será necessário a atualização de senha do usuário para que seja possível fazer logon no Windows no novo domínio.

A alteração de senha deve ser efetuada em https://acesso.ufabc.edu.br

Após login, clicar em Editar Perfil e em seguida na guia Senha, e siga as instruções para criar uma senha segura.

Após a alteração, pode demorar alguns minutos até a nova senha ser replicada para todos os serviços. Durante esse tempo é possível que seja exibida a mensagem Usuário Desativado. Neste caso, aguarde alguns minutos ou tente reiniciar o computador.

Caso seja exibida a mensagem Senha incorreta e esta permanecer após alguns minutos, tente alterar a senha novamente seguindo as orientações de segurança.

Devido a migração para o novo domínio e a necessidade de alteração de senha para todos os usuários, exclusivamente no quadrimestre 2023.Q3 será habilitado o usuário UFABC do Windows nos computadores dos laboratórios de informática, com o objetivo apenas de servir como alternativa para o caso do usuário ter dificuldades em efetuar login no novo servidor de domínio.

Para acessar usando o usuário UFABC, na tela de logon do Windows selecionar a opção Outro Usuário e entre com os dados a seguir:

Usuário: .\ufabc
Senha: ufabc

Utilize este usuário somente enquanto houver dificuldades em acessar com o usuário de domínio.

Enquanto usar este usuário, é recomendado sempre utilizar janela anônima (Google Chrome) ou janela privativa (Firefox) caso haja a necessidade de efetuar login em algum site.

A previsão é que em Outubro de 2023 o usuário UFABC volte a ser desativado.

Windows

Atualização: A partir de 2024 será instalado o Windows 11 nas máquinas que possuem suporte a este sistema, nos laboratórios acadêmicos de informática.

A partir de 2023 será atualizado o sistema operacional Windows para a versão 10 nos laboratórios acadêmicos de informática que ainda utilizavam a versão 7.

Somente serão instalados softwares compatíveis com Windows 10.

Ubuntu - Autenticação com LDAP

Esta opção será removida a partir do quadrimestre 2023.Q3 para correção de falhas na implementação, atualmente sem previsão de retorno.

Devido a Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC), em diversos laboratórios de informática estão sendo testados uma versão do Ubuntu com autenticação via LDAP. Semelhante aos domínios do Windows, é necessário ter uma conta institucional (@ufabc ou @aluno.ufabc) para efetuar login no Ubuntu.

Para acessá-lo, há uma entrada de menu durante a inicialização do computador: Ubuntu (Login de rede - LDAP). A grande maioria das máquinas DELL9010 nos laboratórios gerenciados pela CLDI em Santo André possuem esta opção.

A principal diferença nesta versão é que nenhuma conta que efetuar login na máquina terá permissões de super usuário (root), o comando sudo não está disponível. Nenhum usuário terá acesso aos arquivos de outros usuários, e não será possível fazer instalações de software no sistema por conta própria, embora ainda possam instalar e utilizar softwares que não necessitem de permissões de root, rodando apenas no perfil do usuário.

Todos os softwares solicitados em transições de quadrimestre estão sendo instalados nesta versão do Ubuntu nos laboratórios que possuem esta versão do sistema.

Estamos atentos aos possíveis problemas que possam ocorrer na utilização do sistema, e caso o usuário encontre algum problema de permissão ou erro de software, solicitamos que abra um chamado de manutenção em https://servicos.ufabc.edu.br.

Atalhos: embora tenhamos deixado atalhos na área de trabalho para facilitar o acesso aos programas, por segurança o próprio Ubuntu bloqueia a execução dos atalhos ao efetuar o primeiro login, exibindo um "X" sobre o atalho. Para executá-los, deve-se clicar com o direito do mouse e selecionar a opção "Permitir Iniciar". Esta operação só é necessária uma vez após o primeiro login em uma máquina, e somente nos atalhos que deseja utilizar.

Anaconda e Python

Todo quadrimestre recebemos diversas solicitações para instalação do python e bibliotecas de desenvolvimento. A fim de evitar conflitos e problemas relacionados a diferentes versões do python instaladas no sistema, estamos concentrando solicitações relacionadas ao Python na plataforma Anaconda:

https://www.anaconda.com/

Com esta plataforma é possível gerenciar diferentes versões do python e bibliotecas sem conflitos entre elas. Isto é possível através da criação de "environments" (envs):

https://conda.io/projects/conda/en/latest/user-guide/tasks/manage-environments.html

Algumas solicitações são de bibliotecas antigas e não funcionam com versões mais recentes do python (ou possuem algum tipo de conflito com as bibliotecas padrão), neste caso estão sendo instalados em envs próprios. É possível conferir todos os envs instalados pelo Anaconda Navigator e pelo comando "conda env list".

Importante ressaltar que os envs criados pela CLDI durante a transição de quadrimestres são globais, disponíveis a todos os usuários, porém somente leitura. É possível que os usuários criem envs personalizados, sendo que estes ficam disponíveis somente para o próprio usuário.

Respondendo a uma dúvida muito comum: Consigo instalar pacotes de bibliotecas python durante a aula?

Sim, é possível instalar pacotes desde que seja criado um env próprio. Eles serão criados no seguinte caminho:
Windows: %USERPROFILE%/.conda/envs/
Ubuntu: $HOME/.conda/envs/

Não é possível instalar pacotes no env padrão (base) e em outros envs globais.

Abaixo segue um exemplo de como trabalhar com envs:

# listar envs existentes
conda env list

# criação de um env
conda create --name teste_env

# tornar um env ativo
conda activate teste_env

# instalar pacotes
(teste_env): conda install -c conda-forge pygame

# sair do env atual
(teste_env): conda deactivate

# remover um env
conda env remove --name teste_env


Atenção: Para utilizar o comando "conda" no Windows, deve-se utilizar o "Anaconda Prompt CLI", no Ubuntu está disponível via terminal.

Outras dúvidas e informações

Para outras dúvidas a respeito dos laboratórios didáticos de informática acesse:

https://prograd.ufabc.edu.br/laboratorios-didaticos/orientacoes-labs-informatica

ou acesse a Carta de Serviços da CLD contendo as informações completas dos serviços prestados pelas Coordenadorias dos Laboratórios de Didáticos (Informática / Secos / Úmidos)

Registrado em: Informática
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