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Avaliação de disciplinas de graduação

Desde 2011, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza quadrimestralmente a Avaliação de Disciplinas de Graduação. Para implementar as avaliações de estudantes e docentes, foram elaborados questionários de avaliação, com a finalidade de coletar dados sobre o andamento das disciplinas ofertadas no período e encaminhá-los às coordenações de curso e direções de centro, para análise e providências.

Até 2016, cada Centro utilizava sua forma própria de análise, partindo dos dados enviados pela Prograd. Em 2017, a partir da Resolução CG nº 19, cujo intuito era o de promover melhorias no ensino na graduação, a Prograd propôs normas para a utilização dos dados das avaliações.

De acordo com a Resolução, os questionários aplicados deveriam abranger no mínimo três esferas: 1) da atuação acadêmica e funcional do docente; 2) da infraestrutura e projeto pedagógico do curso; e 3) da atuação discente.

Ademais, a Resolução também definiu diretrizes para encaminhamento e estabelecimento de estratégias de aperfeiçoamento do ensino, currículo e infraestrutura dos cursos de graduação da UFABC, determinando, em seu art. 3º, que:

As coordenações de curso, em conjunto com seus respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), deverão elaborar anualmente um relatório diagnóstico e um plano estratégico para aperfeiçoamento do currículo, atuação pedagógica docente e da infraestrutura do curso, a ser encaminhado às direções de centro ou diretamente à Prograd, no caso dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs).

Em 2018, primeiro ano da aplicação da Resolução, os cursos e as direções de centro fizeram seus relatórios de avaliação em formato livre. Em 2019, como resultado do “Grupo de Trabalho para analisar e aprimorar o processo de avaliação institucional de disciplinas de graduação da UFABC”, o Formulário de Avaliação de Disciplinas foi elaborado e utilizado para o ano-base 2018. Naquele momento, foi estabelecido um formulário padrão para o Relatório de Avaliação de Disciplinas, com itens pré-estabelecidos, mas sem padronização de metodologia de análise.

Em virtude de um processo de auditoria interna, ocorrido em 2019, a Auditoria Interna da UFABC (AUDIN) orientou que o formato e os procedimentos do processo de avaliação de disciplinas deveriam sofrer alteração. A Prograd efetuou as modificações decorrentes das requisições constantes no relatório final da AUDIN que, em 2020, foram incorporadas ao Formulário de Avaliação de Disciplinas e o documento foi utilizado para o ano-base 2019, com execução em 2020/2021. Além disso, para incorporar outra orientação da AUDIN ao Relatório – a metodologia 5W2H, cujo objetivo é o de acompanhar os encaminhamentos oriundos da avaliação de disciplinas, foi elaborada a Planilha Modelo, que passou a compor o Relatório do ano-base 2019. O Relatório, dessa forma, passou a ser constituído do Formulário de Avaliação de Disciplinas e da Planilha Modelo.

No que se refere à planilha modelo 5W2H, é uma ferramenta administrativa que tem como finalidade registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, assim como ‘quem’, ‘quando’, ‘onde’, ‘por que’, ‘como’ e ‘quanto irá custar’. São esses termos que designam a sigla adotada, que contém todas as iniciais dos processos em inglês, sendo: 1) 5W explicado por: 1 – What (o que); 2 – Who (quem); 3 – When (quando); 4 – Where (onde); 5 – Why (por que); 2) 2H explicado por: 1 – How (como); 2 – How Much (quanto).

Os documentos citados (Formulário de Avaliação de Disciplinas, Planilha Modelo, Relatórios) encontram-se acessíveis no menu principal da página, em Orientações.

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