Portal > PEAT > Atividades e Oficinas do PEAT > Vida Acadêmica I: PDPD, Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras

Vida Acadêmica I: PDPD, Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras

Atenção! Leitura prévia:

• SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo I – Universidade Ciência e Formação Acadêmica, p. 21-36.
  • Edital PDPD disponível na página da PROPES
*Retomada da oficina anterior Discutir com os estudantes o que deu certo e o que não deu no planejamento do tempo e estudos elaborado por eles. (DEAT)
Objetivos da Oficina atual Que os estudantes adquiram noções acerca do papel da pesquisa na Universidade, como a participação em um projeto de pesquisa poderia auxiliar em sua formação, como se inscrever no PDPD e desenvolver um projeto de pesquisa.
Sugestão de tópicos a serem abordados
  1. Pesquisa e produção do conhecimento;
  2. Pesquisa e Ensino de Graduação (qual papel a pesquisa pode ter para a formação do estudante)
  3. As oportunidades de pesquisa na UFABC (PDPD, PIC,...)
  4. Outras oportunidades de desenvolvimento acadêmico (CsF, PIBID)
  5. A pesquisa cabe no meu calendário (retomar calendário desenvolvido pelos estudantes na última oficina)? Como planejar a pesquisa na minha matriz curricular?
  6. Como definir tema/área?
  7. Como encontrar um orientador e elaborar projeto de pesquisa?
  8. Recursos – Como a biblioteca pode ser sua amiga nessa hora (provavelmente melhor que o google)
  9. ...
Prévia da próxima oficina Leitura do Projeto Pedagógico do BI e trazer um planejamento prévio da matrícula para 2015.3
Possíveis materiais de apoio

1 – SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.

2 – BOOTH, COLOMB, WILLIAMS; A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Registrado em: Atividades e Oficinas do PEAT