Dúvidas frequentes sobre a matrícula 2021.3 dos ingressantes de 2020
Sumário
- Ingressantes de 2020 terão suas matrículas garantidas no quadrimestre 2021.3?
- Quais são as disciplinas previstas para os ingressantes de 2020 de cada curso?
- Ingressantes de 2020 poderão cancelar matrícula nessas disciplinas em que foram automaticamente matriculados em 2021.3?
- Por que garantir matrícula automática para os ingressantes de 2020 no quadrimestre 2021.3?
- Se eu cancelar a matrícula numa dada disciplina obrigatória em que estava automaticamente matriculado(a), poderei trocar de turma já na primeira etapa da matrícula?
- Posso, na primeira fase de matrícula, tentar pegar disciplinas de opção limitada ou livre do meu curso de ingresso?
- Qual a diferença entre as categorias de disciplinas - obrigatória, opção limitada e livre?
- Não estou conseguindo acompanhar as aulas, cancelei disciplinas e/ou tranquei o quadrimestre. Devo manter a matrícula em todas as disciplinas indicadas?
- Como vai funcionar o ajuste de matrícula de 2021.3 para os ingressantes de 2020?
- Está prevista a fase de reajuste de matrícula?
Dúvidas frequentes sobre a matrícula 2021.3 dos ingressantes de 2020
1) Ingressantes de 2020 terão suas matrículas garantidas no quadrimestre 2021.3?
Sim, nas disciplinas obrigatórias ofertadas pelos seus cursos de ingresso, condizentes com a sugestão de matriz curricular presente no respectivo projeto pedagógico. Vale ressaltar que podem existir pequenas modificações nessa oferta de disciplinas, seguindo a lógica da sugestão de matriz curricular, pois algumas disciplinas obrigatórias dos dois quadrimestres iniciais não foram ofertadas.
2) Quais são as disciplinas previstas para os ingressantes de 2020 de cada curso?
Bacharelado em Ciência & Tecnologia - BCT
|
Bacharelado em Ciências & Humanidades - BCH
|
Licenciatura em Ciências Humanas - LCH
|
Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas - LCNE
|
3) Ingressantes de 2020 poderão cancelar matrícula nessas disciplinas em que foram automaticamente matriculados em 2021.3?
Sim, e já na primeira fase de matrículas, que acontecerá entre 28 e 30 de junho de 2021.
Nesse caso, antes de tomar a decisão, recomenda-se que o discente procure orientação pedagógica na Divisão de Ensino e Aprendizado Tutorial - DEAT (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou com seu orientador(a) do Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial - PEAT.
4) Por que garantir matrícula automática para os ingressantes de 2020 no quadrimestre 2021.3?
Em virtude das regras que normatizam o funcionamento dos quadrimestres suplementares, os coeficientes considerados na alocação de vagas das disciplinas são os de 2019.3. Ou seja, isso implica que, para efeitos de concorrência por vagas nas disciplinas, os coeficientes dos ingressantes de 2020 estão ainda zerados.
5) Se eu cancelar a matrícula numa dada disciplina obrigatória em que estava automaticamente matriculado(a), poderei trocar de turma já na primeira etapa da matrícula?
Poderá, mas sem deferimento de matrícula garantido. O deferimento estará sujeito à disponibilidade de vagas na referida turma e ao perfil dos discentes que manifestarem interesse pelas vagas disponíveis.
Os critérios são: reserva de vaga em curso específico (quando couber), curso de ingresso, turno e coeficiente de progressão (CP).
PcDs possuem matrícula garantida, assim como aqueles em risco de desligamento em acompanhamento pela Divisão de Ensino e Aprendizado Tutorial (DEAT).
Importante lembrar que, para fins de concorrência por vagas em disciplinas, os coeficientes (CA e CP) dos ingressantes de 2020 estão zerados.
6) Posso, na primeira fase de matrícula, tentar pegar disciplinas de opção limitada ou livre do meu curso de ingresso?
Sim, mas nesse caso você não tem deferimento de matrícula garantido. Concorrerá com os demais discentes que requisitarem vaga com base nos seguintes critérios: reserva de vaga em curso específico (quando couber), curso de ingresso, turno e coeficiente de progressão (CP).
PcDs possuem matrícula garantida, assim como aqueles em risco de desligamento em acompanhamento pela Divisão de Ensino e Aprendizado Tutorial (DEAT).
7) Qual a diferença entre as categorias de disciplinas - obrigatória, opção limitada e livre?
Os projetos pedagógicos dos cursos classificam diretamente duas categorias de disciplinas: disciplinas obrigatórias (ou seja, aquelas que os discentes necessariamente têm que cursar para integralizar o curso) e disciplinas de opção limitada (ou seja, disciplinas que, segundo o projeto pedagógico do curso, complementam a formação no curso interdisciplinar ou específico).
Os projetos pedagógicos indicam a quantidade mínima de créditos para disciplinas de opção limitada, tendo o discente a possibilidade de escolher quais delas cursará para cumprir o critério. Todas as disciplinas que não são classificadas como obrigatórias ou de opção limitada da perspectiva de um projeto pedagógico contam como livres para a integralização do curso. Também nesse caso, os projetos pedagógicos indicam quantos créditos podem ser cumpridos nessa categoria.
8) Não estou conseguindo acompanhar as aulas, cancelei disciplinas e/ou tranquei o quadrimestre. Devo manter a matrícula em todas as disciplinas indicadas?
Para uma adequada orientação pedagógica individualizada, sugerimos que entre em contato com a Divisão de Ensino e Aprendizado Tutorial - DEAT (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
9) Como vai funcionar o ajuste de matrícula de 2021.3 para os ingressantes de 2020?
O ajuste de matrícula estará sujeito às mesmas regras dos demais discentes. O acesso a vagas em disciplinas dar-se-á por ordem de inscrição.
10) Está prevista a fase de reajuste de matrícula?
Sim, de 22 a 23 de setembro (com início e fim às 12h), vide Calendário do processo de matrículas em disciplinas.
O reajuste de matrícula estará sujeito às mesmas regras dos demais discentes. O acesso a vagas em disciplinas dar-se-á por ordem de inscrição.
Portaria Nº 1539/2021 - normatiza as matrículas do segundo quadrimestre de 2021 dos alunos ingressantes de 2020
Redes Sociais